Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

"GENEROSIDADE UMA LUZ EM SEU CAMINHO"

As pessoas que prestam apoio ao próximo, tem menos probabilidades de adquirir doenças cronicas, além de ter mais facilidades para lidar com situações estressantes.

Ser generoso (a), solidário (a) e altruístas ganham muito em obter sempre melhores qualidades de vida, com menores taxas de depressão, ansiedade e tendem a viver mais, apresentando menos doenças ou necessidades de recorrerem as condições médicas em geral.

Isso se traduz em felicidade, as pessoas que são generosas, altruístas, são sim mais alegres e felizes.
 
Um abraço, um sorriso e uma palavra de conforto, temos ainda muito para dar ao próximo, sem nada pedir em troca, pelo bem de quem doa e também de quem recebe.

O que responderá se alguém lhe perguntar, você é generoso (a)?

Certamente não vai pensar duas vezes e dizer... Sim sou muito generoso (a).
Sabemos que o ser humano sempre tem algo de bom para dar, mas nossa arrogância e orgulho nos impedem de ver a totalidade e a efetividade do que somos e pensamos.
Sempre achamos que somos melhores do que de fato somos. Mas na maioria das vezes somos egoístas em nossas atitudes e só nos preocupamos, "Com nosso próprio umbigo", sem querer saber dos problemas dos outros, deveríamos sempre oferecer um gesto simples, mas carregado de muita nobreza, que o fato de ouvir e dar uma palavra de conforto, faz tanto bem a quem necessita e está passando  por esses problemas.
Jesus Cristo o Divino Mestre nos dá uma grande receita para sermos generosos:
Que devemos de amar ao próximo, como a si mesmo e vai muito além ainda, que devemos de tratar bem quem também não nos trata bem, é a mais pura e completa expressão de caridade, porque resume todos os deveres para com si próprio e para com as outras pessoas.
Generosidade é a capacidade de cada indivíduo, de ir além dos seus limites. É a capacidade da doação de si mesmo de forma total e integral, que vai além do que lhe foi solicitado e do que foi lhe pedido. Muitas vezes sem esperar retorno ou uma recompensa.
Embora tudo o que você fizer de bom para os outros, certamente voltará para você, é uma lei Divina que nos diz que, "QUANDO PARTILHAMOS, TAMBÉM SEREMOS PARTILHADOS NA MESMA PROPORÇÃO. QUEM DOA LUZ, CERTAMENTE É A PRIMEIRA PESSOA A RECEBER ESSA LUZ".
Que é sobretudo uma virtude alegre e de carinho, é também a expressão máxima do livre-arbítrio , pois afinal, a generosidade é uma escolha.
            Geralmente quando se fala em ser generoso (a), a primeira coisa que vem à cabeça é o dinheiro, ou qualquer coisa material. Muitas vezes, pensamos que o generoso (a), é aquela pessoa que é capaz de abrir os cofres e distribuir o muito que se tem, quando não raro, esse muito não lhe fará falta alguma. Mas existem outras coisas que são fáceis de serem dadas aos outros, irão fazer tanto bem para quem dá e também para quem o recebe. Um abraço, um sorriso, uma palavra de conforto ou de carinho fazem tanto bem reciprocamente.
A generosidade definem os dicionários, é uma virtude daquele que dispõe a sacrificar os próprios interesses, em benefícios de outrem que gosta de dar, perdoando com facilidades, com nobreza e lealdade, perante a caridade e do amor maior.
Também é a qualidade dos Espíritos livres, que não vivem sob o jugo de posses, reputações, ganancias e vaidades.
Por isso certamente a mais feliz das virtudes, pois representa um belo gesto de amor e de caridade.
Todo mundo quer ser bondoso (a), generoso (a), só que muitas pessoas se apegam as coisas, as situações, aos objetos, porque o ego quando está enfraquecido, adora agregar coisas ao seu " EU ", isso é " MEU " e dá a falsa sensação de fortalecimento e de poder, só que o ser humano não é dono de nada, nem de si próprio, porque somos transitórios e estamos de passagem podendo ser chamados a qualquer momento, para regressar a Pátria Espiritual.
A generosidade passa primeiramente pelo exercício do desapego e da empatia, que nos desperta solicitando que nos libertemos de muitas coisas e nos coloquemos no lugar da outra pessoa,  ai sim podendo gerar boa vontade, amorosidade e respeito crescente as pessoas. Virtudes tão necessárias para a transformação do ser humano, para se obter uma vida melhor.
Se a pessoa se apega aos padrões que já são viciados e arcaicos, não está fazendo nada de novo e muito menos produtivo, pois quanto mais o ser humano praticar a generosidade, melhor será a sua vida e o seu mundo.
Não é preciso largar tudo, fazer grandes pregações públicas, abandonar o dinheiro, podemos ser generosos (as), grandes e amorosos (as) no dia a dia, praticando o cultivo de palavras recheadas de muito mais amor. Oferecendo mais sorrisos, alegrias, bem estar, otimismo e perderão o hábito de não pagar a dor com vingança e sim com muito mais carinho e amor.
"FAÇA AOS OUTROS O QUE GOSTARIA QUE FIZESSEM A VOCÊ," que é um dos grandes ensinamentos de Cristo, que nos mostra sempre a necessidade, que tanto bem faz a humanidade, nos advertindo também que, "FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO" e indo mais além um pouco, também poderia nos ter dito que: " FORA DO AMOR NÃO HÁ ELEVAÇÃO, SUBLIMAÇÃO E MUITO MENOS CONSTRUÇÃO."
Você já pensou nisso? Se perguntou alguma vez?
                        COMO SERÁ QUE ESTÁ A GENEROSIDADE EM MIM?
                        ESTOU SENDO GENEROSO (A)?
Ai descubro que tenho condições, para ser muito mais generoso (a) e que posso doar mais o amor verdadeiro, que tenho dentro do meu coração, pois é ali que a pureza de Jesus Cristo e ele próprio, vive em mim......
Receba forte e tríplice abraços fraternos em seu coração. Jesus Carlos ( Uchoa - sp ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário