Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Terceira das grandes revelações - Guia HEU

http://www.guia.heu.nom.br/terceira_revelacao.html

Terceira das grandes revelações
Caracteres da Revelação
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS

Toda criança precisa de:
Amor,
Afeto,
Educação,
Saúde,
Esperança e
Fé raciocinada
*

 


Palestra de Sérgio Aleixo - Semana Kardec 2011
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Wy6Ek5t1NQQ&noredirect=1

____Os mandamentos de Deus, dados por Moisés, trazem o germe da moral cristã a mais extensa, mas os comentários da Bíblia restringiram-lhe o sentido, porque empregados em toda a sua pureza, não seriam compreendidos então. Mas os dez mandamentos de Deus com isso não ficaram menos o frontispício brilhante, como o farol que deveria esclarecer a Humanidade no caminho que tinha a percorrer.


Foi Moisés que abriu o caminho
Jesus continuou a obra
O Espiritismo a terminará.
[37 - página 97] -Allan Kardec - Março/1861 - http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/re/1861/03f-dissertacoes.html

____Moisés, o profeta de Israel, deu à Terra as bases da Lei divina e imutável, mas não toda a Lei, integral e definitiva.

____Aliás, somos obrigados a reconhecer que os homens receberão sempre as revelações divinas de conformidade com a sua posição evolutiva.

____Até agora, a Humanidade da era cristã recebeu a grande Revelação em três aspectos essenciais:

Moisés trouxe a missão da Justiça
O Evangelho, a revelação insuperável do Amor,
e o Espiritismo, em sua feição de Cristianismo redivivo, traz, por sua vez, a sublime tarefa da Verdade.
____No centro das três revelações encontra-se Jesus-Cristo, como o fundamento de toda a luz e de toda a sabedoria. É que, com o Amor, a Lei manifestou-se na Terra no seu esplendor máximo; a Justiça e a Verdade nada mais são que os instrumentos divinos de sua exteriorização, com aquele Cordeiro de Deus, alma da redenção de toda a Humanidade. A Justiça, portanto, lhe aplainou os caminhos, e a Verdade, conseguintemente, esclarece os seus divinos ensinamentos. Eis por que, com o Espiritismo simbolizando a Terceira Revelação da Lei, o homem terreno se prepara, aguardando as sublimadas realizações do seu futuro espiritual, nos milênios porvindouros.

[41a - página 162] - EMMANUEL - 1940


____A revelação vem de Deus e o que Ele revelou em uma época não pode contradizer em outra. Cada revelação, na espécie, é umarevelação de verdade, mas de verdade revelada na proporção das necessidades do homem e de acordo com as suas capacidades. O que parece contraditório não está na palavra de Deus, mas sim no espírito do homem, o qual não se contenta com a simples comunicação, mas adultera-a conforme as suas glosas, sobrecarrega-a consoante as suas deduções e especulações, e assim, decorrendo os anos, aconteceu que o que vinha de Deus tornou-se desfigurado, contraditório, impuro e terrestre. Em vez de poder adaptar racionalmente a revelação seguinte à precedente, tornou-se necessário rejeitar a superstição acumulada sobre os velhos alicerces; e o trabalho de eliminação deve preceder o de adição. As revelações não são contraditórias, mas é indispensável fazer desaparecerem os fragmentos amontoados pelo homem antes que a verdade de Deus possa ser de novo revelada. O homem deve julgar conforme a luz da sua própria razão. É a última pedra de toque por onde a alma progressista aceitará o que a ignorante ou cheia de preconceitos recusar. A verdade de Deus não é imposta a ninguém. Em certos tempos passados houve também revelação especial para um povo especial. Tem sempre sido assim.

Moisés obteve aceitação universal mesmo entre o seu próprio povo?
E os profetas?
E Jesus mesmo?
E Paulo?
E qualquer que fosse o reformador em qualquer século, entre qualquer raça?

____Deus não muda; oferece, mas não obriga ninguém a aceitar; oferece, e aqueles que estão preparados recebem a comunicação.
____Os ignorantes e os incapazes a rejeitam, pois isso deve acontecer. As dissensões e diferenças que deplorais são a separação do falso e do verdadeiro; provêm de causas indignas e são animadas por Espíritos_malévolos. Deveis também contar com sérios incômodos causados pelos poderes coligados do mal. Porém dirigi vossos olhares para o longínquo futuro e tende coragem.

[108 - página 31] - Médium: William Stainton Moses- (1839-1892)

____O advento da doutrina espírita no mundo é considerado como a terceira revelação perante todas_as_práticas_religiosas em vigor no planeta Terra. Podem ser consideradas, portanto, duas outras revelações antecessoras.

A primeira caracteriza-se pelo encarne de Moisés no planeta Terra. Espírito de grande luz que, com seus postulados, sua vida e seus "Dez mandamentos" ou "Decálogo" foi o detentor e o promulgador da " primeira revelação". É importante notar que o Deus de Moisés ainda se caracterizava como um Deus autoritário, punitivo e, portanto, digno de medo. Porém, não poderia ser de outra forma na condição evolutiva em que se encontrava o nosso planeta e os espíritos nela encarnados. Sua vida e seu exemplo podem ser considerados como primeiro exemplo de retidão moral e seu "decálogo" é considerado como a primeira manifestação divina de conduta moral enviada à nosso orbe.
A " segunda revelação", portanto, não poderia ser outra senão o encarne na Terra do excelso espírito, que na Terra, adotou o nome de Jesus, o Cristo. Seus ensinamentos, de moral insofismável, podem ser considerados como a mais sublime manifestação da teoria divina já pregados no planeta. Sua vida e sua moral são algo digno de um espírito de categoria superior. Jesus foi e sempre será o grande mestre e protetor de nosso planeta e, conseqüentemente, de nós.
Assim, a terceira revelação, não poderia ser outra senão o advento do Espiritismo no planeta Terra, codificado por Allan_Kardec. Ele, com sua moral inatacável, e seu instinto científico, conseguiu, no decorrer de sua vida, organizar os tópicos da doutrina, e, assim, lançar nova luz sob a humanidade, respondendo, portanto, muitíssimas de suas mais inquietantes perguntas.
http://www.geocities.com/athens/academy/6562/dic.html#t

____A lei do Antigo_Testamento teve em Moisés a sua personificação; a do Novo_Testamento tem-na no Cristo. O Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não tem a personificá-la nenhuma individualidade, porque é fruto do ensino dado, não por um homem, sim pelos Espíritos, que são as vozes do Céu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multidão inumerável de intermediários. É , de certa maneira, um ser coletivo, formado pelo conjunto dos seres do mundo espiritual, cada um dos quais traz o tributo de suas luzes aos homens, para lhes tornar conhecido esse mundo e a sorte que os espera. EVG 1/6 - EVG 1/9 - GNS Introdução e 1 todo - CSL 271 - FDI 15 - HNV 16, 19 e 22 - NINPG 394 - NLA 10 - NLI 1 - NSC 1 - vtb 1054, 1056, 2082 e 3327
____Trabalho de João Gonçalves Filho ESPIRITISMO (1019 )



____Jesus não trouxe à terra um sistema_religioso a mais. Ele teve por missão revelar Deus à Humanidade. O mundo já conhecia Deus na exteriorização de sua força, do seu poder, da sua inteligência, da sua sabedoria. Era necessário que o conhecesse através do seu amor, na intimidade, como Pai. Os profetas falaram de Deus através das imperfeições humanas. Jesus refletiu-o com fidelidade, porque não havia em sua alma imaculada mancha alguma que pudesse empanar o brilho da Divindade. VINÍCIUS em NPM 76 - NPM 90, 99 e 118 - LEP 1009 - EVG 1/4 - GNS 1/23 - CTNPG 259 - FDI 15 - VZG 26 - vtb 167, 773, 775, 1904 e 3327
____Trabalho de João Gonçalves Filho

____- JESUS (1616 )


Na Primeira Revelação temos o emprego da força e do temor, para arrancar os homens da idolatria e da submissão às divindades pagãs.
Na Segunda Revelação temos o emprego da fé e do amor, para libertar o espírito humano do apego aos formalismos da tradição, encaminhando-o à prática da fraternidade.
Na Terceira Revelação temos o emprego da verdade, que esclarece a fé através da razão, para que o homem possa amar compreendendo. O homem já não deve temer, nem apenas crer e amar, mas também e sobretudo saber porque crê e porque ama.
J. HERCULANO PIRES em HNV 19 - ANT 47 - COI 29 - CSL 271 - EVM1P 20 - FDI 15 - NSC 2 - PJS 62 - RVCPG 21 a 29 - USF 11 - vtb 773, 775, 1019, 1255, 1464, 1616 e 2739

Trabalho de João Gonçalves Filho - VERDADE( 3327)

____Repetimos ainda que o Supremo não quer impor ao homem uma verdade para a qual não está preparado. Há para todo o universo de Deus uma progressão ordenada, um desenvolvimento sistemático. Se os homens estivessem dispostos a receber as verdades de que falamos, o mundo seria abençoado por uma revelação tal como ainda não teve, desde os últimos raios de Verdade divina espalhados por sobre eles pelos anjos. Mas o mundo não está preparado, e só o pequeno número que obteve a sabedoria receberá agora o suco que as gerações dos séculos futuros absorverão com alegria.

[108 - páginas 248] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

____À medida que uma revelação de Deus se torna antiquada, é sepultada sob os erros do homem e extingue-se gradualmente, pois o que resta dela é de tal modo desfigurado, que o próprio homem, querendo examiná-la, nada mais encontra e pergunta como o velho Pilatos: “Onde está a verdade?” Então nasce uma revelação nova, superior à precedente. As aflições desse nascimento abalam a Terra, e os poderes do mundo espiritual combatem ao redor do seu berço. O túmulo e o ruído do refreamento são grandes!
Quando as nuvens começam a dissipar-se, os vigias, cujos olhos estão espiritualmente abertos para discernir os sinais dos tempos, eles que estão sobre as torres, percebem os primeiros brilhos e estão prontos a desejar o alegre despontar da aurora. “A alegria vem com a manhã!” “Cuidados e suspiros dissipam-se.” Os terrores da morte e “os poderes das trevas” passaram, mas não para todos.
Há homens para os quais a luz só é visível quando o Sol está no meridiano. Estes dormem, sem se importarem com a claridade que brilha sobre o mundo.
[108 - página 265] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

A TERCEIRA REVELAçãO SIMBOLIZA O RETORNO DO CRISTO À TERRA
A lei do Antigo Testamento teve em Moisés a sua personificação;
a do Novo Testamento tem-na no Cristo.
O Espiritismo é a Terceira Revelação da Lei de Deus, mas não tem a personificá-la nenhuma individualidade, porque é fruto do ensino dado, não por um homem, sim pelos Espíritos, que são as vozes do Céu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multidão inumerável de intermediários. É , de certa maneira, um ser coletivo, formado pelo conjunto dos seres do mundo espiritual, cada um dos quais traz o tributo de suas luzes aos homens, para lhes tornar conhecidos esse mundo e a sorte que os espera.
____Sabemos que:

a Lei de Deus foi expressa no Sinai a Moisés,
as Lições de Jesus em Israel
e a Terceira Revelação a Allan Kardec na França de 1857.
____Cada uma dessas revelações foi a expansão das ideias apresentadas anteriormente, obedecendo a inequívoca lei do progresso. Obviamente toda Revelação tem por característica a Verdade. Se for desmentida por fatos, deixa de ter origem Divina, pois Deus não se engana nem mente.
____Observemos que:

com Moisés temos o impacto da força e do temor, para arrancar os homens da idolatria (bezerro de ouro) e da submissão ao paganismo.
Com Jesus temos o exercício da fé e do amor, para livrar o homem do aguilhão dos formalismos, da tradição, inspirando-o à prática da fraternidade.
Com os Espíritos concretiza-se o emprego da verdade, que ilumina a fé pelo raciocínio, para que o espírito humano possa amar compreendendo sua transcendência. O homem já não deve temer, nem apenas crer e amar, mas também e, sobretudo saber para que crê e porque ama.
____Continuação.... item 08 ano de 2005 no site http://jorgehessen.net

____Tem razão Carlos Luiz Chiesa, espírita da Argentina, quando estabelece, em 3, as etapas da Terceira Revelação, consistindo:

A 1ª exatamente no desenrolar dos fenômenos_de_ordem_física, capazes de despertar os homens para as coisas do Espírito e de lhes patentear a sobrevivência_da_alma, que os anima. Os “raps” produzidos por intermédio de Kate_Fox, em Hydesville e “ os_fenômenos_das_mesas_girantes”, ocorridos em muitas partes do mundo, mas principalmente em Paris, na França, atingiram, em cheio, sua finalidade.
A 2ª etapa viria, logo depois, com a Codificação da Doutrina Espírita, graças ao missionário Allan Kardec, tarefa gigantesca que desempenhou, a contento, em virtude de seu bom senso, sua cultura humanística, sua moral elevada.
A 3ª agora se desenvolve, de estudo e complementação da obra de Kardec e, sobretudo, de aplicação dos postulados evangélicos na obra de redenção da Humanidade, atendendo-se aos postulados supremos da Doutrina, de Trabalho, Solidariedade e Tolerância, sem nos esquecermos, todavia, de que FORA DA CARIDADE NãO HÁ SALVAÇÃO.
[26 - página 49]

TRANSFORMAÇÃO
(Sociedade Espírita de Paris. Médium senhora Costel.)

____Venho falar-te, da coisa que mais importa, nesta época de crise e de transformação;

no momento em que as nações vestem a roupa viril,
no momento em que o céu descoberto vos mostra, flutuando nos espaços infinitos, os Espíritos daqueles que acreditáveis dispersos como moléculas ou servindo de pasto aos vermes;
neste momento solene, é necessário que, se armando da fé, o homem não caminhe mais às cegas nas trevas do personalismo e do materialismo.
____Como outrora os pastores, guiados por uma estrela, vieram adorar o Menino-Deus, é necessário que o homem, guiado pela brilhante aurora do Espiritismo, caminhe, enfim, para a Terra prometida da liberdade e do amor; é necessário que, compreendendo o grande mistério, saiba que o objetivo harmonioso da Natureza, seu ritmo admirável, são os modelos da Humanidade. Nessa espantosa diversidade que confunde os Espíritos, distingui a perfeita semelhança das relações entre as coisas criadas e os seres criados, e que essa poderosa harmonia vos inicie a todos, homens de ação, poetas, artistas, trabalhadores, à união na qual devem fundir-se os esforços comuns durante a peregrinação da vida. Caravanas assaltadas pelas tempestades e pelas adversidades, estendei-vos mãos amigas, e caminhai com os olhos fixos no Deus justo que recompensa, ao cêntuplo, aquele que tiver aliviado o fraco e o oprimido.

GEORGES.

[37 - página 204] -Allan Kardec - Junho/1861

____A TERRA PROMETIDA (Envio do Sr. Rodolphe, de Mulhouse.)

____O Espiritismo se levanta, sua luz fecunda vai logo iluminar o mundo; seu brilho magnífico protestará contra os ataques daqueles que estão interessados em conservar os abusos, e contra a incredulidade do materialismo. Aqueles que duvidam ficarão felizes por encontrarem, nesta doutrina nova, tão bela, tão pura, o_bálsamo_consolador que os curará de seu ceticismo, e torna-los-á aptos para se melhorarem e progredirem como todas as outras criaturas. Os privilegiados serão aqueles que, renunciando às impurezas da matéria, se lançarão, num vôo rápido, até os cumes das idéias mais puras, e procurarão se desmaterializar completamente.
____Povos! levantai-vos para assistir à aurora desta vida nova, que vem para vos regenerar; que vem, enviada por Deus, para vos unir numa santa comunhão fraternal. Oh! como serão felizes aqueles que, escutando esta voz bendita do Espiritismo, seguirão a sua bandeira, e cumprirão o apostolado que deve reconduzir os irmãos desviados pela dúvida, pela ignorância, ou embrutecidos pelo vício.
____Regressai, ovelhas desgarradas, regressai ao redil; levantai a cabeça, contemplai o vosso Criador, e rendei homenagem ao seu amor por vós. Rejeitai prontamente o véu que vos oculta o Espírito da Divindade; admirai toda a sua bondade; prosternai-vos com a face contra a terra, e arrependei-vos. O arrependimento vos abrirá as portas da felicidade:

as de um mundo melhor, onde reinam o amor mais puro,
a fraternidade mais estreita, onde cada um faz, da alegria do próximo, a sua alegria.
Não sentis que se aproxima o momento em que coisas novas vão surgir?
Não sentis que a Terra está em trabalho de parto?
Que querem esses povos que se movimentam, que se agitam, que se preparam para a luta?
Por que vão combater?
____Para quebrar as cadeias que detêm o vôo de sua inteligência, absorvem a sua seiva, semeiam a desconfiança e a discórdia, armam o filho contra o pai, o irmão contra o irmão, corrompem as nobres aspirações e matam o gênio. Ó liberdade! O independência! nobres atributos dos filhos de Deus, que dilatais o coração e elevais a alma, é por vós que os homens se tornam bons, grandes e generosos; por vós as nossas aspirações se voltam para o bem, por vós a injustiça desaparece, os ódios se extinguem, e a discórdia foge envergonhada, extinguindo seu facho, temendo que não a clareie os mais sinistros clarões.
____Irmãos! escutai a voz que vos diz:

Marchai! Marchai para esse objetivo que vedes despontar além!
Marchai para esse brilhante raio de luz que está diante de vós, como outrora a coluna luminosa diante do povo de Israel
ele vos conduzirá à verdadeira Terra Prometida, aquela onde reina a felicidade eterna, reservada aos puros Espíritos.
Armai-vos de virtudes
purificai-vos_de_vossas_impurezas, e então o caminho vos parecerá fácil, e o encontrareis juncado de flores
percorrê-lo-eis com um sentimento inefável de alegria, porque a cada passo compreendereis que vos aproximais do objetivo onde podereis conquistar as palmas eternas.
MARDOCHÉE (MARDOQUEU).

[37 - página 334] -Allan Kardec - Outubro/1861

DISERTAÇÕES E ENSINOS ESPÍRITAS
(Um Espírito israelita aos seus correligionários.)

Nossos leitores se lembram da bela comunicação que publicamos no número de março último, sobre a lei de Moisés e a lei do Cristo, assinada por Mardochée, obtida pelo Sr. R... de Mulhouse. Esse senhor obteve outras igualmente notáveis do mesmo Espirito e que publicaremos. A que damos adiante é de um outro parente e falecido há alguns meses. Foi ditada em três vezes diferentes.
A todos aqueles que conheci.
I

____Meus amigos,
____Sede Espíritas, a isto vos conjuro a todos. O Espiritismo é a lei de Deus: é a lei de Moisés aplicada à época atual.

Quando Moisés deu a lei aos filhos de Israel, ele a fez tal como Deus lha deu, e Deus apropriou-a aos homens daquele tempo;
mas depois os homens fizeram progresso;
melhoraram-se em todos os sentidos;
progrediram em ciência e em moralidade;
cada um deles sabe hoje se conduzir;
cada um deles sabe o que deve ao seu criador, ao seu próximo, a si mesmo.
____É preciso, pois, hoje, alargar as bases do ensinamento; é que o que a lei_de_Moisés vos ensinou não basta mais para fazer a Humanidade avançar, e Deus não quer que permaneçais sempre no mesmo ponto, porque o que era bom há 5000 anos não o é mais hoje. Quando quereis fazer vossos filhos avançarem e dar-lhes uma educação um pouco forte, os enviais sempre à mesma escola, onde não aprenderiam senão as mesmas coisas? Não; vós os enviais a uma escola superior. Pois bem! meus amigos, os tempos são chegados em que Deus quer que alargueis o quadro de vossos conhecimentos. O próprio Cristo, embora haja dado um passo adiante à lei mosaica, não disse tudo porque não teria sido compreendido, mas lançou as sementes que deveriam ser recolhidas e aproveitadas pelas gerações futuras. Deus, em sua bondade infinita, vos envia hoje o Espiritismo, cujas bases todas estão na lei bíblica e na lei evangélica, para vos elevar e vos ensinar a vos amar uns aos outros. Sim, meus amigos:

a missão do Espiritismo é extinguir todos os ódios de homem a homem, de nação a nação
é a aurora da fraternidade universal que se eleva
só com o Espiritismo podereis chegar a uma paz geral e durável.
____Levantai-vos, povos! Sede de pé porque eis Deus, o criador de todas as coisas que vos envia os Espíritos de vossos parentes, para vos abrir um novo caminho maior e mais largo do que
aquele que seguíeis ainda. Oh! meus amigos, não sejais os últimos a vos render à evidência, porque Deus descerá sua mão sobre os incrédulos e os endurecidos, que_deverão_desaparecer_de_cima_da_Terra, a fim de que não perturbem o reino do bem que se prepara. Crede nas advertências daquele que foi e que é sempre vosso parente e vosso amigo.
____Que os Israelitas tomem a dianteira!

Que arvorem, e sem tardar, a bandeira que Deus envia aos homens para reuni-los em uma só família;
armai-vos de coragem e de resolução;
não hesiteis;
não vos deixeis deter pelos retardatários que gostariam de vos reter falando-vos de sacrilégios.
____Não, meus amigos, não há sacrilégio, e lamentai aqueles que tentarem retardar a vossa marcha com semelhantes pretextos. A vossa razão não vos diz que não há nada de imutável neste mundo? Que só Deus é imutável, mas tudo o que ele criou deve seguir, e segue uma marcha progressiva, que nada pode deter, porque está nos desígnios do Criador. Tratai, pois, de impedir que a Terra não gire!

As instituições que eram magníficas há 5000 anos, são velhas hoje;
O objetivo que elas estavam destinadas a atingir está ultrapassado;
não podem mais bastar à sociedade atual quanto o que se chama na França o antigo regime, não poderia bastar à França de hoje.
____Um novo progresso se prepara, sem o qual todas as outras melhorias sociais estão sem bases sólidas; esse progresso é a fraternidade universal da qual o Cristo lançou as sementes e que germinam no Espiritismo.

Serieis, pois, os últimos a entrar neste caminho?
Não vedes que o velho mundo está num trabalho de parto para se renovar?
Lançai os olhos sobre o mapa, não digo da Europa, mas do mundo, e vede se todas as instituições caducas não caem uma a uma, e ficai seguros de que elas não se levantarão jamais. Por que isto?
____É que a aurora da liberdade se eleva e expulsa os despotismos de todas as espécies, como os primeiros raios do Sol expulsam as trevas da noite. Os povos estão cansados de ter sido inimigos; compreendem que sua felicidade está na fraternidade, e querem ser livres, porque não podem se melhorar, e se tornarem irmãos, senão quando estiverem livres.

Não reconheceis,à frente de um grande povo, um homem eminente que cumpre uma missão dada por Deus e prepara os caminho?
Não ouvis os ruídos do velho mundo que desmorona para dar lugar à era nova?
____Logo vereis surgir na cadeira de São Pedro um pontífice que proclamará os princípios novos, e essa crença, tornada a de todos os povos, reunirá todas as seitas dissidentes em uma única e mesma família. Estai, pois, prontos; arvorai, digo-vos, a bandeira deste ensinamento tão grande e tão santo, a fim de não serdes os últimos.
____Israelitas de Bordeaux e de Bayonne, vós que caminhais à frente do progresso, levantai-vos; aclamai o Espiritismo, porque é a lei do Senhor, e bendizei-o por vos trazer os meios para chegar, mais prontamente, à felicidade eterna, que está destinada aos eleitos.

II

____Meus amigos,
____Não fiqueis surpresos lendo esta comunicação. Ela vem de mim, Edouard Pereyre, vosso parente, vosso amigo, vosso compatriota. Fui bem eu quem a ditou a meu sobrinho Rodolphe, de quem tenho a mão para fazê-la escrever conforme a minha letra. Tomo esta pena para melhor vos convencer, porque é uma fadiga para o médium e para mim, o médium devendo seguir um movimento contrário àquele que lhe é habitual.
____Sim, meus amigos, o Espiritismoé uma nova revelação, e compreendeis a importância desta palavra em toda a sua acepção.

É uma revelação, uma vez que vos revela uma nova força da Natureza que não suspeitáveis, e no entanto ela é tão antiga quanto o mundo;
era conhecida por homens de elite de nossa nossa história religiosa, à época de Moisés, e foi por ela que recebestes os primeiros ensinamentos sobre os deveres do homem para com o seu criador, mas não deu senão o que era então compatível com os homens daquela época.
____Hoje, que o progresso está feito; que a luz se derrama sobre as massas, que a estupidez e a ignorância das primeiras idades começam dar lugar à razão e ao senso moral; hoje, que a idéia de Deus é compreendida por todos, ou todos ao menos da imensa maioria, se faz uma nova revelação, e ela se produziu simultaneamente entre todos os povos instruídos, se modificando, todavia, segundo o grau de seu adiantamento, e esta revelação vos disse que o homem não morre, que a alma sobrevive ao corpo, e que ela habita o espaço entre vós e ao vosso lado.
____Sim, meus amigos; consolai-vos quando perderdes um ser que vos é caro, porque não perdeis senão o seu corpo material; mas o seu Espírito vive em vosso meio para vos guiar, vos instruir e vos inspirar. Secai as vossas lágrimas, sobretudo se ele foi bom, caridoso e sem orgulho, porque então está feliz nesse mundo novo onde todas as religiões se confundem numa única e mesma adoração, banindo todos os ódios e todos os ciúmes de seitas. Também somos felizes quando podemos inspirar esses mesmos sentimentos aos homens que estamos encarregados de instruir, e a nossa maior felicidade é de vos ver reentrar num bom caminho, porque então abris a porta pela qual deveis vir juntar-se a nós. Perguntai ao médium quais são os sublimes ensinamentos que recebe de seu avô Mardochée; se segue a rota que lhe está traçada, e se prepara um futuro de felicidade; mas também, se faltasse aos seus deveres depois de um tal ensinamento, disso sofreria toda a responsabilidade, e seria para ele recomeçar, até que tenha convenientemente cumprido a sua tarefa.
____Sim, meus amigos, já vivemos corporalmente, e viveremos ainda; a felicidade de que gozamos não é senão relativa; há estados bem superiores àquele em que estamos, e aos quais não se chega senão por encarnações_sucessivas e progressivas em outros mundos; porque não creiais que, de todos os globos do Universo, a Terra seja o único habitado. Pobre orgulho do homem que crê que Deus não criou todos os astros senão para alegrar a sua visão! Sabei, pois, que todos os mundos são habitados, e, entre esses mundos, se soubésseis o lugar que a Terra ocupa, não teríeis razão para disso se glorificar! Se não fora cumprir a missão que nos foi dada para vos inspirar, e de vos instruir, quanto gostaríamos mais de ir visitar esses mundos e nos instruir a nós mesmos! Mas o nosso dever e as afeições nos ligam ainda à Terra; mais tarde, quando cedermos o lugar aos últimos que chegam, iremos tomar outras existências em mundos melhores, purificando-nos assim por graus até que cheguemos a Deus, nosso Criador. (Ver: Evolução Espiritual)
____Eis o Espiritismo; eis o que ele ensina e isto é a verdade que hoje podeis compreender e que deve vos ajudar a vos regenerar.
____Compreendei bem que todos os homens são irmãos, sejam eles negros ou brancos, ricos ou pobres, muçulmanos, judeus ou cristãos. Como devem, para progredir, renascer_várias_vezes, segundo a revelação que disso fez o Cristo, Deus permite que aqueles que os laços do sangue ou da amizade uniram, em existências anteriores, se reencontrem de novo sobre a Terra, sem se reconhecerem, mas em posições relativas às expiações que têm para suportar pelas suas faltas passadas;

de sorte que aquele que é vosso servidor pode ter sido vosso senhor, em uma outra existência;
O infeliz a quem recusastes assistência, talvez seja um de vossos antepassados do qual teríeis vaidade, ou um amigo que vos foi caro.
____Compreendei agora a importância deste mandamento do decálogo: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

Eis, meus amigos, a revelação que deve vos levar à fraternidade_universal, quando for compreendida por todos. Eis porque não deveis permanecer imutáveis em vosso princípios, mas seguir a marcha do progresso, traçada por Deus, sem jamais vos deter;
eis porque vos exortei a tomar nas mãos a bandeira do Espiritismo.
____Sim, sede Espíritas, porque é a lei de Deus, e lembrai-vos de que neste caminho está a felicidade, porque é o que conduz à perfeição. Eu vos sustentarei, eu e todos aqueles que conhecestes, que, como eu, agem no mesmo sentido.
____Que, em cada família se estude o Espiritismo, que, em cada família se formem médiuns, a fim de multiplicar os intérpretes da vontade de Deus; não vos deixeis desencorajar pelos entraves das primeiras provas: freqüentemente, elas estão cercadas de dificuldades e não são sempre sem perigo, porque não há recompensa ali onde não há um pouco de dificuldade. Todos podeis adquirir esta faculdade, mas antes de tentar obté-la,

estudai a fim de vos premunir contra os obstáculos
purificai-vos de vossas manchas
corrigi vosso coração e vossos pensamentos, a fim de afastar de vós os maus Espíritos
Orai sobretudo por aqueles que procuram vos obsidiar, porque é a prece que os converte e vos livra deles.
____Que a experiência de vossos antepassados vos aproveite e vos impeça de cair nas mesmas faltas!
____Continuarei as minhas instruções.

III

____A religião israelita foi a primeira que emitiu, aos olhos dos homens, a idéia de um Deus espiritual. Até então os homens adoravam:

uns o Sol,
outros a Lua
aqui o fogo,
ali, os animais
mas a idéia de Deus não estava representada, em nenhuma parte, em sua essência espiritual e imaterial.
____Moisés chegou; trouxe uma lei nova que transtornava todas as idéias recebidas antes dessa época. Tinha que lutar contra os sacerdotes egípcios que entretinham os povos na ignorância
mais absoluta, na escravidão mais abjeta; e esses sacerdotes, que retiravam desse estado de coisas um poder ilimitado, não podiam ver sem temor a propagação de uma fé nova, que vinha destruir os alicerces de seu poder, e ameaçava derrubá-los. Essa fé trazia consigo a luz, a inteligência e a liberdade de pensar; era uma revolução social e moral. Também os adeptos dessa fé, que eram recrutados entre todas as classes do Egito, e não somente entre os descendentes de Jacó, como foi dito por erro, eram perseguidos, acuados, submetidos aos mais duros vexames, e, enfim, expulsos do país, como infestando a população com idéias subversivas e anti-sociais. Sempre foi assim, todas as vezes que um progresso aparece no horizonte e brilha sobre a Humanidade; as mesmas perseguições e os mesmos tratamentos acompanham os inovadores, que lançam sobre o solo da nova geração os germes fecundos do progresso da moral; porque toda inovação progressiva, levando à destruição de certos abusos, necessariamente, tem por inimigos todos aqueles que estão interessados na manutenção desses abusos.
____Mas Deus Todo-Poderoso, que conduz com a sua sabedoria infinita os acontecimentos de onde deve jorrar o progresso, inspirou Moisés; deu-lhe um poder que nenhum homem tivera, e pela irradiação desse poder, cujos efeitos feriam os olhos mais incrédulos, Moisés adquiriu uma imensa influência sobre uma população que, confiando cegamente em seu destino, cumpriu um dos milagres cuja impressão deveria se perpetuar de geração em geração, como uma lembrança imperecível do poder de Deus e de seu profeta.
____A passagem do Mar Vermelho foi o primeiro ato de libertação desse povo:

mas a sua educação estava para ser feita;
era necessário domá-lo pela força do raciocínio e pelos milagres freqüentemente renovados;
era necessário lhe inculcar a fé e a moral;
era necessário ensinar-lhe a colocar a sua força e sua confiança num Deus criador, ser infinito, imaterial, infinitamente bom, infinitamente justo, e os quarenta anos de prova pelas quais passou, no deserto, no meio das privações, dos sofrimentos, e das vicissitudes de todas as espécies, os exemplos de insubordinação que foram tão severamente reprimidos, por uma justiça providencial, tudo isso contribuiu para desenvolver nele a fé nesse ser todo-poderoso, do qual cada dia ele experimentava ora a mão benfazeja, ora a mão severa que pune aquele que a desafia.
____Sobre o Monte Sinai ocorreu essaprimeira revelação, esse brilhante mistério que espantou o mundo, o subjugou, e difundiu sobre a Terra os primeiros benefícios de uma moral que livrava o Espírito das opressões da carne e de um despotismo embrutecedor; que colocava o homem acima da esfera dos animais, e que dele fazia um ser superior, capaz de se elevar pelo progresso à suprema inteligência.
____Os primeiros passos desse povo que confiara seu destino ao homem de Deus, foram entravados por guerras, cujos efeitos deveriam ser o germe fecundo de uma renovação social entre as populações que combatia. O judaísmo se tornou o foco da luz, da inteligência e da liberdade, e a irradiação de um clarão brilhante sobre todas as nações vizinhas, nas quais provocava a hostilidade e o ódio. Esse resultado imediato estava nos desígnios de Deus, sem isso o progresso teria sido muito lento; e, ao mesmo tempo que essas guerras fecundavam os germes do progresso, eram um ensinamento para os Judeus, dos quais reanimava a fé.
____Esse povo, tirado de entre um outro povo, que se confiara sem reflexão à condução de um homem que o espantara por um poder miraculoso, esse povo tinha, pois, uma missão, era um povo predestinado. Não foi sem razão que foi dito: ele cumpria uma missão da qual não se dava conta, nem ele, nem os outros povos; ia cegamente, executando sem compreendêlos, os desígnios da Providência. Essa missão árida foi cumprida com fel e amargura; esses apóstolos sofreram todos os estragos possíveis, foram perseguidos, atormentados, lapidados e dispersados, e, por toda parte, levavam com eles essa fé viva e inteligente, essa confiança em seu Deus, do qual tinham medido o poder, experimentado a bondade, e do qual aceitavam as provas que deveriam trazer sobre a Humanidade os benefícios da civilização.
____Eis esses apóstolos obscuros, achincalhados, desprezados; eis os primeiros pioneiros da liberdade; sofreram bastante desde a sua saída do Egito até os nossos dias?
____A hora de sua reabilitação não tardará a soar para eles, e um dia que não está longe saudará esses primeiros soldados da civilização moderna com reconhecimento e veneração, e se renderá justiça aos descendentes dessas antigas famílias que, inabaláveis em sua fé, a levaram como dote em todas as nações, onde Deus permitiu que fossem dispersadas.
____Quando Jesus_Cristo apareceu, era ainda um enviado de Deus; era um novo astro que aparecia sobre a Terra, como Moisés de quem retomou a missão para continuá-la, desenvolvê-la e apropriá-la ao progresso realizado, e ele mesmo estava destinado a sofrer essa morte ignominiosa da qual os Judeus prepararam os caminhos, conduziram as circunstâncias, e cujo crime foi cometido pelos Romanos. Mas cessai, pois, de considerar a história dos povos, e dos homens, como a considerastes até este dia. Em vosso orgulho, imaginais que foram eles que conduziram os acontecimentos que mudaram a face do mundo e vos esqueceis de que há um Deus no Universo, que rege essa admirável harmonia e cuja lei suportais, crendo impô-la vós mesmos. Olhai, pois, a história da Humanidade de um ponto mais elevado; abarcai um horizonte mais vasto, e notai que tudo segue um sistema único; a_
lei_do_progresso, em cada século, e não cada dia, vos faz dar um passo.
____Jesus Cristo foi, pois,a segunda fase, a segunda revelação, e seus ensinos levaram dezoito séculos para se difundirem, para se vulgarizar; julgai por aí se o progresso é lento, e o que deveriam ser os homens quando Moisés trouxe ao mundo a admirável idéia de um Deus Todo-Poderoso, infinito e imaterial, cujo poder se fazia visível para esse povo, a quem sua missão levou tantos espinhos e sarças. O progresso não se efetua, pois, sem dificuldade; é às suas custas, pelos seus sofrimentos e suas cruéis vicissitudes que a Humanidade aprende o objetivo de seu destino, e o poder daquele ao qual ela deve por existir.
____O cristianismo, foi, pois, o resultado da segunda revelação.

Mas essa doutrina, da qual o Cristo trouxera e desenvolvera a sublime moral, foi compreendida em sua admirável simplicidade?
Jamais a fizeram desviar de seu objetivo?
Jamais dela se abusou para fazê-la servir de instrumento ao despotismo, à ambição e à cupidez?
Em uma palavra, todos aqueles que se dizem cristãos o são segundo o seu fundador?
____Não; eis porque eles também devem passar pelo alambique da infelicidade que tudo purifica. A história do cristianismo é muito moderna para dela contar todas as peripécias; mas, enfim, o objetivo está quase para ser alcançado, e a nova aurora vai se levantar que, por meios diferentes, vai nos fazer caminhar com um passo mais rápido nesse caminho onde necessitastes de seis mil anos para chegar.

O Espiritismo é o acontecimento de uma era que verá se realizar essa revolução nas idéias dos povos;
porque o Espiritismo destruirá essas prevenções incompreendidas, esses preconceitos sem causas que acompanharam e seguiram os Judeus em sua longa e penosa peregrinação;
compreender-se-á que sofreram um destino providencial, do qual foram os instrumentos, tudo como aqueles que percebiam com seu ódio o faziam compelidos pelo mesmo poder, cujos secretos desígnios devem se cumprir pelos caminhos misteriosos, ignorados.
____Sim, o Espiritismo é a terceira revelação; revela-se a uma geração de homens mais avançados, tendo mais nobres aspirações, aspirações generosas e humanitárias, que devem concorrer para a fraternidade universal. Eis o novo objetivo dado por Deus aos vossos esforços, mas esse resultado, como aqueles alcançados até este dia, não se alcançará sem dores e sem sofrimentos, que aqueles que se sentem com coragem de ser-lhe os apóstolos se levantem, que ergam a voz, que falem alto e claro, que exponham suas doutrinas, que ataquem os abusos, que mostrem seu objetivo. Esse objetivo não é uma brilhante miragem que perseguis em vão; esse objetivo é real, vós o esperais na época assinalada por Deus. Ela esteja talvez distante, mas está lá, assinalada; não temais, ide apóstolos do progresso, marchai audaciosamente, a fronte alta e o coração resignado. Tendes por sustentáculo uma doutrina pura, isenta de todo mistério, apelando às mais belas virtudes da alma, sobrevivendo à morte e aos suplícios. Eis, meus amigos, o objetivo revelado. Quais serão os apóstolos, direis, e como os reconheceremos?

Deus se encarrega de vos fazê-los conhecer pelas missões que lhes serão confiadas e que cumprirão.
Reconhecê-los-eis pelas suas obras, mas não pelas qualidades que se atribuirão.
Aqueles que recebem missões do alto as cumprem, mas não se glorificam com isso;
porque Deus escolhe os humildes para difundir a sua palavra, e não os ambiciosos e os orgulhosos.
____Por esses sinais reconhecereis os falsos profetas.

Edouard PEREYRE.

[37 - página 296] -Allan Kardec - Setembro/1861 Documentário - A Terceira Revelação - A Morte Não Existe

http://www.youtube.com/watch?v=ORFvGQbAR3A

Nenhum comentário:

Postar um comentário