Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 5 de abril de 2020

Quem é Fenelon?


https://correio.news/quem/quem-e-fenelon

Quem é Fénelon no espiritismo?

Fenelon é um dos espíritos da codificação espírita, pertencente à equipe do Espírito da Verdade, que se comunicou com Allan Kardec para que ele pudesse trazer o espiritismo à humanidade terrena no século 19.

Fenelon é o nome literário de François de Salignac de la Mothe, nascido no castelo de Fénelon, em Périgord, a 6 de agosto de 1651.

Foi prelado e escritor francês, ordenou-se sacerdote em 1675 e passou a dirigir uma instituição que tinha por objetivo reeducar as jovens protestantes convertidas ao catolicismo. Aos 44 anos, tornou-se arcebispo de Cambrai. É autor dos livros Explicação das máximas dos santos, As aventuras de Telêmaco, Fábulas e Diálogos dos mortos, O exame de consciência de um rei e Cartas sobre as ocupações da Academia francesa.

Fénelon aparece nos livros básicos da doutrina espírita, em vários momentos: assina os Prolegômenos do O livro dos espíritos e a resposta à questão 917, onde considera o egoísmo como a mais difícil das imperfeições humanas de se superar. Em O evangelho segundo o espiritismo apresenta-se em vários momentos, discursando acerca da terceira revelação e da revolução moral do homem (cap. 10); o homem de bem e os tormentos voluntários (cap. 5); a lei de amor (cap. 11); o ódio (cap. 12) e emprego da riqueza (cap. 16). Em O livro dos médiuns, está no capítulo das Dissertações Espíritas (cap. 31), onde desenvolve aspectos acerca de reuniões mediúnicas e a multiplicidade dos grupos espíritas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário