Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 23 de março de 2014

VÍCIO E DEFEITOS



            A Doutrina Espírita tem a grande missão de transformar o homem. Fazendo-o caminhar para a felicidade.
            Mas para isso é necessário que pratiquemos aquilo que o espiritismo ensina, e não somente se intitular espírita ou cristão.
            E para a transformação precisamos trabalhar dentro de nós a eliminação de nossos vícios e defeitos, e saber a diferença que há entre eles é importante para saber como lidar com cada um deles.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vicio é um habito nocivo adquirido muito provavelmente nesta vida, e por isso mesmo mais fácil de ser eliminado.
Os vícios nos dão prazeres passageiros, e somente com a consciência de que precisamos nos livrar dele é que poderemos conseguir bons resultados. Por isso a necessidade constante de saber que ele nos faz mal.
            Aí então devemos alimentar constantemente o desejo de parar com o vício, iniciando um trabalho mental de que precisamos ter hábitos diferentes. Aos poucos vamos diminuindo a prática do vício.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Defeito é um resquício de nossa animalidade, está enraizado profundamente em nosso ser, e por isso são bem mais difíceis de serem trabalhado visando uma diminuição, já que a eliminação total não é possível ainda nesta vida.
            Querer mudar é o primeiro passo. Em seguida é necessário muita boa vontade, esforçar-se para se manter no caminho e perseverar sempre, mesmo nos momentos de dificuldades.
            A melhor maneira é usar a virtude contrária ao defeito na vivência do nosso dia a dia:
            Assim para a IRA, devemos praticar a BRANDURA.
            Para o ORGULHO, devemos praticar a HUMILDADE.
            Para a AVAREZA, devemos praticar a CARIDADE.
            Para o EGOISMO, devemos praticar o TRABALHO ao próximo.
            E assim por diante....

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para colhermos resultados necessitamos da vontade, no entanto, quase sempre não passam de impulsos passageiros, fracos e indecisos, e nos primeiros obstáculos, abandonamos a luta esquecendo que as quedas fazem parte do nosso aprimoramento são elas que fortalecem a nossa vontade ensinando-nos a ter persistência e paciência.
            Nesse processo não se pode querer colher resultados rapidamente, aquilo que temos há séculos impregnados no espírito não vai ser eliminado assim de um dia para o outro. Por isso a necessidade da perseverança sempre, somente o tempo e a vontade firme nos trará resultados.
Não se alcança o cume de um monte com o olhar, e sim com os pés... É necessário então caminhar, lutar, progredir, para assim, merecer cada conquista através de seu próprio esforço.
Todo ser humano traz dentro de si o desejo de buscar horizontes, de superar limitações, pois foi criado para a perfeição. É a Lei Divina do Progresso, estimulando a criatura a seguir adiante para a sua gloriosa destinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário