Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 19 de junho de 2016

Como o Espiritismo vê a ressurreição? O Juízo Final?

Como o Espiritismo vê a ressurreição? O Juízo Final?

A ressurreição é do espírito e não do corpo; é o espírito imortal que, após a morte e transformação do corpo físico, ressurge e se manifesta aos que ficaram no mundo, comprovando sua sobrevivência e a conservação da sua individualidade.

Para cada espírito, ao fim de uma encarnação, de uma vida corpórea, tem lugar uma análise dos feitos e avaliação de resultados, quanto ao progresso ou não de seu intelecto e seu comportamento moral. Depois desse “juízo individual”, o espírito volta a encarnar, para continuar o seu labor evolutivo.

Prevê-se, porém, que haverá, um dia, um final de ciclo evolutivo para toda a população terrena; será um “juízo final”, isto é, uma avaliação geral dos que, no planeta, acompanharam ou não o progresso previsto e possível, dentro de determinado período. A Terra, então, passará de planeta de provas e expiações a planeta de regeneração, justamente porque seus habitantes terão evoluído intelectual e moralmente.

Quando este juízo final se dará? A respeito daquele dia e hora, “ninguém sabe”, informou Jesus no sermão profético (Mt. 24:42) “nem os anjos do céu” (os mensageiros espirituais) “nem o filho do homem” (o próprio Jesus, que assim se denominava), “senão somente o Pai” (Deus); isto porque dependerá do livre arbítrio das criaturas, que poderão apressar ou retardar o acontecimento.