Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 27 de novembro de 2016

QUEIXAS

QUEIXAS - estudos do dia 07-01-2012





  QUEIXAS
07/01/2012
“Irmãos, não se queixem uns contra os outros, para que vocês não sejam condenados”.

Tiago 5:9

Adaptação da mensagem de Emmanuel recebida por Francisco Cândido Xavier
Grupo Espírita Cristão "Irmãos do Caminho"
As mensagens podem ser acessadas no blog:  http://gecirmaosdocaminho.blogspot.com/

Livro: Vinha de Luz
Item:  118

A queixa nunca resolve problemas para o progresso espiritual, entretanto, se os aprendizes do Evangelho somassem os minutos desperdiçados nessa falsa ideia de desabafo, iriam se admirar do volume de tempo perdido.
Realmente, muitos trabalhadores valiosos não se referem a sofrimento e serviço, com espírito de não aceitação pela tarefa que a eles foi encarregada.
A amizade e a confiança sempre permitem confidências; porém, mesmo nesse ponto vale disciplinar a conversação.
A palavra lamentosa desfigura muitos quadros nobres do caminho, além de anular grande parte de energia, inutilmente.
O discípulo do Evangelho deveria, antes de qualquer referência amargosa, tranquilizar seu mundo interno e perguntar a si mesmo: "Queixar por quê? Não será o campo de aprendizado um campo de luta? Acaso, não é a sombra que pede luz, a dor que reclama alívio? Não é o mal que pede o auxílio do bem?".
A queixa é um vício que nem percebemos e que distrai pessoas bem-intencionadas para realizar o dever justo.
Existem obrigações pequeninas e milagrosas que, se forem realizadas, beneficiariam grupos inteiros; entretanto, basta um momento de queixa para que sejam esquecidas de vez.
Se alguém ou algum acontecimento oferecer a você oportunidade para a ajuda aos outros, faça o bem que puder sem reparar a gratidão das pessoas e, por mais duro pareça a você o serviço comum, aprenda a cooperar com o Cristo, na solução das dificuldades.
A queixa não atende o que reclama o amor cristão, em parte alguma, e complica todos os problemas. 
Lembre-se de que se você der sua língua à queixa, será conduzido por ela ao nada fazer e, se você lhe der atenção, será encaminhado por ela à perturbação.


Orientação do Pai Tomé em 05/04/1997 – Aprender a Agradecer

[Vinha de Luz – item 118 – Queixas]


Aprendendo a agradecer ele está aprendendo a deixar de se queixar de tudo e de todos e ele já está ganhando a paz que Nosso Senhor Jesus Cristo se referiu ao nos dizer: “Não vos dou a paz do mundo mas vos dou a paz de Deus”.
Esta é uma disciplina que precisamos, com carinho e humildade, colocar para nós mesmos, pois aquele que se queixa apaga a luz, mas aquele que abençoa acende a luz ao seu derredor.