Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Aliança da Ciência com a Religião

Aliança da Ciência com a Religião



INTRODUÇÃO

A Ciência e a Religião são a base do progresso do ser humano. A Ciência ensina as leis do mundo material e a religião revela as leis do mundo moral. Uma ajuda a outra. E a proposta do Espiritismo é que as duas caminhem juntas, sem conflitos. A Ciência deve considerar e observar o elemento espiritual e a Religião, conhecer a Ciência.

Evangelho Segundo Espiritismo para a Infância e Juventude. Vol 1.


PERGUNTAS


*O que é uma aliança?

*O que é ciência? ( Deixar que falem o que vier a mente: cientistas, laboratórios, medicamentos...)

*O que você entende por religião? (Explicar a diferença entre a religião e a Doutrina: A religião foi criada pelos homens a Doutrina pelos espíritos).

* Por que a Ciência e Religião, até o momento, não puderam se entender? (Cada uma acha que está com a razão, cada uma vê as coisas do seu ponto de vista)

*Os cientistas admitem Deus?

* É possível uma união entre as duas? Como? (Através do Espiritismo)

* Qual a condição espiritual de um ser que veio exercer a medicina na Terra? (Seu comprometimento, grau, responsabilidade, formação...)

*Qual o limite entre a medicina e a estética? Qual a visão do lado espiritual sobre essa questão tão atual?

*Como um médico pode unir a ciência e a religião no seu trabalho? (Ex:Através de orações)

*Como os espíritos podem atuar no campo da ciência?

*Existem milagres?

*Por que se descobrem medicamentos para curar determinadas doenças e outras não? (Como ficaria nossos pagamentos de dívidas, se tívessemos a cura para tudo?).

* O que é a depressão? Ela existe mesmo? Qual o remédio?






REFLEXÃO sobre as seguintes frases:

*Os cientistas dizem que são oito os palnetas do sistema solar, pois plutão foi excluído por ser o menor e o mais distante. Como a ciência pode comprovar isso?
Fazer a leitura do Capítulo III do Evangelho - Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai.

*A origem do Big Bang (desenvolvimento inicial do universo). Como surgiu? Foi através de uma explosão mesmo? Como a ciência pode comprovar?

*O Mapa Mundi é exatamente como aprendemos na escola?



Perguntar se eles sabem mais exemplos.



Os avanços da Ciência aproximam-na da Religião.

1)Estudo realizado com 232 pacientes operados do coração na Dartmounth Medical School mostrou um percentual de cura dos pacientes religiosos três vezes superior ao dos que não manifestavam interesse pela religião. Outra pesquisa, realizada no North Carolina Hospital, demonstrou que a depressão e as doenças físicas têm incidência menor em pessoas que freqüentam regularmente a igreja. (Fevereiro/1997.)

2)Pesquisa realizada com 50 estudantes de Direito dos Estados Unidos, conduzida por Suzanne
Segerstrom, da Universidade de Kentucky, revela que o otimismo pode fortalecer o sistema
imunológico ou, pelo menos, reduzir os efeitos do estresse. (Julho/1998.)

3)A principal causa de agressividade das crianças, segundo o pesquisador americano Robert Blum, da Universidade de Minnesota, é a falta de amor. Blum baseia essa conclusão numa pesquisa feita com doze mil meninos, a pedido da Clínica Mayo, e é apoiado pelos psicanalistas Fritz Redl e David Wineman. (Junho/1999.)

Fonte: www.oconsolador.com.br/3/especial.html



Para casa:

Pesquisar sobre o tema:

Os avanços da ciência aproximam-na da religião.



Aliança da Ciência com a Religião.

8 – A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana. Uma revela as leis do mundo material, e a outra as leis do mundo moral. Mas aquelas e estas leis, tendo o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se. Se umas forem à negação das outras, umas estarão necessariamente erradas e as outras certas, porque Deus não pode querer destruir a sua própria obra. A incompatibilidade, que se acredita existir entre essas duas ordens de idéias, provém de uma falha de observação, e do excesso de exclusivismo de uma e de outra parte. Disso resulta um conflito, que originou a incredulidade e a intolerância.

São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo devem receber o seu complemento; em que o véu lançado intencionalmente sobre algumas partes dos ensinos deve ser levantado, em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, deve levar em conta o elemento espiritual; e em que a Religião, deixando de desconhecer as leis orgânicas e imutáveis, essas duas forças, apoiando-se mutuamente e marchando juntas, sirvam uma de apoio para a outra. Então a Religião, não mais desmentida pela Ciência, adquira uma potência indestrutível, porque estará de acordo com a razão e não se lhe poderá opor a lógica irresistível dos fatos.

A Ciência e a Religião não puderam entender-se até agora, porque, encarando cada uma as coisas do seu ponto de vista exclusivo, repeliam-se mutuamente. Era necessária alguma coisa para preencher o espaço que as separava, um traço de união que as ligasse. Esse traço está no conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo corporal, leis tão imutáveis como as que regulam o movimento dos astros e a existência dos seres. Uma vez constatadas pela experiência essas relações, uma nova luz se fez: a fé se dirigiu à razão, esta nada encontrou de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido.

Mas nisto, como em tudo, há os que ficam retardados, até que sejam arrastados pelo movimento geral, que os esmagará, se quiserem resistir em vez de se entregarem. É toda uma revolução moral que se realiza neste momento, sob a ação dos Espíritos. Depois de elaborada durante mais de dezoito séculos, ela chega ao momento de eclosão, e marcará uma nova era da humanidade. São fáceis de prever as suas conseqüências: ela deve produzir inevitáveis modificações nas relações sociais, contra o que ninguém poderá opor-se, porque elas estão nos desígnios de Deus e são o resultado da lei do progresso, que é uma lei de Deus.

Allan Kardec – O Evangelho Segundo O Espiritismo – Aliança da
Ciência Com A Religião – item 8.


By Soraia Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário