Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 11 de junho de 2016

MISSÃO DO HOMEM INTELIGENTE NA TERRA


MISSÃO DO HOMEM INTELIGENTE NA TERRA:

( ALLAN KARDEC, Item 13, Cap VII - Bem-Aventurados os Pobres de Espírito, O Evangelho Segundo O Espiritismo )


" Não vos ensoberbais do que sabeis, porquanto esse saber tem limites muito estreitos no mundo em que habitais. Suponhamos sejais sumidades em inteligência neste planeta:  nenhum direito tendes de envaidecer-vos. Se Deus, em seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, é que quer a utilizeis para o bem de todos; é uma missão que vos dá, pondo-vos nas mãos o instrumento com que podeis desenvolver, por vossa vez, as inteligências retardatárias e conduzi-las a ele. A natureza do instrumento não está a indicar a que utilização deve prestar-se? A enxada que o jardineiro entrega a seu ajudante não mostra a este último que lhe cumpre cavar a terra? Que diríeis, se esse ajudante, em vez de trabalhar, erguesse a enxada para ferir o seu patrão? Diríeis que é horrível e que ele merece expulso. Pois bem:  não se dá o mesmo com aquele que se serve da sua inteligência para destruir a idéia de Deus e da Providência entre seus irmãos? Não levanta ele contra o seu senhor a enxada que lhe foi confiada para arrotear o terreno? Tem ele direito ao salário prometido? Não merece, ao contrário, ser expulso do jardim? Sê-lo-à, não duvideis, e atravessará existência miseráveis e cheias de humilhações, até que se curve diante daquele a quem tudo deve.

A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas, sob a condição de ser bem empregada. Se todos os homens que a possuem dela se servissem de conformidade com a vontade de Deus, fácil seria, para os Espíritos, a tarefa de fazer que a Humanidade avance. Infelizmente, muitos a tornam instrumento de orgulho e de perdição contra si mesmos. O homem abusa da inteligência como de todas as suas outras faculdades e, no entanto, não lhe faltam ensinamentos que o advirtam de que uma poderosa mão pode retirar o que lhe concedeu. FERDINANDO, Espírito protetor ( Bordéus, 1868 ) ".


Boa noite amigos! Sejam bem-vindos mais um dia, ao nosso simples mais amado bloggue, que muito ainda tenho que organizar. Mais tudo que escrevo aqui é com carinho e muito amor e o planejamento e o estudo dos temas vêm do fundo do coração.

Amo de coração essa Doutrina tão edificante, que nos explica o por que de tantos acontecimentos no mundo, amo o Evangelho Segundo o Espiritismo, companheiro de todas as horas; isso não significa que consigo colocar em prática todos  os ensinamentos de Jesus. Na verdade eu tento e me esforço muito, somos ainda muito imperfeitos, estamos nesse mundo em aprendizado constante. Então que possamos dar o melhor de nós em benefício da humanidade, começando na primeira escola da vida, que é o lar.

Esse texto mostra que Jesus é o maior exemplo de humildade e misericórdia.

Devemos ser simples e não se sentir envaidecido por uma virtude que Deus nos deu, podendo ser retirado a qualquer momento.

Todos nós temos o conhecimento e devemos ser fraternos com todos, como por exemplo:  ouvir o outro à noite pelo telefone, tendo paciência.

Nunca exibir o nosso conhecimento porque estará humilhando aqueles que ainda não chegaram lá, não exibir o diploma!

O texto quer mostrar, ao meu ver, que os pobres de espírito, são as pessoas modestas, as que não mostram o que sabem, nunca dizem o que tem. É aquele que é humilde, ou seja, é simples no falar, sincero e franco; sem ostentação no saber, não gosta de bajulação, não gosta de ser "paparicado", cala-se, não gosta de injustiças.

As virtudes distinguem os homens uns dos outros.

Só seremos felizes promovendo a felicidade dos outros.

Aqui é um espaço que qualquer amigo pode discordar do meu pensamento, ninguém é dono da verdade, podendo escrever suas opiniões, discordando para trocarmos idéias. E assim ajudaremos uns aos outros.

Uma boa noite de paz e harmonia, e saúde, que é o que precisamos para dar prosseguimento a nossa caminhada terrena e espiritual.

Com carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário