Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 11 de maio de 2013

O QUE BUSCAS TÚ NA CASA ESPÍRITA?


O QUE BUSCAS TÚ NA CASA ESPÍRITA?

- Consolação para meu espírito sofrido;
- Apaziguar meu coração desassossegado;
- Ajuda para meu filho rebelde;
- Orientação meu companheiro (a) alcoólatra;
- Passes a distância para minha mãezinha que se encontra doente;
- Ajuda dos céus para meu irmão desempregado;
- Dizem que todo espírita ganha bem, e tem uma vida tranqüila (revista Isto é, mostrou que os espíritas têm uma renda mensal acima de R$ 1.800,00).

Muito bem, essas e tantas outras respostas, às vezes esdrúxulas e descabidas têm-se ouvido. Mas, quando a pergunta é essa, ainda obtemos respostas, mesmo que descabidas; Pior quando perguntamos:

O QUE BUSCAS TÚ PARA E NA SUA VIDA?
Em geral quando não se ouve o clássico – Não sei, deixo a vida me levar! (também clássico, refrão de MPB). Ouve-se e com assombro – Não me preocupei com isso, ainda (afinal temos todo o tempo do mundo, né?). Sou novo, tenho uma vida toda pela frente! – Agora é hora de eu curtir a vida, estudar, ganhar muito dinheiro, quando estiver equilibrado na vida vou pensar nisso.
E olhe que, às vezes esse comentário é da parte daqueles que já entraram no ...enta (quarenta, cinqüenta, sessenta........) rs.rs.rs.

Pior ainda fica quando perguntamos:

VOCÊ JÁ SE PREOCUPOU COM O SEU LADO ESPIRITUAL, COM O SER ETERNO QUE VOCÊ É? (ESPÍRITO)
JÁ SE PREOCUPOU EM SABER?
DE ONDE VOCÊ VEIO? - Antes do nascimento
POR QUE E O QUE ESTÁ FAZENDO AQUI? - Nessa vida, nesse mundo
PARA ONDE VOCÊ VAI? – após a morte
AFINAL O QUE É NASCER, VIVER E MORRER? (Leon Denis – O Problema do Ser, do Destino e da Dor)

Nesse exato momento, sente-se com aperto (enorme, e bote enorme nisso) no coração e um peso imenso nos ombros, que o ser humano (se é que já podemos nos denominar assim) – Nada sabe ou de nada quer saber.

Para que saber disso – se quando morremos tudo se acaba. – MATERIALISTA.
Deus há de me reservar um bom lugar. – SEMI-ESPIRITUALISTA ESPERANÇOSO.
Se não for para o inferno, terei um bom lugar no céu, mas poderei ir para o purgatório, ou mesmo para o umbral como dizem os espíritas. - QUASE ESPIRITUALISTA BEM HUMORADO.
Sempre que posso ajudo quem precisa, procuro fazer caridade, faço doações para a Igreja, o Asilo, o Albergue, o Centro Espírita. – ESPIRITUALISTA QUE DOA O QUE SOBRA, COM MUITA DOR NO CORAÇÃO.
Olha, eu acho que vou para o umbral, quiçá para uma colônia espiritual como o Nosso Lar. – SIMPATIAZANTE ESPÍRITA.
Vou estar em grupo de espíritos afins com meu estado evolutivo. – INICIANTE ESPÍRITA QUE PARTICIPA OU JÁ PARTICIPOU DO ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
O pessoal que faz palestra lá no centro, diz que a gente vai reencarnar. FREGUES DE CARTEIRINHA DA PALESTRA, DO PASSE E DA AGUA FLUIDIFICADA – Terapêutica e Terapia Espírita, mas nem sabe para que serve.
Sei que pouco faço, tenho ainda muitas mazelas e vícios, mas tento fazer a reforma íntima para melhorar. ESTUDANTE DO ESPÍRITISMO.

Essa é a dura realidade da condição atual da humanidade. Somos quase alguma coisa. É ainda difícil deixar de ser quase para simplesmente ser.

Busquemos então compreender o que é ser, para simplesmente sermos:
FILHOS DE DEUS;
SERES EM EVOLUÇÃO;
BEM AVENTURADOS, POR ESTARMOS EM AFLIÇÃO.

Para isso, necessitamos fazer algo simples – O AUTO conhece-o?
AUTO - conhecimento – homem conheça-te a ti mesmo;
- descobrimento – o que eu sou;
- reforma – mudança interior, renovação.

COMO FAZER? – auto, também, AUTO-ANÁLISE.

Perquirir-se, Inquirir-se, julgar-se – Resumindo, liberte sua consciência, deixe-a à vontade – Isso te incomoda? Sim, incomoda, sabe por que? Conseguimos justificar nossos erros para os outros, mas, jamais para nossa consciência . Afinal ela é o nosso tribunal interior, ela nos julga com severidade, rigorosa , mas com justiça e amorosidade. Ela é justa por que é exatamente aí que a centelha Divina, se nos apresenta. As leis Divinas estão impressas a fogo em nossa consciência e a ela nada escapa.

Quando nos analisamos - nos conhecemos melhor, nos descobrimos e nos julgamos, pela nossa consciente e desejamos fazer a Reforma Íntima, ou seja, simplesmente ser.
Chega-nos, então, o desespero, logo a seguir a desesperança e o desânimo – por nos descobrirmos em desarmonia com as Leis Divinas.

COMO FAZER A RENOVAÇÃO? Passa a ser a grande pergunta.

Renovando nossos atos, atitudes, pensamentos e sentimentos, perdidos no tempo e no espaço, ouvindo muita teoria e ninguém a nos ensinar e orientar a prática, até mesmo os mais evidentes bons exemplos somem como que por encanto (Chico Xavier, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Bezerra de Menezes, etc....)

Irmãos queridos; lembremo-nos: Quantas e quantas vezes, nos foi orientado à buscarmos dessedentar nossa sede de Conhecimentos e Luz para nossos caminhos na fonte primeira que é O Evangelho Segundo o Espiritismo?

Vejamos o que nos diz o Capítulo 25 do ESE – BUSCAI E ACHAREIS – Itens 4 e 5

4. Caminha e chegarás. Encontrarás pedra sob os teus passos: olha, e as tira tu mesmo; nós (os bons espíritos, anjos guardiães, protetores) te daremos a força necessária. Se a quiserdes empregar. (grifo nosso).
AJUDA-TE. QUE O CÉU TE AJUDARÁ

5. Sob o ponto de vista moral, as palavras de Jesus significam:
Pedi a Luz, que vos clareie o caminho, e ela vos serão dada;
Pedi a força de resistir ao mal, e a tereis;
Pedi a assistência dos bons Espíritos, e eles virão vos acompanhar, e como o anjo de Tobias, vos servirão de guias;
Pedi bons conselhos, e não vos serão recusados;
Batei à nossa porta, e ela vos será aberta.

MAS PEDI SINCERAMENTE, COM FÉ, FERVOR E CONFIANÇA;
APRESENTAI-VOS COM HUMILDADE E NÃO COM ARROGÂNCIA.

Sem isso sereis abandonados às vossas próprias forças, e as próprias quedas que tereis serão a punição do vosso orgulho.

ESSE É UM BOM INÍCIO.
MUITA PAZ.

Um comentário: