Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Compreensão


Os 12 Apóstolos de Jesus, foram preparados pelo próprio Cristo, no plano espiritual antes de virem a Terra. Todos possuíam muita sabedoria, muito raciocínio e a grande maioria, muita simplicidade.
Bezerra de Menezes nos diz que, todos carregavam em seus espíritos, defeitos que deveriam ser eliminados e que deveriam aprender a caminhar sob os passos da consciência do Cristo.
Em Betsaída, pequena cidade da Galiléia, Jesus, ficou por várias semanas, junto de seus apóstolos. Todas as noites eles se reuniam no antigo casarão dos pescadores, assim era conhecido, pois durante o dia os pescadores usavam para descansar e trocar experiências. À noite durante as reuniões havia uma verdadeira chuva de luzes...
Foram nessas reuniões que o Evangelho criou raízes nos corações dos Apóstolos.
Foram nessas reuniões que Jesus aperfeiçoou a todos eles.
E foi nessas reuniões que todos conseguiram eliminar de seus espíritos o ódio..., o ciúme..., a inveja..., aprenderam a perdoar..., disciplinaram a língua..., deixaram de julgar... e aprenderam a andar sob os passos da consciência do Cristo.
Felipe um dos Apóstolos, era um homem de muito raciocínio, tinha uma sede muito grande por conhecer as verdades da vida material e da vida espiritual. Sua mente não parava de buscar respostas a todas suas dúvidas. Mas era muito cauteloso, quando encontrava uma doutrina que lhe atraía, não aceitava de pronto; analisava..., colocava sob o crivo da razão e muita vez apresentava a alguém de sua confiança, a fim de conhecer o seu parecer.
Felipe tinha também, uma grande dificuldade; expor seu ponto de vista ao outro. Tudo isso o incomodava bastante.
Um dia passeando nos arredores de Betsaída ele se pôs a pensar: - "Será que minha mente é como o estômago, quando está cheio se sente satisfeito, mas logo depois começa pedir alimento?”.
Quando saio das reuniões com Jesus, me sinto entendedor de todas as verdades, mas quando encontro alguém que não crê na vida espiritual, logo me encho de dúvidas e me questiono se estou buscando o caminho certo!
Nisso... Logo mais à frente havia algumas ovelhas passeando e uma delas veio em sua direção, passando bem rente à sua perna, Felipe com o instinto de uma criança, acariciou a ovelha, e fez menção que iria pegá-la... A ovelha saiu correndo e em seguida volta e passa a cabeça na perna de Felipe, que continua a acarinhar o animal e se pôs a pensar: ... Olha... a ovelha entendeu que não queria lhe fazer mal algum e retribui o carinho!
Nisso chega seu amigo Natanael lhe saudando "A paz esteja contigo" e Felipe, muito sério diz: - Natanael... quando pensamos no Mestre Jesus ele nos atende da maneira que estiver mais próxima de nós...pode ser até um animal!
Natanael não entendeu o amigo, mas ficou curioso! Olhou para o céu, viu que o sol já estava se ponde e disse; - Vamos... vamos! Temos um compromisso. Saíram caminhando apressadamente e com a visão lateral, Felipe percebeu que estavam sendo seguidos pela ovelha narrando o ocorrido ao amigo.
Chegando à reunião com o Mestre, todos os Apóstolos já estavam sentados e muito felizes, pois ser evangelizados pelo próprio Cristo era extasiante!
Jesus passa o olhar sob os Discípulos e para em André, que sente uma forte vontade de fazer uma prece. Levanta-se e roga a Deus as bênçãos daquela noite.
Em seguida Felipe se levanta e com todo o respeito fala a Jesus; - Mestre Jesus, o Senhor poderia explicar a todos nós, mas com especialidade a mim, o que vem a ser a inconstância da Compreensão? Quando saio dessas reuniões, me sinto fortalecido na Fé e me sinto um gigante em virtudes; mas quando encontro alguém que não pensa exatamente com eu, me desequilibro e se não tomar cuidado parto para a agressão verbal. Aí Mestre me encho de dúvidas se é esse mesmo o meu caminho.
Jesus olha para Felipe com Seu doce e meigo olhar e começa a falar: ... Felipe quando vamos construir uma morada, é preciso que ela seja segura! Abrimos uma vala... fazemos o alicerce...erguemos as paredes...e cobrimos com o telhado. Assim ela está pronta para a entrada dos moradores. Todo ser humano deve ter uma casa mental sólida. Devemos limpar as valas eliminando os pensamentos deprimentes... Ruins... Enchemos com pedras que representem os ideais superiores misturados com a argamassa da boa vontade. Erguemos as paredes, onde cada tijolo represente um conceito das Leis de Deus e o telhado... É a vivencia diária, com o conhecimento adquirido. Jesus deu uma pausa para que seus apóstolos pudessem digerir as informações e continuou...
Felipe é através das inconstâncias do dia-a-dia que saberemos se aprendemos a lição da Vida! Todos os aparelhos são testados várias vezes para saber se funcionam... É nós... somos testados diariamente até estarmos aptos a sermos servidores do Pai.
Nisso ouve-se um barulho lá fora... é a ovelha, parecendo estar chamando à Felipe. Ele olha para o amigo Natanael, trocam um leve sorriso e Jesus continua...
Felipe compreender a ovelha foi fácil não! Porque ouve ali, uma troca de entendimento. Agora, compreender o outro que nos ofende, nos calunia e usa da maledicência é difícil. Use sua mente para entender o próximo, pois quando entendemos a forma de pensar do outro... nosso coração, transforma todo sentimento em perdão.
E Jesus, olhando para todos os Apóstolos falou... E todos vós a compreensão deve ser envolvida em muita pureza, pois a luz de entendimento que recebeis, segaria a quaisquer outros olhos, e há quem muito é dado, muito é pedido. Todos nós, sem exceção, viemos para servir sem esperar ser servidos e o maior mal, até daquele que esta despertando para a luz, é ajudar esperando ser ajudado..., é perdoar, esperando ser perdoado..., é sorrir esperando receber um sorriso de volta..., é dar pousada a um viajante esperando que a vida lhe ofereça oportunidade de viajar.
Todos vós conheceis a Deus através de mim.
Assim, todos os Apóstolos ficaram maravilhados e com a mente repleta de ensinamento, terminando a reunião da noite, todos saíram em silêncio com seus pensamentos...




E a todos nós:Ave Luz...
Que possamos estar sempre atentos aos nossos pensamentos.
Pois,

"Veja você que, no fim das contas, é entre você e Deus... nunca foi entre você e os homens” Madre Tereza de Calcutá.

Elaine Saes
Texto baseado no livro Ave Luz - Compreensão. (João Nunes Maia - Espírito Shaolin)
Palestra I - Casa da Prece Jesus nos Guie - 12 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário