Estudando o Espiritismo

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quarta-feira, 5 de março de 2014

BIOÉTICA, BIODERECHO Y ESPIRITISMO

BIOÉTICA, BIODERECHO Y ESPIRITISMO

Yolanda Polimeni ( PE )
E-mail: ypap@uol.com.br

http://www.ipepe.com.br/bioetica.html





1. Ética   2. Bioética  3. Biodireito   4. Abrangência da Bioética e do Biodireito 5. Bioética, Biodireito e cidadania  6. O Espiritismo

1. Ética 2. Bioética 3. Bioderecho 4. Abarcar la Bioética y el Bioderecho 5. Bioética, Bioderecho y ciudadanía 6. El Espiritismo





1. Ética

1. Ética



A ética tem em vista o estudo do comportamento humano, passível de valoração sob a ótica do bem ou do mal, do certo ou do errado.

La ética tiene en cuenta el estudio del comportamiento humano, susceptible de una valoración bajo la óptica del bien o del mal, de lo cierto y de lo equivocado.



Tanto pode designar o agir humano, nesse ponto significando o mesmo que moral, como a teorização sobre esse agir, buscando a análise crítica dos costumes de determinada sociedade ou pessoa, visando identificar o certo e o errado, e indicar os pressupostos necessários  para moralizar o ato humano [1], valorando-o.

Tanto puede designar el obrar humano, en ese punto significando lo mismo que moral, como la teoría sobre ese obrar, buscando el análisis crítico de las costumbres de determinada sociedad o persona, buscando identificar lo verdadero de lo equivocado, e indicar las conjeturas necesarias para moralizar el acto humano (1), valorándolo.



A ética desenvolve uma análise sobre as condições necessárias para que um ato humano possa ser introduzido no âmbito da moral ou da ética e com isso avaliado como bom ou mau, justo ou injusto, moral ou imoral. Estas condições são chamadas de condições transcendentais porque antecedem e acompanham a prática de determinado ato.[2]

La ética desenvuelve un análisis sobre las condiciones necesarias para que un acto humano pueda ser introducido en el ámbito de la moral o de la ética y con eso evaluado como bueno o malo, justo o injusto, moral o inmoral. Estas condiciones son llamadas como condiciones transcendentales porque anteceden y acompañan la práctica de determinado acto. (2)



Regina Fiuza Sauwen e Severo Hryniewicz, in livro Direito “In Vitro” – Da Bioética ao Biodireito, apontam como pressupostos ou condições transcendentais do ato moral:

1. Liberdade – indicada pelos autores como a condição  sine qua non da Ética, pois se o homem não for livre não há que falar em moralidade, podendo-se comparar suas ações às do animal.

Regina Fiura Sauwen y Severo Hryniewicz, en el libro Derecho “In Vitro” __ De la Biotécnica al Bioderecho, apuntan como presupuestos o condiciones transcendentales del acto moral:

1. Libertad – indicada por los autores como la condición sine qua non de la Ética, pues si el hombre no fuera libre no hay que hablar de moralidad, pudiéndose comparar sus acciones a las del animal.



2. Conhecimento ou  Consciência – condição indispensável à ação livre, pois que, se não houver conhecimento e consciência do que se faz, o ato não é livre. A consciência ou o conhecimento está ausente “quando há erro na avaliação do que se está fazendo” ou incapacidade do uso das faculdades mentais, como no caso das doenças mentais.[3]

2. Conocimiento o Conciencia – una condición indispensables a la acción libre, pues, sino hubiera conocimiento y conciencia de lo que se hace, el acto no es libre. La conciencia o el conocimiento están ausente “cuando hay error en la evaluación de lo que se está haciendo” o incapacidad del uso de las facultades mentales, como en el caso de las enfermedades mentales. (3)



3. Norma – indispensável a existência de normas para reger o comportamento humano, já que a liberdade absoluta sem a direção de qualquer norma seria amoral. “A indicação de um conjunto de normas morais passa necessariamente pela discussão sobre a essência ou natureza humana. Isto significa que para dizer como deve o homem proceder, se deve primeiramente responder à questão – quem é o homem?”[4]

Estas considerações são muitas importantes para uma análise da questão sob a ótica Espírita, o que será feito mais adiante.

3. Norma – es indispensable la existencia de normas para regir el comportamiento humano, ya que la libertad absoluta sin la dirección de cualquier norma sería amoral. “La indicación de un conjunto de normas morales pasa necesariamente por la discusión sobre la esencia o naturaleza humana. Esto significa que para decir como debe el hombre proceder, se debe primeramente responder a la cuestión - ¿quién es el hombre?” (4)

Estas consideraciones son muy importantes para un análisis de la cuestión bajo la óptica Espírita, lo que se hará hecho más adelante.



2. Bioética

2. Bioética



A Bioética teve como marco inicial de sua história o Código de Nuremberg (1947) após a constatação das experiências nazistas que constituíram o horror da segunda guerra mundial.

La Bioética tuvo como marco inicial de su historia el Código de Nuremberg (1947) después de la constatación de las experiencias nazistas que constituyeron el horror de la segunda guerra mundial.



A expressão Bioética foi utilizada pela primeira vez em 1971  pelo oncologista Van Rensselder Potter, em sua obra “Bioética: a ponte para o futuro”. [5]

La expresión Bioética fue utilizada por primera vez en 1971 por el oncólogo Van Rensselder Potter, en su obra “Bioética: el puente para el futuro”. (5)



A preocupação com a ética nas pesquisas biomédicas e biotécnicas se intensificou a partir da geração do ser humano “in vitro”, ganhando relevância dia a dia com as pesquisas genéticas, embora seu campo de abrangência seja mais amplo.

La preocupación como ética en las investigaciones biomédicas y biotécnicas se intensificó a partir de la generación del ser humano “in vitro”, ganando relevancia día a día con las investigaciones genéticas, aunque su cuerpo de alcance sea más amplio.




 A Encyclopedia of Bioetthics, em 1978 [6], conceituou Bioética como “o estudo sistemático da conduta humana na área das ciências da vida e dos cuidados da saúde, na medida em que esta conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais.”

La Encyclopedia of Biotthics, en 1978 (6), conceptuó Bioética como “el estudio sistemático de la conducta humana en la tarea de las ciencias de la vida y de los cuidados de la salud, en la medida en que esta conducta es examinada a la luz de los valores y principios morales.”



Mais ampla e mais completa, a nosso ver, é a definição dada por Regina Fiuza Sauwen e Severo Hryniewicz, no livro Direito “In Vitro” – Da Bioética ao Biodireito, nos seguintes termos: “Bioética é um estudo interdisciplinar, ligado à Ética, que investiga, na área das ciências da vida e da saúde, a totalidade das condições necessárias a uma administração responsável da vida humana em geral e da pessoa humana em particular.”[7]

Más amplia y más completa, a nuestro ver, es la definición dada por Regina Fiuza Dauwen y Severo Hryniewicz, en el libre Derecho “In Vitro” __ De la Bioética al Bioderecho, en los siguientes términos: “Bioética es un estudio interdisciplinado, ligado a la Ética, que investiga, en el área de las ciencias de la vida y de la salud, la totalidad de las condiciones necesarias a una administración responsable de la vida humana en general y de la persona humana en particular.” (7)



Interdisciplinar porque as conseqüências das pesquisas biomédicas e biotécnicas envolvem vários aspectos de natureza política, econômica, religiosa, antropológica, teológica e jurídica, dentre outras, exigindo uma consciência social de suas implicações e amplo debate com todos os segmentos, tendo em vista a definição de normas limitadoras da pesquisa prejudicial à vida em seu sentido amplo.

Interdisciplinado porque las consecuencias de las investigaciones biomédicas y biotécnicas envuelven varios aspectos de naturaleza política, económica, religiosa, antropológica, teológica y jurídica, entre otras, exigiendo una conciencia social de sus implicaciones y un amplio debate con todos los segmentos, teniendo en cuenta la definición de normas limitadoras de la investigación perjudicial a la vida en su sentido amplio.



Ligada à Ética por valorar as ações decorrentes das pesquisas e seus resultados, bem como sua aplicação, estabelecendo princípios indispensáveis à sua inclusão na moral. Esta reflexão envolve todos os atores sociais - tanto pesquisadores quanto o público em geral - que devem avaliar sobre o bem e o mal que pode resultar dessas pesquisas, inventos e industrialização promovidos pela biotécnica, estabelecendo princípios morais norteadores da conduta social.

Ligada a la Ética por valorar las acciones derivadas de las investigaciones y sus resultados, así como su aplicación, estableciendo principios indispensables a su inclusión en la moral. Esta reflexión envuelve todos los actores sociales – tanto investigadores como el público en general – que deben evaluar sobre el bien o el mal que puede resultar de esas investigaciones, inventos e industrialización promovidos por la biotécnica, estableciendo principios indicadores de la conducta social.



Toda e qualquer pesquisa científica que implique na alteração das condições naturais da vida humana, nas condições de vida e morte, saúde e bem estar da pessoa, individual ou socialmente considerada, entra na esfera da Bioética, exigindo uma administração responsável pela preservação da vida humana, razão e fim da ciência.

Toda y cualquier investigación científica que implique la alteración de las condiciones naturales de la vida humana, en las condiciones de vida y muerte, salud y bienestar de la persona, individual o socialmente considerada, entra en la esfera de la Bioética, exigiendo una administración responsable por la preservación de la vida humana, razón y fin de la ciencia.



A dignidade humana tem que ser o ponto central de toda e qualquer reflexão científica, respeitando-a em sua integralidade.

La dignidad humana tiene que ser el punto central de toda y cualquier reflexión científica, respetándola en su integridad.



3. Biodireito

3. Bioderecho



A discussão Bioética chamou a atenção para as implicações decorrentes das pesquisas biomédicas e biotécnicas, que podem trazer prejuízos à saúde física e mental do homem, afetar o ecossistema, promover a morte, interferir na etnia, agravando posturas racistas, preconceituosas, discriminatórias de indivíduos e grupos étnicos, sociais, econômicos, etc.

La discusión Bioética llamó la atención para las implicaciones derivadas de las investigaciones biomédicas y biotécnicas, que pueden traer perjuicios a la salud física y mental del hombre, apartar el ecosistema, promover la muerte, interferir en la etnia, agravando posturas racistas, preconceptuales, discriminatorias de individuos y grupos étnicos, sociales, económicos, etc.




Essa discussão evidencia a necessidade de inserir ações no mundo jurídico, para o estabelecimento de normas regulamentadoras dessas pesquisas, sua destinação e implementação de seus resultados, garantindo à sociedade e à pessoa humana a segurança necessária à manutenção de seu bem estar.

Esa discusión evidencia la necesidad de incluir acciones en el mundo jurídico, para el establecimiento de normas reguladoras de esas investigaciones, su destino y la aplicación de sus resultados, garantizando a la sociedad y a la persona humana la seguridad necesaria a la manutención de su bienestar.



Em razão da necessidade de preservação do patrimônio genético é que os Direito Humanos entram na chamada 4ª geração. “Dentre os possíveis direitos típicos da Quarta Geração de direitos Humanos, estaria o de não ter seu patrimônio genético alterado...”[8] hipótese factível ante os avanços da ciência na pesquisa genética, da qual o Projeto Genoma deve atrair todas as atenções.

En razón de la necesidad de preservación del patrimonio genético es que los Derechos Humanos entran en la llamada 4ª generación. “De entre los posibles derechos típicos de la Cuarta Generación de derechos Humanos, estaría el no tener su patrimonio genético alterado…” (8) hipótesis factible ante los avances de la ciencia en la investigación genética, de la cual el Proyecto Genoma debe atraer todas las atenciones.



O direito não pode estar à margem dessa discussão, sendo imperioso o estabelecimento de legislação específica para as diversas hipóteses.

El derecho no puede estar al margen de esa discusión, siendo imperioso el establecimiento de una legislación específica para las diversas hipótesis.



Assim, o Biodireito “tem por objeto a análise, a partir de uma ótica jurídica e de suas várias metodologias, dos princípios e normas jurídicas que criam, modificam e extingam as relações entre indivíduos, entre indivíduos e grupos, e entre esses com o Estado, quando essas relações disserem respeito ao início da vida, ao transcurso dela ou ao seu fim.”[9]

Así, el Bioderecho “tiene por objeto el análisis, a partir de una óptica  jurídica y de sus varios métodos, de los principios y normas jurídicas que crean, modifiquen y extingan las relaciones entre individuos, entre individuos y grupos, y entre esos con el Estado, cuando esas relaciones dijeran respecto al inicio de la vida, al transcurso de ella o a su fin.” (9)



Como organização política, o estado surgiu para atender à necessidade humana na convivência comunitária, garantido paz e bem-estar social. No exercício da função de legislar, deve estabelecer as regras de convivência pacífica e garantidoras do bem-estar social.

Como organización política, el estado surgió para atender a la necesidad humana en la convivencia comunitaria, garantizando la paz y bienestar social. En el ejercicio de la fundación de legislar, debe establecer las reglas de convivencia pacífica y que garantizan el bienestar social.



O Estado brasileiro, mercê do dispositivo 1º da Constituição Federal, tem como fundamento a dignidade da pessoa humana. Tudo o que possa afetar essa dignidade, vai de encontro ao fundamento do Estado brasileiro.

El Estado brasileño, merced al dispositivo 1º de la Constitución Federal, tiene como fundamento la dignidad de la persona humana. Todo lo que pueda afectar a esa dignidad, va a enfrentarse al fundamento del Estado brasileño.



Por outro lado, de acordo com o art. 3º da Magna Carta, constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I – construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV – promover o bem-estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Por otro lado, de acuerdo con el art. 3º de la Carta Magna, constituyen objetivos fundamentales de la República Federal del Brasil: I – construir una sociedad libre, justa y solidaria; II – garantizar el desarrollo nacional; III – erradicar la pobreza y la marginación y reducir las desigualdades sociales y regionales; IV – promover el bienestar de todos, sin preconceptos de origen, raza, sexo, color, edad y cualquier otras formas de discriminación.



Como, pois, garantir o desenvolvimento nacional e regional? Como garantir o respeito às desigualdades raciais, de gênero, cor e todas as demais formas de discriminação? Como garantir o direito à vida do enfermo terminal, diante da possibilidade da eutanásia, ou o direito à vida de um ser que está sendo gerado com perspectivas de doenças graves?  As perguntas se estenderiam ao infinito.

¿Cómo, pues, garantizar el desarrollo nacional y regional? ¿Cómo garantizar el respeto a las desigualdades raciales, de género, color y todas las demás formas de discriminación? ¿Cómo garantizar el derecho a la vida del enfermo terminal, delante de la posibilidad de la eutanasia, o el derecho a la vida de un ser que está siendo generado con perspectivas de dolencias graves? Las preguntas se extenderían al infinito.



E os tribunais são chamados a se pronunciar acerca de situações dificílimas, que ainda se encontram à margem da lei.

Y los tribunales son llamados a pronunciarse acerca de situaciones dificilísimas, que aun se encuentran al margen de la ley.



A título de exemplo citamos dois casos ocorridos nos Estados Unidos:

A titulo de ejemplo citamos dos casos ocurridos en los Estados Unidos:



1. O da menina Jaycee, conhecida como “órfã de ninguém” por serem desconhecidos seus pais biológicos, doadores anônimos de espermatozóides e óvulos, tendo sido gerada numa barriga de aluguel, contratada pelo casal Buzzanca, que se separou um mês antes do nascimento da menina, repudiada por John Buzzanca que declarou que nunca quisera ter um filho daquela forma.[10]

1. El de la niña Jaycee, conocida como la “huérfana de nadie” por ser desconocidos sus padres biológicos, donadores anónimos de espermatozoides y óvulos, habiendo sido generada en una barriga de alquiler, contratada por el matrimonio Buzzanca, que se separaron un mes antes del nacimiento de la niña, repudiada por John Buzzanca que declaró que nunca quiso tener un hijo de aquella forma. (10)



2. O segundo é o caso da menina Elizabetta, nascida em 1995, dois anos após a morte de sua mãe, gerada a partir de um embrião congelado.[11]

Os exemplos acima demonstram a gravidade do problema no mundo jurídico, que necessita regular as relações resultantes dos avanços científicos.

2. El segundo es el caso de la niña Elizabetta, nacida en 1995, dos años después de la muerte de su madre, generada a partir de un embrión congelado. (11)

Los ejemplos arriba demuestran la gravedad del problema en el mundo jurídico, que necesita regular las relaciones resultantes de los avances científicos.



De logo, e em rápidas considerações, podemos lembrar o direito de personalidade consistente em saber a pessoa quem são seus pais, o direito à família, e de uma forma generalizada, tudo o que diz respeito à proteção da infância; também os direitos sucessórios, na segunda hipótese; dentre muitos outros que poderiam ser enumerados.

De lejos, y en rápidas consideraciones, podemos recordar el derecho de personalidad consistente en saber la persona quiénes son sus padres, el derecho a la familia, y de una forma generalizada, todo lo que dice al respecto de la protección de la infancia; también los derechos sucesores, en la segunda hipótesis; de entre muchos otros que podrían ser enumerados.



A manipulação com a conseqüente alteração genética de vegetais, os chamados alimentos transgênicos, têm dado margem a muita discussão. Até que ponto esses alimentos são saudáveis e não prejudicam a saúde? Existem experiências e observações suficientes para garantir seu uso pela população?

La manipulación con la consecuente alteración genética de vegetales, los llamados alimentos transgénicos, han dado margen a mucha discusión. ¿Hasta que punto esos alimentos son saludables y no perjudican la salud? ¿Existen experiencias y observaciones suficientes para garantizar su uso por la población?



Já pôde a ciência estabelecer critérios de segurança para diagnosticar a morte encefálica para autorizar a retirada de órgãos e tecidos a serem transplantados? Pode o aborto ser autorizado? Em que circunstâncias? Que se deve entender por morte digna? Quais os critérios para se autorizar a eutanásia? A lei tem que estabelecer normas de procedimento, inclusive penais, para as diversas hipóteses, regulando as ações humanas nesse campo, salvaguarda de direitos fundamentais como o direito à vida e à saúde.

¿Ya puede la ciencia establecer criterios de seguridad para diagnosticar la muerte encefálica para autorizar la retirada de órganos y tejidos para ser transplantados? ¿Puede el aborto ser autorizado? ¿En qué circunstancias? ¿Qué se debe entender por muerte digna? ¿Cuáles son los criterios para autorizar la eutanasia? La ley tiene que establecer normas de procedimiento, incluso penales, para las diversas hipótesis, regulando las acciones humanas en ese campo, salvaguardar de derechos fundamentales como el derecho a la vida y a la salud.



4. Abrangência da Bioética e do Biodireito

4. Abarcando la Bioética y el de Bioderecho



O campo de atuação da Bioética e do Biodireito é extenso, abrangendo todas as questões relacionadas à manipulação genética em animais, vegetais e seres humanos, procriação assistida em todos os seus aspectos, aborto, eutanásia, eugenia, direito à saúde, genoma humano, propriedade do corpo vivo e morto, transplantes de órgãos entre vivos e “pos mortem”, recombinação de genes, criação e patenteamento de seres vivos, natureza jurídica do embrião, ocorrências iatrogênicas, contracepção, cirurgias intra-uterinas, diagnósticos de doenças incuráveis, dentre outras.

El campo de actuación de la Bioética y del Bioderecho es extenso, abarcando todas las cuestiones relacionadas a la manipulación genética en animales, vegetales y seres humanos, procreación asistida en todos sus aspectos, aborto, eutanasia, eugenia (ciencia de las condiciones que mejor pueden favorecer la reproducción humana y el perfeccionamiento de la raza), derecho a la salud, genoma humano, propiedad del cuerpo vivo y muerto, transplantes de órganos entre vivos y “pos mortem”, recombinación de genes, creación y patentación de seres vivos, naturaleza jurídica del embrión, circunstancias iatrogénicas, contracepción, cirugías intra-uterinas, diagnósticos de dolencias incurables, entre otras.



Em todos esses campos, é obrigação dos médicos e pesquisadores informar ao paciente sobre todo o tratamento e experiências a que são submetidos, esclarecendo-os sobre os riscos para a vida e a saúde.

En todos esos campos, es obligación de los médicos e investigadores informar al paciente sobre todo el tratamiento y experiencias a que son sometidos, esclareciéndolos sobre los riesgos para la vida y salud.



Nem sempre esse é o procedimento adotado e os pacientes são submetidos a experiências diversas sem ter qualquer consciência sequer de que são objeto de experiências e tratamentos que poderão resultar em danos à saúde, prejuízos a própria vida.

No siempre ese es el procedimiento adoptado y los pacientes son sometidos a experiencias diversas sin tener ninguna consciencia siquiera de que son objeto de experiencias y tratamientos que podrán resultar en daño a la salud, perjuicios a la propia vida.



Ao direito cabe estabelecer regras de conduta coercitivas, sujeitas à penalidades de gravidade tal que iniba efetivamente a ação irresponsável e egoística do médico ou pesquisador que as desrespeite.

Al derecho cabe establecer reglas de conducta coercitivas, sujetas a penalidades de gravedad tal, que inhiba efectivamente la acción irresponsable y egoísta del médico o investigadores que no las respeten.



5. Bioética e cidadania

5. Bioética y ciudadania



Em seu início a bioética surgiu como inovação da cultura norte-americana, em que as reflexões éticas dirigidas para a ciência e conseqüências de seus avanços para a vida individual e coletiva, buscavam fixação de critérios morais com vistas à realização plena do indivíduo.

En su inicio la bioética surgió como innovación de la cultura norteamericana, en que las reflexiones éticas dirigidas para la ciencia y consecuencias de sus avances para la vida individual y colectiva, buscaban fijación de criterios morales con vistas a la realización plena del individuo.



Toda a sociedade deve estar envolvida com a Bioética, considerando esta uma reflexão filosófica acerca da ciência e da manutenção da vida em condições tais que o homem possa conquistar felicidade.

Toda la sociedad debe estar envuelta con la Bioética, considerando esta una reflexión filosófica acerca de la ciencia y de la manutención de la vida en condiciones tales que el hombre pueda conquistar felicidad.



Sob este ponto de vista, o Dr. Affonso Renato Meira assim se manifesta:

Bajo este punto de vista, el Dr. Affonso Renato Meira así se manifiesta:



“A bioética que tem como objetivo a procura do comportamento desejado e aceito pelas comunidades nas ações referentes à saúde e à vida não pode ficar restrita a confrarias de estudiosos que em análises teóricas discutem o bem e o mal de acordo com seus próprios valores. Essas discussões, de valor indiscutível e cerne dos conhecimentos desse assunto, precisam ser ampliados. A bioética tem que ter como alvo de seu interesse tanto os que manejam as tecnologias de ponta nas ciências como os que tratam com o instrumental mais simples – e também aqueles que usufruem desse saber.

“La bioética que tiene como objetivo la búsqueda del comportamiento deseado y aceptado por las comunidades en las acciones referentes a la salud y a la vida no puede quedar restringida a cofradías de estudiosos que en análisis teóricos discuten el bien y el mal de acuerdo con sus propios valores. Esas discusiones, de valor indiscutible y círculo de los conocimientos de ese asunto, precisan ser ampliados. La bioética tiene que tener como blanco de su interés tanto los que manejan las tecnologías de punta en las ciencias como los que tratan con el instrumental más simple – y también aquellos que usufructúan ese saber.



É fundamental a existência de um sentimento bioético nas populações para que o seu comportamento seja o melhor para a saúde e a vida. Um longo e global processo de aculturação entre os valores dos estudiosos e interessados nos conhecimentos biotécnicos – com os valores das culturas das diferentes sociedades produzindo  mudanças como produto de uma verdadeira assimilação – fará da biotécnica um patrimônio da humanidade, a ética de todos, a ética da cidadania.”[12]

Es fundamental la existencia de un sentimiento bioético en las poblaciones para que su comportamiento sea el mejor para la salud y la vida. Un largo y global proceso de interpenetración de culturas entre los valores de los estudiosos e interesados en los conocimientos biotécnicos – con los valores de las culturas de las diferentes sociedades produciendo cambios como producto de una verdadera asimilación – hará de la biotécnica un patrimonio de la humanidad, la ética de todos, la ética de la ciudadanía.” (12)



As questões ligadas à biotecnologia e a biomedicina têm que ser objeto de educação da população, serem introduzidas nas escolas, para formação de consciências e tomada de posição. A sociedade não pode assistir pacificamente os acontecimentos, sem ter plena consciência de como a sua vida pode ser afetada pelos avanços da ciência. Esta é, pois, uma discussão de todos.

Las cuestiones ligadas a la biotecnología y la biomedicina tienen que ser objeto de educación de la población, serán introducidas en las escuelas, para la formación de conciencias y toma de posición. La sociedad no puede asistir pacíficamente a los acontecimientos, sin tener plena conciencia de cómo su vida puede ser afectada por los avances de la ciencia. Está es, pues, una discusión de todos.






6. O Espiritismo

6. El Espiritismo



O Espiritismo nos oferece resposta a uma pergunta fundamental: quem é o homem? O homem, na ótica espírita, não está restrito ao corpo físico. Este tem como complemento indispensável e indissociável, o Espírito, princípio inteligente que o comanda e é o responsável pelo senso moral.

El Espiritismo nos ofrece respuesta a una pregunta fundamental: ¿Quién es el hombre? El hombre, en la óptica espírita, no está restringido al cuerpo físico. Este tiene como complemento indispensable e indisociable, el Espíritu, principio inteligente que lo dirige y es el responsable por el sentido moral.




 O Espírito passa por inúmeras existências corporais, através das quais adquire conhecimentos intelectuais e morais, construindo seu arcabouço psicológico via de experiências inúmeras. Espírito e corpo interagem, um influenciando o outro, o que explica reações diversas de pessoa para pessoa, vítimas, por exemplo, da mesma doença e nas mesmas condições.

El Espíritu pasa por numerosas existencias corporales, a través de las cuales adquiere conocimientos intelectuales y morales, construyendo su involucro psicológico vía de experiencias numerosas. Espíritu y cuerpo interobran, uno influenciando al otro, lo que explica reacciones diversas de persona a persona, víctimas, por ejemplo, de la misma dolencia y en las mismas condiciones.



Por outro lado, o Espiritismo coloca o progresso como uma lei natural. Progresso intelectual e moral que em regra andam distanciados, o que se pode constatar na prática de vida da sociedade humana. O progresso técnico em si mesmo não é bom nem mau. Pode sim, ser aplicado para o bem ou para o mal, a depender da moral que norteia essa aplicação. O Espiritismo, então, tem mais uma contribuição a dar na reflexão em torno da pesquisa científica e seu disciplinamento, que é a conexão com a ética que apresenta.

Por otro lado, el Espiritismo coloca al progreso como una ley natural. Progreso intelectual y moral que por regla andan distanciados, lo que se puede constatar en la práctica de vida de la sociedad humana. El progreso técnico en sí mismo no es bueno ni malo. Puede sí, ser aplicado para el bien o para el mal, dependiendo de la moral que guía esa aplicación. El Espiritismo, entonces, tiene una contribución más a dar en la reflexión en torno de la investigación científica y su disciplina, que es la conexión con la ética que presenta.



Discutir a bioética e o biodireito e promover a conscientização de que a técnica e a ciência devem estar a serviço do homem para sua felicidade individual - mas não exclusivista, haja vista que é impossível ser feliz numa comunidade perversa – e coletiva, se nos apresenta como uma das tarefas do Espiritismo no processo de esclarecimento do indivíduo. Este temas estão intimamente associados às indagações filosóficas que se extraem da codificação espírita em inúmeros pontos.

Discutir la bioética y el bioderecho y promover la concienciación de que la técnica y la ciencia deben estar al servicio del hombre para su felicidad individual – pero no exclusivista, tenga en cuenta que es imposible ser feliz en una comunidad perversa – y colectiva, se nos presenta como una de las tareas del Espiritismo en el proceso de esclarecimiento del individuo. Estos temas están íntimamente asociados a las indagaciones filosóficas que se extraen de la codificación espírita en numerosos puntos.



Quando muitos se assustam diante das pesquisas genéticas na busca de aperfeiçoamento de raças animais, com a produção de alimentos transgênicos, dentre outros, encontramos na questão  692 de O Livro dos Espíritos o seguinte: “O aperfeiçoamento das raças animais e vegetais pela Ciência é contrário à lei natural? Seria mais conforme a essa lei deixar as coisas seguirem o seu curso normal?”

Cuando muchos se asustan delante de las investigaciones genéticas en la búsqueda del perfeccionamiento de razas animales, con la producción de alimentos transgénicos, entre otros, encontramos en la pregunta 690 de El Libro de los Espíritus lo siguiente: “¿El perfeccionamiento de las razas animales y vegetales por la Ciencia es contrario a la ley natural? ¿Sería más conforme a esa ley dejar que las cosas sigan su curso normal?”



A resposta é: “- Tudo se deve fazer para chegar à perfeição. O próprio homem é um instrumento de que Deus se serve para atingir os seus fins. Sendo a perfeição o alvo para que tende a Natureza, favorecer a sua conquista é corresponder àqueles fins.”[13]

La respuesta es: “- Todo se debe hacer para llegar a la perfección. El propio hombre es un instrumento de que Dios se sirve para alcanzar sus fines. Siendo la perfección el blanco para que alcance la Naturaleza, favorecer su conquista es corresponder a aquellos fines” (13)



As pesquisas biomédicas e biotécnicas não são contrárias às leis naturais, às leis divinas. O homem é que tem que valorar seus atos pelo prisma da solidariedade, da fraternidade, da igualdade, do respeito às diferenças, afastando-se do orgulho que o impulsiona a querer “brincar de Deus” sem qualquer consideração ao ser humano, e do egoísmo que o leva a visar lucros em detrimento do bem-estar da sociedade.

Las investigaciones biomédicas y biotécnicas no son contrarias a las leyes naturales, a las leyes divinas. El hombre es quien tiene que valorar sus actos por el prisma de la solidaridad, de la fraternidad, de la igualdad, del respeto a las diferencias, apartándose del orgullo que lo impulsa a querer “jugar a ser Dios” sin ninguna consideración al ser humano, y del egoísmo que lo lleva a buscar lucros en detrimento del bienestar de la sociedad.



No que diz respeito às experiências biomédicas impõe-se o despertar da ciência para a realidade espiritual do ser humano, intervindo, pelo magnetismo, em reações inesperadas.

En lo que decir respecto a las experiencias biomédicas se impone el despertar de la ciencia para la realidad espiritual del ser humano, interviniendo, por el magnetismo, en reacciones inesperadas.



O Dr. José Eduardo de Siqueira, prof. De Clínica Médica e Bioética na Universidade Estadual de Londrina, em brilhante artigo intitulado “A PERGUNTA ÉTICA É: O QUE VAMOS FAZER DO SER HUMANO?, publicado no Medicina – Conselho Federal, Órgão Oficial do Conselho Federal de Medicina de junho/99, nos oferece a seguinte reflexão:



“A detecção de genes responsáveis por doenças é uma das áreas mais ativas da genética humana. A comparação de material genético de pessoas doentes e normais permite identificar uma “porção do genoma” que está associado à doença.

“La detección de genes responsables por dolencias es una de las áreas más activas de la genética humana. La comparación de material genético de personas enfermas y normales permite identificar una “porción de genoma” que está asociado a la dolencia.




Todos os que militam nessa área admitem que não basta simplesmente a presença do gene mensageiro da doença, pois é fundamental a existência de condições ambientais para que a moléstia possa se manifestar. Esses fatores se influenciam mutuamente, gerando padrões que não poderiam ser reduzidos simplesmente à pura soma de componentes mencionados. Em suma, não há uma relação de causalidade obrigatória entre detecção do gene e ocorrência da doença.

Todos los que militan en esa área admiten que no basta simplemente la presencia del gen mensajero de la enfermedad, pues es fundamental la existencia de condiciones ambientales para que la molestia pueda manifestarse. Esos factores se influencian mutuamente, generando patrones que no podrían ser reducidos simplemente a una pura suma de componentes mencionados. En suma, no hay una relación de causalidad obligatoria entre detección del gene y la eventualidad de la enfermedad.



A genomania, porém, tem conduzido a raciocínios deterministas que redundam em posturas extremistas e perigosas. Assim, por exemplo, alguns cientistas passaram a emitir juízos de valor e propor condutas de intervenção em seres humanos por serem os mesmos portadores de genes presumivelmente responsáveis por comportamentos antisociais, pelo alcoolismo, pela drogadição, por psicoses e neuroses e, até mesmo, pelo nível de inteligência.”

La genomanía, sin embargo, ha conducido los razonamientos deterministas  que redundan en posturas extremistas y peligrosas. Así, por ejemplo, algunos científicos pasaron a emitir juicios de valor y proponer conductas de intervención en seres humanos por ser los mismos portadores de genes presumiblemente responsables por comportamientos antisociales, por el alcoholismo, por la drogadicción, por psicosis y neurosis y, hasta incluso, por el nivel de inteligencia.”



A existência do Espírito, sua sobrevivência após a morte com a conservação de sua personalidade, com todos os seus conhecimentos, virtudes e vícios, enfim, todo o patrimônio espiritual, moral e intelectual, que decisivamente interfere nos programas reencarnatórios, alterando condições de saúde e bem estar - inexplicáveis para a ciência que desconsidera o ser espiritual em suas experiências – é uma explicação plausível para que a doença não se manifeste, em que pese sua existência no gene ou se manifeste com caracteres diversos do esperado.

La existencia del Espíritu, su sobrevivencia después de la muerte con la conservación de su personalidad, con todos sus conocimientos, virtudes y vicios, en fin, todo el patrimonio espiritual, moral e intelectual, que decisivamente interfiere en los programas reencarnatorios, alterando condiciones de salud y bienestar – inexplicables para la ciencia que no considera al ser espiritual en sus experiencias – es una explicación plausible para que la dolencia no se manifieste, que pese su existencia en el gen o se manifieste con caracteres diversos del esperado.



A matéria, demasiadamente ampla, comporta reflexões várias, que o espaço não permite adentrar.

La materia, demasiadamente amplia, comporta varias reflexiones, que el espacio no permite adentrar.




Permito-se concluir convidando todos os espíritas a pensarem no que está a ocorrer no campo da biomedicina, sobre o que nos espera para o futuro, sabedores que somos que, além do corpo físico, somos Espírito, ser pensante e atuante na organização física interagindo com ela em inúmeros fenômenos que não se inserem apenas no âmbito biológico, mas bio-psiquico-espiritual.

Me permito concluir invitando a todos los espíritas a pensar en lo que está ocurriendo en el campo de la biomedicina, sobre lo que nos espera para el futuro, sabedores que somos que, más allá del cuerpo físico, somos Espíritus, ser pensante y actuante en la organización física interobrando con ella en numerosos fenómenos que no se inserta apenas en el ámbito biológico, sino en el bio-psíquico-espiritual.




 Conectar estas reflexões à ética espírita e por fim, apresentar propostas concretas que possam contribuir para o estabelecimento de leis, regulamentadoras das atividades ligadas à biomedicina e a biotécnica, para que se desenvolvam dentro de padrões éticos tendo em vista tão somente a felicidade humana.

Conectar estas reflexiones a la ética espírita y por fin, presentar propuestas concretas que puedan contribuir para el establecimiento de leyes, reguladoras de las actividades unidas a la biomedicina y la biotécnica, para que se desarrollen dentro de patrones éticos teniendo en cuenta tan solamente la felicidad humana.



BIBLIOGRAFIA:

[1] O Direito “In Vitro” – Da Bioética ao Biodireito. Regina Fiuza Sauwen e Severo Hryniewicz
[2] Ïdem.
[3] Idem.
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[5] Idem e Cremasco, João Aender Campos e Saheki, Lina, Bioética - site...
[6] Cremasco, João Aender Campos e Saheki, Lina, Bioética - site...
[7] Ob. Citada, Direito “In Vitro” – Da Bioética...
[8] Lima Neto, Francisco Vieira – Direitos Humanos de 4ª Geração – Site....
[9] Cremasco, João Aender Campos e Saheki, Lina, Bioética - site...
[10] Siqueira, José Eduardo  - A Pergunta Ética é: O que vamos fazer do ser humano?, in Medicina – Conselho Federal, Órgão Oficial do Conselho Federal de Medicina.
[11] Idem.
[12] Meira, Affonso Renato – Medicina Conselho Federal, agosto/97.
[13] Kardec, Allan, O Livro dos Espíritos, tradução de Herculano Pires, Editora Lake.

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