Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 11 de junho de 2016

Missão do Homem Inteligente na Terra

Missão do Homem Inteligente na Terra

1) O que significa missão?

Missão – do lat. missione – significa função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo; incumbência.

2) Qual a definição de homem?

Homem – do lat. homine -, qualquer indivíduo pertencente à espécie animal que apresenta maior grau de complexidade na escala evolutiva; o ser humano.

3) O que é a inteligência?

Inteligência – do lat.Intelligentia –, faculdade de aprender, apreender ou compreender.

4) Quais são os limites do saber?

O saber, que obtemos, tem limites estreitos. Se não nos for dada a oportunidade de usá-lo, ele ficará confinado a nós mesmos. Pergunta: como desenvolver a inteligência, se ela está ociosa? Observação: há muitas pessoas que adquirem conhecimentos numa determinada área; depois, nunca mais usam o que aprenderam.

5) Devemos nos envaidecer do que sabemos?

Não. As oportunidades para desenvolvermos a inteligência, numa dada direção, são oferecidas pelos benfeitores espirituais. Os professores, colocados em nosso caminho, ensinam-nos a: elaborar conexões, relacionar causa e efeito, resolver problemas de matemática e construir máquinas. Exercitando a inteligência, ela vai se ampliando: do simples chegamos ao complexo; do conhecido ao desconhecido. Porém, surgem, também, os desmandos intelectuais, quando nos colocamos acima do Criador.

6) A inteligência é um instrumento para uma missão?

Sim. Todo o homem possui uma missão, grande ou pequena, no planeta Terra. A diversidade de aptidões direciona-nos ao campo de atividade que se coaduna com nossa vocação. A escolha de uma profissão, quando bem refletida, revela os anseios divinos com relação ao nosso desenvolvimento intelectual e moral. Embora não exista a fatalidade, há um determinismo que guia os nossos passos, fruto de nossa escolha, quando desencarnados.

7) Qual a missão do homem inteligente?

Se Deus, na sua infinita bondade, concedeu-nos a oportunidade de renascermos num meio em que possamos desenvolver a nossa inteligência, é para que a utilizemos em nosso benefício e dos nossos semelhantes. A inteligência desenvolvida é um talento com finalidade útil nas mãos das criaturas, para que estas ajudem àqueles que têm uma inteligência menos desenvolvida, objetivando fazer com que se aproximem, cada vez mais, do Criador.

8) O que indica a natureza de um instrumento?

Indica o fim pelo qual foi criado. Uma enxada foi criada para cavoucar a terra, capinar o mato ou fazer reboco. Usada para outro fim, desviou-se de sua natureza.

7) O que acontece quando o instrumento se desvia de sua natureza?

Sofrerá correções. Em se tratando do ser humano, as correções estão fundamentas na lei de ação e reação.

8) A inteligência pode destruir a ideia de Deus?

Não. Se a inteligência é criação de Deus, como pode se insurgir contra o seu Criador?

9) Quais são as recompensas pelo bom uso da inteligência?

O Espírito Ferdinando, em mensagem transcrita no cap. VII de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, diz-nos que a inteligência é rica de méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada; se todos os homens dotados se servissem dela segundo os desígnios de Deus, a tarefa dos Espíritos seria fácil no sentido de a humanidade avançar. Infelizmente, muitos abusam desta e de outras faculdades, sendo causa de orgulho e de perdição para si mesmos.

10) Qual a síntese deste estudo?

Valorizemos a nossa existência. Apliquemos todos os nossos recursos pessoais no engrandecimento de nossa inteligência, a fim de melhor servir àqueles que nos rodeiam.

Extraído de: "Missão do Homem Inteligente na Terra", item 13, do capítulo VII de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec.

(Reunião de 23/06/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário