ANDRÉ LUIZ
NÃO IGNORAMOS QUE A LEI DE CAUSA E EFEITO FUNCIONA MECANICAMENTE, EM TODOS OS
DOMÍNIOS DO UNIVERSO.
SABEMOS, PORÉM, QUE DIARIAMENTE CRIAMOS DESTINO.
DECERTO QUE A ETERNA SABEDORIA NÃO NOS CONCEDE A INTELIGÊNCIA PARA OBEDECERMOS PASSIVAMENTE AOS IMPULSOS EXTERIORES; CONFERE-NOS INTELIGÊNCIA E RAZÃO PARA OBEDECERMOS ÀS LEIS POR ELA ESTABELECIDAS, COM O PRECISO DISCERNIMENTO ENTRE O BEM E O MAL.
CABE-NOS, ASSIM, CRIAR O BEM E PROMOVÊ-LO COM TODAS AS POSSIBILIDADES AO NOSSO
ALCANCE.
DEPLORAMOS A TRAGÉDIA PASSIONAL EM QUE SE ENVOLVERAM AMIGOS DOS MAIS
QUERIDOS .... INDAGUEMOS DE NÓS SOBRE O QUE EFETUAMOS, EM FAVOR DELES, PARA QUE NÃO SE
ARROJASSEM NA DELINQÜÊNCIA.
ESPANTAMO-NOS PERANTE A DESOLAÇÃO DE MÃES DESVALIDAS QUE SE CONDENAM À MORTE, À FRENTE DOS PRÓPRIOS FILHOS DESAMPARADOS... PERGUNTEMOS-NOS QUANTO AO QUE FOI FEITO POR NÓS, A FIM DE QUE A PENÚRIA NÃO AS LEVASSE À GRIMPAS DO DESESPERO.
LAMENTAMOS DESAJUSTES DOMÉSTICOS E PERTURBAÇÕES COLETIVAS, INCOMPREENSÕES E SINISTROS; ENTRETANTO, EM QUALQUER FALHA NOS MECANISMOS DA VIDA É NECESSÁRIO INQUIRIR, QUANTO À NOSSA CONDUTA, NO SENTIDO DE REMOVER, EM TEMPO HÁBIL, A OCORRÊNCIA INFELIZ.
“O BEM ANTES DE TUDO” DEVE ERIGIR-SE POR ITEM FUNDAMENTAL DO NOSSO PROGRAMA DE CADA DIA.
ATENDAMOS AO SOCORRO FRATERNO, NA IMUNIZAÇÃO CONTRA O MAL, COM O DESVELO DENTRO DO QUAL NOS PREMUNIMOS CONTRA ACIDENTES, EM RESPEITANDO OS SINAIS DE TRÂNSITO.
ALGUÉM SE PERMITIRÁ DIZER QUE, SE SOMOS LIVRES, NADA TEMOS A VER COM AS EXPERIÊNCIAS DO PRÓXIMO; E ESTAMOS CONCORDES COM SEMELHANTE ASSERTIVA, NO TOCANTE A VIVER, DE VEZ QUE TODOS DISPOMOS DE INDEPENDÊNCIA NAS ESCOLHAS E AÇÕES DA EXISTÊNCIA, DAS QUAIS FORNECEREMOS CONTAS RESPECTIVAS, ANTE A VIDA MAIOR; CONTUDO, EM MATÉRIA DE CONVIVER, COEXISTIMOS NA INTERDEPENDÊNCIA, EM QUE NECESSITAMOS DO AMPARO UNS DOS OUTROS, PARA SUSTENTAR O BEM DE TODOS.
OS VIAJANTES DE UM NAVIO, A PLENO OCEANO, RECLAMAM AUXÍLIO MÚTUO, A FIM DE QUE SE EVITE O SOÇOBRO DA EMBARCAÇÃO.
NÓS, OS ESPÍRITOS ENCARNADOS E DESENCARNADOS, EM SERVIÇO NO PLANETA, NÃO NOS ACHAMOS EM CONDIÇÃO DIFERENTE. DAÍ, A NECESSIDADE DE FAZERMOS TODO BEM QUE NOS SEJA
POSSÍVEL NA REPARAÇÃO DESSE OU DAQUELE DESASTRE, MAS, PARA QUE TENHAMOS SEMPRE A CONSCIÊNCIA TRANQÜILA, É PRECISO SABER SE FIZEMOS O BEM ANTES.
ANDRÉ LUIZ (DE "ESTUDE E VIVA", DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER E WALDO VIEIRA, PELOS ESPÍRITOS EMMANUEL E ANDRÉ LUIZ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário