Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Transplante de Órgãos - Richard Simonetti

1 –       Qual o ponto de vista espírita sobre transplante?
Ponto de vista espírita seria o que está na Codificação, envolvendo a obra de Allan Kardec. Como ele não abordou o assunto, podemos ter a opinião dos espíritas. A minha é favorável.


2 –       A retirada de seus órgãos não poderá ocasionar problemas para o Espírito?
A situação do Espírito, no trânsito para o Além, depende dele próprio, deseus patrimônios morais e culturais, não das circunstâncias que envolvem suamorte.

3 –       O paciente cujos órgãos foram aproveitados para transplante nãoterá repercussões em seu perispírito? Se lhe tiraram os olhos, não poderá,por exemplo, experimentar a cegueira no plano espiritual?
Se assim fosse, como ficaria alguém cujo corpo foi desintegrado numaexplosão? Nosso perispírito é afetado pelo que fazemos, não pelo que fazem ao nosso corpo.

4 –       Sendo indispensável retirar o órgão ainda vivo, a fim de viabilizaro transplante, a Medicina adotou o conceito de morte cerebral. O pacienteé declarado morto, embora o coração ainda esteja funcionando. Isso não éeutanásia?
Há apenas vida vegetativa, uma morte em vida sustentada por aparelhos. Quando forem desligados, ou mesmo antes disso, o paciente não tardará emexalar o último suspiro.

5 –       Alguns dias ou horas a mais no corpo não o preparariam melhorpara o desencarne?
Talvez, dependendo das pessoas que o cercam. Às vezes os familiaresenvolvem o paciente em tal onda de desespero e inconformação que lheimpõem mais atribulações do que as supostamente decorrentes dos procedimentos cirúrgicos para o aproveitamento de seus órgãos.

6 –       Se a retirada é feita à revelia do paciente terminal, não poderá eleconverter-se num obsessor da pessoa beneficiada pelo transplante?
Essa fantasia daria um belo filme de horror, mas não tem nada a ver com arealidade. O aproveitamento do órgão antecipa-se algumas horas ao banquetedos vermes, preservando-o. Motivo maior teria o Espírito de aborrecer-secom os nauseantes invasores que lhe devoram o corpo inteiro.

7 –       O coração é situado como a sede dos sentimentos. Isso não poderácausar embaraços à pessoa que receba o coração de alguém muitoatribulado, como um suicida, por exemplo?
O coração é uma bomba, cuja função primordial é fazer circular o sangue noorganismo. A sede dos sentimentos está na alma, não no corpo ou em algumórgão específico.

8 –       Aos cinquenta anos um homem está no fim da existência, com graveproblema cardíaco.  No entanto, recebe um coração “novo”, emtransplante, e vive mais 20 anos. Não estaria a ciência médica interferindonos desígnios de Deus?
A Medicina é instrumento de Deus. Suas conquistas fazem parte doplanejamento divino em favor da longevidade da espécie humana, programada biologicamente para viver perto de um século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário