Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Meditação no Espiritismo - Elzio Ferreira de Souza

Meditação no Espiritismo - Uma compilação de textos mediúnicos

https://sites.google.com/site/meditacaonoespiritismo/textos-mediunicos/por-elzio-ferreira-de-souza

por Élzio Ferreira de Souza


A obra de Élzio Ferreira de Souza, que desencarnou em 2006 aos 80 anos, é de profunda importância para o movimento espírita, pois constitui-se em verdadeira ponte entre o espiritismo e as religiões orientais, em especial a ioga, dentro do hinduismo. Os livros "Pérolas no Fio", "Divina Presença", "Espaço, Tempo e Causalidade", "Vozes de um Encontro" e "Ser e Existência" foram todos ditados pelo espírito Yogashririshnam e fazem esse importante contato com o tema da ioga; apenas o quarto livro não tem passagens aqui compiladas. O livro "Caminhar Vazio", ditado pelo espírito Lin Ch'eng Yü, faz a ligação do espiritismo com o taoismo e também tem uma passagem compilada.

É interessante notar como na mensagem de Yogashririshnam não há um ostensivo incentivo à prática da meditação silenciosa, não ao menos como se poderia pensar, com um regime de dedicação específico e bem marcado, como está habitualmente delineado na ioga. Sem fugir de suas premissas - a meditação parece uma atividade aceita implicitamente nas lições deste espírito -, o autor vai além, endossando os ensinos de importantes mestres que entendem que a meditação não deve ser realizada exclusivamente nos breves momentos de parada e silêncio interior, mas de forma perene, mantendo-se o pensamento em Deus perpetuamente, como fundamento de todas as ações e em todos os momentos e lances da vida - e especialmente no desenvolvimento do serviço amoroso junto aos irmãos -, até que se perceba a unidade entre homem e Deus.

Para Élzio, a percepção do divino passa diretamente pelos canais da mediunidade, podendo a meditação ser instrumento valioso para alargar esses canais e bem utilizá-los, como teve oportunidade de anotar em artigo de sua autoria:

“Mesmo certos fenômenos mui exaltados nos círculos religiosos, sob distintas denominações, tais como o êxtase cristão, o samadhi hindu, o satori zen etc. estão relacionados à mediunidade, como o reconhece o padre Bondi ao afirmar que “do mesmo modo que não pode existir transe num indivíduo sem que ele possua mediunidade, sem mediunidade o santo seria incapaz do êxtase”. Não que a mediunidade em si represente sinal de espiritualização do ser, mas sua utilização correta, naturalmente, é instrumental para o conhecimento de si mesmo, e que, na lição do espírito Agostinho (santo), é “a chave para o progresso individual”, método mais eficaz para melhorar-se nesta vida e resistir à atração do mal.

O ato mediúnico é, por antecipação, um ato de comunhão com a Unidade, “o infinito existente em todas as coisas”, um ato de participação com e no Divino. A prece que o médium lança mão na chamada de forças superiores representa um sinal de abertura a um poder maior, que é em si mesmo Luz e Vida. Destarte, tem razão o padre Bondi ao afirmar que a prece é um ato mediúnico por colocar o ser em relação com Deus ou com seus intermediários e corresponder a um momento singular em que o indivíduo abre mão de si (‘renunciação medúnica’) para colocar-se à disposição de um ser de luz: ‘na verdadeira prece, não há ‘negociação’ com o invisível’. É exatamente pela intensificação dessa comunhão que o médium se torna interexistente; colacionando os dois lados do existir, ele os supera na interioridade do ser, auto-revelando-se em sua origem divina. Por isso, a meditação favorece o depuramento da sensibilidade mediúnica, porque é em si um aprofundamento da oração, uma centralização no Divino, e conduz o indivíduo ao serviço desinteressado em favor do semelhante por descobrir nele idêntica essência, numa auto-revelação da mesma idade.” (Mediunidade e autoconhecimento. In: MEDNESP 95 (Boletim médico-espírita nº 10) / Associação Médico-Espírita de São Paulo. São Paulo: Editora Jornalística FE, 1996, p. 221-2, grifou-se)

É uma verdadeira lástima que os importantes livros de Élzio Ferreira de Souza - esta ponte dourada entre o espiritismo e as religiões orientais - sejam muito dificilmente encontrados. De toda sorte, vale informar ao leitor que suas obras ainda podem ser adquiridas junto ao Círculo Espírita da Oração (Salvador/BA), casa espírita em que laborava esse grande médium, cujos dados para contato podem ser facilmente encontrados em sites de busca.

Subpáginas (2): De Lin Ch'eng Yü: De Yogashririshnam:

Nenhum comentário:

Postar um comentário