Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A Influência do Espiritismo no Progresso - IRC

A Influência do Espiritismo no Progresso

Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestrante: Mário Coelho
Rio de Janeiro
18/06/1999

Organizadores da palestra:

Moderador: "Wania" (nick: |Moderador|)
"Médium digitador": "jaja" (nick: Mario_Coelho)

Oração Inicial:

<lflavio> Jesus, Nosso Mestre Querido, que a sua luz esteja em nossos corações. Que possamos, Mestre, unindo nossos pensamentos em prece, rogar ao Pai Celestial que abençoe a todos de nosso planeta e, em especial, àqueles que se empenham em aprender e buscar novos conhecimentos para se melhorarem intimamente e renovar a humanidade, difundindo o amor ao próximo e exercitando este mesmo amor. Abençoe, Pai, ao nosso irmão, responsável pela palestra da noite e que possamos, com a proteção de nossos mentores espirituais e trabalhadores Vossos, dar inicio ao trabalho da noite. Que assim seja !!

Apresentação do palestrante:

<Mario_Coelho> Sou médium receitista do Centro Espírita Léon Denis, no Rio de Janeiro.

Considerações iniciais do palestrante:

<Mario_Coelho> Sabemos que o progresso é Lei de Deus, e, sendo Lei de Deus, abrange a todas as criaturas, a todos os espíritos. E é isso que iremos, no dia de hoje, reafirmar, trazendo as considerações da Doutrina Espírita sobre a Influência do Espiritismo no Progresso. (t)

Perguntas/Respostas:

<|Moderador|> [1] <Homeover> Grande irmão! A paz do Mestre Nazareno! Como nós, espíritas, podemos, efetivamente, ajudar com rapidez para o progresso nacional e planetário?

<Mario_Coelho> Fazendo a nossa parte no que toca ao progresso pessoal, conseguiremos transmitir com mais convicção a existência do mundo espiritual e assim ajudar a destruir o materialismo, ou as ações típicas do materialismo, que obstam o progresso moral do planeta. (t)

<|Moderador|> [2] <homeover> Qual das interfaces do Espiritismo, poderia, mais efetivamente, ajudar ao progresso geral do nosso orbe: religião, filosofia ou ciência?

<Mario_Coelho> Valer-me-ei de uma resposta de Divaldo Pereira Franco, publicado no livro "Diálogo", edições USE, em que ele diz: "Não podemos dar preferência a um dos aspectos da Doutrina em detrimento dos outros." - pág. 133 (t)

<|Moderador|> [3] <homeover> O progresso individual conta muito para o coletivo? O espírita deveria servir como exemplo do homem novo de que nos fala o apóstolo Paulo?

<Mario_Coelho> Sim, o progresso individual atuará pouco a pouco no progresso coletivo, conforme a assertiva de Jesus: "Um pouco de fermento leveda toda a massa." Emmanuel, em um de seus livros da série "Caminho, Verdade e Vida", edições FEB, cita, numa das páginas, a gama de conhecimento que o espírita desfruta, por exemplo, o conhecimento acerca do mundo espiritual, o conhecimento acerca da reencarnação, o conhecimento acerca da lei de ação e reação, o conhecimento acerca dos fluidos e cita outros, e no final nos questiona: "Diante disso tudo, o que fazeis de especial?" Cabe portanto, caro amigo, ao espírita buscar ser o homem novo diante das verdades que já conhece. (t)

<|Moderador|> [4] <LLLLUUUUAAAAA> Kardec disse que o conhecimento básico da Doutrina, em suas bases (imortalidade da alma, reencarnação, lei e ação e reação), por si só já seriam , ou deveriam ser deficientes para promover uma reestruturação do homem. Hoje, diante deste conhecimentos, a comunidade espírita é um agente de mudanças, visando o progresso?

<Mario_Coelho> Sim, mormente aqui no Brasil, em que vemos a proliferação de casas espíritas, de Congressos Espíritas, de Feiras de Livro Espíritas, de participações de livrarias espíritas junto às chamadas Bienais do Livro e, com tudo isso, vemos o Espiritismo ensinando o povo a pensar como espírito e, desse modo, estimulando-os a modificar o próprio meio onde vivem. Citemos, por exemplo: quantos médicos conhecemos que já trazem o conhecimento espírita? Quantos deles, mesmo não podendo, no seu dia-a-dia, usar da terapêutica que a fluidoterapia ou passes oferece, já que ninguém pode violentar as convicções de ninguém, conseguem enxergar a doença não só apenas de causa física, mas consegue detectar outros ascendentes para a mesma. É uma modificação da visão comum da ciência, é uma visão nova e isso é progresso. (t)

<|Moderador|> [5] <Wania> Como poderemos relacionar o atual estágio da nossa sociedade com o progresso?

<Mario_Coelho> Ainda estamos num mundo de provas e expiações e, como tal, percebemos, de maneira gritante, as marcas da inferioridade no planeta. Mas, a par disto, devemos lembrar que nunca, em tempo algum da história da humanidade, se falou tanto no bem e se agiu tanto no bem quanto agora. Não precisamos nem citar as outras religiões que trabalham pelo progresso da humanidade. Analisemos apenas aquilo que conhecemos mais de perto, que é o movimento espírita. Relacionemos as milhares de casas espíritas no Brasil e no mundo, estimulando-nos a ser bons. Lembremo-nos dos milhões de livros espíritas, mediúnicos ou não, publicados e vendidos anualmente e perceberemos que, apesar de todo alarde do mal, o bem caminha a passos largos. Não nos esqueçamos do que disse os espíritos a Kardec em "O Livro dos Espíritos", na questão 932: "Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão." (t)

<|Moderador|> [6] <Wania> Pode o homem embaraçar o Progresso? Como?

<Mario_Coelho> Não. Na questão 781, de "O Livro dos Espíritos", lemos o seguinte: "Tem o homem o poder de paralisar a marcha do progresso?" A resposta: "Não, mas tem, às vezes, o de embaraçá-la." Na subpergunta a: "Que se deve pensar dos que tentam deter a marcha do progresso e fazer que a Humanidade retrograde?" Respondem os espíritos: "Pobres seres, que Deus castigará! Serão levados de roldão pela torrente que procuram deter." Sendo o progresso uma condição da natureza humana, não está no poder do homem opor-se-lhe. É uma força viva, cuja ação pode ser retardada, porém não anulada, por leis humanas más. Quando estas se tornam incompatíveis com ele, despedaça-as juntamente com os que se esforcem por mantê-las. Assim será, até que o homem tenha posto suas leis em concordância com a justiça divina, que quer que todos participem do bem e não a vigência de leis feitas pelo forte em detrimento do fraco. (t)

<|Moderador|> [7] <_Alves_> Mário_Coelho, boa noite! Sabemos, pelos livros de Kardec, que os espíritos nos influenciam mais do que imaginamos. Esta interferência não significaria uma quebra do livre-arbítrio?

<Mario_Coelho> Embora a pergunta não esteja tão relacionada ao tema da noite, podemos responder-te, conforme diz-nos "O Livro dos Espíritos", na parte terceira, Cap. X, questão 851, em que os espíritos dizem a Kardec: "...pelo que toca às provas morais e às tentações, o Espírito, conservando o livre-arbítrio quanto ao bem e ao mal, é sempre senhor de ceder ou de resistir." Desse modo, os espíritos podem nos influenciar, mas a decisão no campo da vida moral, entre aceitar ou resistir será escolha sempre nossa. (t)

<|Moderador|> [9] <Wania> Qual o maior obstáculo ao Progresso?

<Mario_Coelho> Na questão 785, de "O Livro dos Espíritos", encontramos a resposta para esta pergunta: ""O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre. À primeira vista, parece mesmo que o progresso intelectual reduplica a atividade daqueles vícios, desenvolvendo a ambição e o gosto das riquezas, que, a seu turno, incitam o homem a empreender pesquisas que lhe esclarecem o Espírito. Assim é que tudo se prende, no mundo moral, como no mundo físico, e que do próprio mal pode nascer o bem. Curta, porém, é a duração desse estado de coisas, que mudará à proporção que o homem compreender melhor que, além da que o gozo dos bens terrenos proporciona, uma felicidade existe maior e infinitamente mais duradoura." (t)

<|Moderador|> [10] <LLLLUUUUAAAAA> O tema acima é tratado em "O Livro dos Espíritos" e têm como base a destruição do materialismo, que o Espiritismo é capaz de operar, mas pergunto: é somente através deste enfoque de que se deve servir a Doutrina no auxílio ao progresso?

<Mario_Coelho> Ampliemos o conceito da palavra materialismo para que apreendamos toda a grandeza das respostas dos espíritos a Kardec, pois por materialismo devemos entender não só aquele que só acredite na matéria e que, por isso mesmo, não tem nenhuma religião, mas também aquele que, mesmo trazendo noções de uma vida após a morte, age como se fosse materialista. Quantos de nós, mesmo trazendo noções espiritualistas (sejamos espíritas, católicos, protestante, budistas, etc) e agimos, muitas das vezes, como se nada disso nos lembrassem que o corpo é perecível. Sendo assim, não nos esqueçamos que, apenas com esse enfoque da destruição das ações materialistas em nós, conseguiremos agilizar o progresso, pois um homem transforma o ambiente onde vive e transforma a sua atuação em qualquer área do conhecimento humano, onde milite. (t)

<|Moderador|> [11] <Try-out> Se houvesse uma comunicação mais direta do mundo material com as cidades espirituais, o progresso espiritual dos encarnados não seria maior?

<Mario_Coelho> Na questão 802 de "O Livro dos Espíritos", encontramos a resposta para esse seu questionamento: "Visto que o Espiritismo tem que marcar um progresso da Humanidade, por que não apressam os Espíritos esse progresso, por meio de manifestações tão generalizadas e patentes, que a convicção penetre até nos mais incrédulos? A resposta: "Desejaríeis milagres; mas Deus os espalha a mancheias diante dos vossos passos e, no entanto, ainda há homens que o negam. Conseguiu, porventura, o próprio Cristo convencer os seus contemporâneos, mediante os prodígios que operou? Não conheceis, presentemente, alguns que negam os fatos mais patentes, ocorridos às suas vistas? Não há os que dizem que não acreditariam, mesmo que vissem? Não; não é por meio de prodígios que Deus quer encaminhar os homens. Em Sua bondade, Ele lhes deixa o mérito de se convencerem pela razão." Devemos sempre lembrar que os espíritos não fazem aquilo que nos compete fazer, em termos de aprendizado humano. (t)

<|Moderador|> [13] <LLLLUUUUAAAAA> Não poderia ser a grande chave do progresso o conhecimento, entenda-se aqui também, e, principalmente, o auto conhecimento, que o Espiritismo nos proporciona? Afinal, como interagir num meio se não conhecemos todas as nossas possibilidades?

<Mario_Coelho> Já disse Santo Agostinho, em "O Livro dos Espíritos", que o mais importante para o progresso individual é o conhecimento de si mesmo, vide questão 919 a. Sabemos que o conhecimento científico e o dito conhecimento humano é importante, pois conforme mesmo disseram os espíritos a Kardec, o progresso intelectual engendra o progresso moral, por tornar compreensivo o bem do mal, vide questão 780 de "O Livro dos Espíritos" mas este não é tudo, pois há necessidade da transformação moral, pois, caso contrário, seríamos apenas povos esclarecidos e não povos civilizados, na acepção lata da palavra. (t)

<|Moderador|> [14] <Wania> No estado atual da sociedade, a severidade das leis penais seria uma necessidade?

<Mario_Coelho> Muitas das vezes, as leis são severas não apenas porque os homens que cometem erros precisam de severidade. Mas são severas, muitas das vezes, porque os homens que as fazem ainda são duros de coração. Muitas das vezes, quando colocamos um criminoso na cadeia, o fazemos com sentido de vingança, de vingarmo-nos de alguém que nos molestou e não com o fim de cercear a sua liberdade, mas visando a sua reeducação. (t)

<|Moderador|> [15] <Dimmi> A partir da codificação, este progresso se acentuou?

<Mario_Coelho> Decerto que sim. pois se olharmos o quanto de noções espíritas já estão "no ar", desde o lançamento de "O Livro dos Espíritos", veremos que a Doutrina Espírita foi o elemento capaz de popularizar essas noções. Reparemos que hoje livros não-espíritas, novelas, filmes, etc abordam, mesmo sem a noção clara da Doutrina Espírita, muitos desses temas, que, para nós, já são corriqueiros. É um começo da aceitação de uma idéia. (t)

<|Moderador|> [16] <LLLLUUUUAAAAA> Mas há alguma outra maneira de colaborar para o progresso geral, não se partindo do progresso individual?

<Mario_Coelho> Não, não há! O que pode haver é uma falsa noção de progresso geral, mas se não se mudam as bases para atuar no progresso individual, estaremos apenas vendo a ponta do iceberg, pensando estar vendo o todo. As leis humanas até te forçam a um progresso coletivo, mas se não houver aceitação individual, seremos apenas indivíduos contidos pela lei, mas não indivíduos com aceitação daquilo que é certo. Por exemplo: o espírita não usa uma arma não é porque a lei o proíbe, mas porque ele sabe que não é dessa maneira que se resolvem as coisas e tem a plena noção de quanto um gesto impensado pode prejudicar ao seu futuro e o de outrem. (t)

<|Moderador|> [17] <Wania> De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o Progresso?

<Mario_Coelho> Já respondemos esta pergunta, utilizando trecho da questão 799 de "O Livro dos Espíritos", a qual transcreveremos aqui. "Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos." (t)

Considerações finais do palestrante:

<Mario_Coelho> O progresso humano há de acontecer mesmo que não queiramos, mas devemos ser daqueles que marcham a favor do progresso, embora pequeninos diante da obra a fazer, somos cada um de nós elementos que estamos sendo chamados à maneira de trabalhadores da última hora a implantar o Reino de Deus na Terra. Desse modo, façamos a nossa parte no que tange ao progresso individual e todos nós, que formamos uma coletividade de espíritos que já se coloca, mesmo que precariamente, a serviço do bem e estaremos atuando na transformação do progresso coletivo. Foi muito bom estarmos juntos. As perguntas de vocês, sempre pertinentes, nos estimularam bastante a estudar cada vez mais e a reconhecer a grandiosidade das obras básicas de Allan Kardec, que serviram de base para as nossas respostas. Agradecemos de coração o incentivo de todos. Jesus abençoe a todos nós! (t)

Oração Final:

<|Moderador|> Senhor Jesus, amigo de todas as horas, Te agradecemos, Mestre, pela oportunidade que nos concede, de estudarmos a Doutrina Espírita, mesmo distante das Casas Espíritas. Que amparados e fortalecidos no Teu exemplo, possamos continuar nossa jornada evolutiva, rumo ao objetivo do Pai. Abençoe o nosso propósito, ilumine nossos espíritos, fortalecendo a nossa fé. Que seja em Teu nome, em nome dos Espíritos responsáveis por este trabalho, mas, sobretudo em nome de Deus, o encerramento de mais uma palestra virtual. Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário