“Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” Mateus, 22:14.
O processo de crescimento espiritual se dá com todo ser humano. Ninguém dele está excluído, pois tudo que o ser humano faz é humano. Não há crime, pecado, ou mesmo qualquer ato do ser humano que possa excluí-lo dessa única predestinação. Muito embora algumas religiões preguem a exclusão, baseadas na existência de um certo juízo final, todos alcançaremos a meta da felicidade. Muitos são os chamados para a percepção das leis de Deus. A todo momento somos convidados a entender a obra da Criação e seus infinitos processos de aprendizagem, porém nem sempre nos damos conta deles face à inconsciência em que vivemos. Embora estejamos acordados, precisamos estar receptivos e despertos para eles.
A expressão muitos são chamados, mas poucos escolhidos pressupõe que alguém chama e, ato contínuo, escolhe dentre eles aqueles que merecem a seleção. Pressuporia a eleição de uns em detrimento de outros, isto é, a exclusão de alguns. Se pensarmos que o processo se dá de forma consciente, com a percepção direta do próprio indivíduo, onde ele é o agente e o paciente da ação, talvez viéssemos a entender que não há a possibilidade de alguém estar fora do processo. Somos chamados pelo inconsciente, na sua porção divina, no selo de Deus existente em todos os seres humanos. O Self, princípio psíquico organizador, ‘diretriz divina interna’, centro ordenador do Espírito, nos impulsiona à procura do conhecimento e da percepção de Deus e Suas leis. Somos chamados por um princípio arquetípico divino, inerente ao ser.
Esse chamamento interno encontra ressonância nos apelos religiosos, sempre bem vindos, para o encontro conosco mesmo e com Deus. O interno atrai o externo. Os convites das diversas religiões fazem o Espírito lembrar sua predestinação divina. Não são apenas as religiões e filosofias que levam o ser humano a Deus, mas, principalmente, seu sentido interno de crescimento espiritual que o conduz vertiginosamente na direção do amor.
O chamamento externo que nos atrai para o progresso espiritual, fruto do trabalho das religiões, ao entrar em consonância no momento evolutivo adequado, promove o despertar pessoal, que se caracteriza como uma escolha.
De um lado, o chamamento é constantemente feito pelo Self; do outro, porém, a escolha cabe ao Espírito, através do ego. Os escolhidos são, em verdade, autoescolhidos. Poder-se-ia dizer: todos são chamados e alguns se escolhem mais rápido, enquanto outros, só mais tarde.
A escolha cabe sempre ao Espírito, representado pelo ego, face à necessidade de que o processo seja consciente. O Self impulsiona arquetipicamente o indivíduo à evolução espiritual e o ego deve tomar consciência desse processo. Nós temos que ser senhores de nosso destino, isto é, conscientes de como ele se desenrola. O processo evolutivo do ser se dá em duas fases nem sempre distinguíveis. A primeira, de forma inconsciente, capacita-nos aos automatismos da Vida, porém, a segunda, que é aquela que nos eleva à compreensão de Deus, é fruto do estágio em que a consciência se apresenta para assumir a autoria de seu próprio destino.
Quando buscamos ocupar um lugar de destaque nas diversas situações da vida, estamos valorizando, na maioria das vezes, as posições do ego. Nessa situação, não nos escolhemos. Quando optamos por viver a vida na posição em que ela nos colocou, aprendendo as experiências sem procurar valorizações pessoais, nos escolhemos como objeto especial de desenvolvimento espiritual.
Por ter sido criado como uma individualidade, o ser humano se constitui numa singularidade espiritual, que o torna aparentemente um ser solitário. Sua solidão espiritual é compensada pela convivência com outros seres, também singulares, que se tornam sua grande busca de integração, convivência e realização. Quando o indivíduo resolve se escolher, ele passa a compreender o sentido de sua solidão singular. Administrar essa solidão representa uma importante aquisição espiritual e sinal de maturidade evolutiva.
A auto-escolha não se confunde com o egoísmo nem tampouco representa a centração excessiva em si mesmo. É um processo só alcançável após atravessar-se outros de natureza essencial ao desenvolvimento psicológico e espiritual. É preciso, antes, vivenciar-se: a consolidação do ego, a consciência da possibilidade de representar-se através de papéis ou máscaras, a convivência com um outro em sua vida, a renúncia às projeções, a capacidade de administrar perdas, a percepção das tendências coletivas em si mesmo, a elaboração de um sentido para a própria vida, a descoberta dos propósitos divinos, o desligamento das influências psicológicas parentais, a segurança da capacidade pessoal de adquirir recursos através de uma atividade profissional, dentre outros.
Não é possível uma auto-escolha se ainda permanecemos ociosos física e mentalmente. Realmente muitos, isto é, todos são os chamados, pois o tempo está disponível para todos, porém poucos o utilizam com equilíbrio e discernimento a ponto de se tornarem escolhidos, face ao preparo que se permitem. O processo de auto-escolha requer percepção das formas com que Deus se utiliza para nos educar ao crescimento espiritual. A percepção de que tudo o que nos acontece tem como finalidade o nosso próprio crescimento espiritual, além de perceber que nós próprios somos os agentes causadores de todos os infortúnios, é fundamental para a auto-escolha.
A necessidade interna de crescimento mobiliza o universo à nossa volta, trazendo-nos as lições necessárias que possibilitarão o crescimento espiritual. O universo conspira a favor do amor. Deus age através do ser humano e a partir dele mesmo. Devo sempre pensar que Deus está em mim e eu sou um deus.
As possibilidades de sermos atraídos psiquicamente para que não nos escolhamos são muitas e variadas. A mente humana cria mecanismos de defesa para seguir as tendências arquetípicas, face à necessidade da manutenção do complexo do ego, que, ao longo do processo evolutivo, vai se estruturando com muita autonomia, e, enquanto não se encontra fortalecido, evita o desabrochar da verdadeira personalidade que é o Espírito imortal.
Essas possibilidades de caminhos estão representadas pela porta larga a que se referia Cristo. A porta estreita se apresenta como sendo a escolha adequada à evolução espiritual que fazemos. Entrar nessa porta estreita não é privilégio de alguns, pois todos, mais dia menos dia, alcançarão a possibilidade de se escolherem. Os convites que a Vida nos faz para aprender são infinitos, porém nem sempre sabemos fazer a escolha adequada. Escolher é uma constante na Vida. Quando escolhemos algo, sempre estamos renunciando a outra coisa. Não só é importante saber escolher como também saber renunciar.
Aquela porta estreita representa um certo ‘sofrimento’ interno para o Espírito, pois ele viverá sua solidão inevitável pela descoberta de si mesmo, independente do universo e, ao mesmo tempo, interligado a ele. Aquele ‘sofrimento’ fará com que assuma a condução de sua Vida como compreendida por processos, os quais deverá saber abrir, vivenciá-los e fechá-los, de forma consciente.
Podemos também entender que a Vida nos leva a momentos que, pelo menos um deles, nos ensinará que devemos encontrar nossa via pessoal, que se constitui na descoberta do próprio caminho traçado por Deus. Essa via pessoal é o fio condutor de nossas vidas. Somos como a seta do arqueiro que não sabe em que direção vai, mas ela é previamente estabelecida e obedece ao impulso inicial de ir sempre para frente.
Dentre os ensinamentos do Cristo há pelo menos um que revela seu conhecimento de engenharia. Ele nos aconselha nos lembrando que: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.” Certamente que seu objetivo não é nos ensinar técnicas de construção de fundações de casas, ele apenas se utiliza de uma comparação da solidez da rocha à maturidade de quem segue e pratica seus ensinamentos.
Do ponto de vista psicológico, percebe-se que ele nos leva à base do psiquismo humano, trazendo-nos a necessidade de perceber a constante dialética entre a prática e a teoria. Construir a casa sobre a rocha equipara-se a construir, na consciência, um ego estruturado sobre a orientação segura do Self. A consolidação do ego como agente consciente do Self é fundamental ao progresso espiritual. Colocar o ego em sintonia com o Self equivale a descobrir os propósitos da encarnação, isto é, o porquê e o para quê se está encarnado. Construir a casa sobre a rocha equivale a dizer que o processo é interno, e não externo; é profundo, e não superficial.
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