Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Aquele que se eleva será rebaixado

Aquele que se eleva será rebaixado
-------------------------------------------------------------------

A - Texto de Apoio:

Por essa ocasião, os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: "Quem é o maior no reino dos céus?" - Jesus, chamando a si um menino, o colocou no meio deles e respondeu: "Digo-vos, em verdade, que, se não vos converterdes e tornardes quais crianças, não entrareis no reino dos céus. - Aquele, portanto, que se humilhar e se tornar pequeno como esta criança será o maior no reino dos céus - e aquele que recebe em meu nome a uma criança, tal como acabo de dizer, é a mim mesmo que recebe." (S. MATEUS, cap. XVIII, vv. 1 a 5.)
Então, a mãe dos filhos de Zebedeu se aproximou dele com seus dois filhos e adorou, dando a entender que lhe queria pedir alguma coisa. - Disse-lhe ele: "Que queres?" "Manda, disse ela, que estes meus dois filhos tenham assento no teu reino, um à sua direita e o outro à sua esquerda." - Mas, Jesus respondeu, "Não sabes o que pedes; podeis vós ambos beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos." - Jesus lhes replicou: "É certo que bebereis o cálice que eu beber; mas, pelo que respeita a vos sentardes à minha direita ou à minha esquerda, não me cabe a mim vo-lo conceder; isso será para aqueles a quem meu Pai o tem preparado." - Ouvindo isso, os dez outros apóstolos se encheram de indignação contra os dois irmãos. - Jesus, chamando-os para perto de si, lhes disse: "Sabeis que os príncipes das nações as dominam e que os grandes os tratam com império. - Assim não deve ser entre vós; ao contrário, aquele que quiser tornar-se o maior, seja vosso servo; - e, aquele que quiser ser o primeiro entre vós seja vosso escravo; - do mesmo modo que o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de muitos." (S. MATEUS, capítulo XX, vv. 20 a 28.)

Jesus entrou em dia de sábado na casa de um dos principais fariseus para aí fazer a sua refeição. Os que lá estavam o observaram. - Então, notando que os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola, dizendo: "Quando fordes convidados para bodas, não tomeis o primeiro lugar, para que não suceda que, havendo entre os convidados uma pessoa mais considerada do que vós, aquele que vos haja convidado venha a dizer-vos: dai o vosso lugar a este, e vos vejais constrangidos a ocupar, cheios de vergonha, o último lugar. - Quando fordes convidados, ide colocar-vos no último lugar, a fim de que, quando aquele que vos convidou chegar, vos diga: meu amigo, venha mais para cima. Isso então será para vós um motivo de glória, diante de todos os que estiverem convosco à mesa; - porquanto todo aquele que se eleva será rebaixado e todo aquele que se abaixa será elevado." (S. LUCAS, cap. XIV, vv. 1 e 7 a 11.)

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Por que é necessário tornar-se igual a uma criança para se "entrar no reino dos céus"?

2 - Por que Jesus nos aconselha a ocupar os últimos lugares?

3 - Qual o sentido da expressão: "Aquele que se eleva será rebaixado"?


Aquele que se eleva será rebaixado - Conclusão Voltar ao estudo

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
Sala Virtual Evangelho

-------------------------------------------------------------------
EESE035b - Cap. VII - Itens 3, 4 e 5
Tema: Aquele que se eleva será rebaixado
-------------------------------------------------------------------

A - Conclusão do Estudo:

A verdadeira grandeza se afirma pela humildade, condição necessária para a conquista da felicidade. O orgulho e o egoísmo são sentimentos que nos distanciam de Deus.

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Por que é necessário tornar-se igual a uma criança para se "entrar no reino dos céus"?

Porque a criança simboliza a simplicidade e a pureza de coração, não tendo pretensões de superioridade ou infalibilidade e, nos assemelhando a ela, com essas carascterísticas, alcançaremos o reinos dos céus.

Não é ser criança, mas semelhantes a mesma.

2 - Por que Jesus nos aconselha a ocupar os últimos lugares?

Porque, quando pretendemos os primeiros lugares, manifestamos nossos sentimentos presunçosos de superioridade; sentimentos estes contrários à prática da humildade.

A verdadeira grandeza se afirma pela humildade.

3 - Qual o sentido da expressão: "Aquele que se eleva será rebaixado"?

Os que se elevam pela fortuna, títulos e glórias, morrendo, chegam no plano espiritual desprovidos de tudo, conservando apenas o orgulho que torna sua posição ainda mais humilhante.

Aquele que se humilha será exaltado e aquele que se eleva será rebaixado.