Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

A NOVA ERA – SÃO CHEGADOS OS TEMPOS

VIII CONGRESSO NACIONAL DE ESPIRITISMO
Victor Manuel Pereira de Passos

 


TEMA - A NOVA ERA – SÃO CHEGADOS OS TEMPOS
SUB-TEMA – GÉNESE DOS NOVOS TEMPOS



Associação Paz e Amor de Viana do Castelo
Autor: Victor Manuel Pereira de Passos
Apresentador: Victor Manuel Pereira de Passos

Projecção e Aúdio

INTRODUÇÃO


Allan Kardec
O codificador do Espiritismo

“Na concessão genésica da mudança, estará sempre presente, a base moral, intelectual e espiritual,” cravo

O Espiritismo é acima de tudo, mais do que uma Filosofia, Religião e Ciência. É o Consolador prometido e tem em si uma concepção de consolidação dos valores da vida e lucidez de conceitos, permitindo-nos, desmistificar e esclarecer todo e qualquer fenómeno, retirando-lhe o acaso de circunstância o sobrenatural e o milagre, justificando-o pela razão e bom senso.

Essa mesma razão, ressalta de um Código de Esclarecimento, que nos foi legado pelos Espíritos Superiores e descodificado por Allan Kardec, e tendo como exemplo a Mestre Jesus.

Existe uma parte da Humanidade, que assumida pela materialidade, se entrega ao Nilismo, logo à negação de Deus e de tudo que se lhe consagra, tudo acaba aqui para eles! Mas se eles pensam dessa forma, existem também os que acreditando N`Ele, o tomam a seu jeito e ideologia, acreditando num céu e Inferno, mas mesmo alguns Irmãos sendo Espíritas, se sentem dúvios e entendem que a vinda dos novos tempos, será a mudança do Mundo na sua materialidade, na sua concessão física, e que o ano já lhe está consagrado!? Mas isso é puro engano, os novos tempos são chegados, mas numa visão que nada tem de catastrófico como se faz crer pelas asservativas da alusão à letra das Sagradas Escrituras.

Mas será que o Mundo vai acabar? É o juízo final? Mas se somos diferentes, para onde vamos?

No Livro Obras Postumas de Allan Kardec, numa das comunicações sobre a Regeneração da Humanidade extraí-se isto:

“Todas as Escrituras encerram grandes verdades, sob o véu da alegoria, e extraviaram-se os comentadores, que ficaram restritos à letra. Faltou-lhes a chave para compreender o verdadeiro sentido, a qual está nas descobertas da ciência e nas leis do mundo invisível, que o Espiritismo veio revelar. Doravante, com o auxílio desses novos conhecimentos, o que era obscuro se tornará claro e inteligível." (25 de abril de 1866. Paris. Resumo das comunicações transmitidas pelos Srs. M... e T... em estado sonambúlico.)

A Doutrina Espírita veio trazer a lucidez a estas mudanças, vamos fazer uma visão espírita da “Génese dos Novos Tempos”.

A GÉNESE DOS NOVOS TEMPOS

Em mensagem transmitida em 1862, constante de O Evangelho segundo o Espiritismo de Allan Kardec, o Espírito de Verdade observa; "Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade."

Nós diremos que decorrem os processos da transformação, indo ao encontro dos novos tempos e que em nada irão derrogar a Lei, mas apenas dar-lhe sequência, pois a Lei do Progresso, tal como todas as Leis de Deus são imutáveis e infinitamente justas.

A Terra é um planeta de provas e expiações, na verdade o seu habitat tem na sua génese, um plano onde o mal suplanta o bem, pois o orgulho e egoísmo são factores acentuados em toda a Orbe e claro, daí o espectro das dores e aflições anunciadas. No entanto estas mesmas dores não podem ser vistas com mau augúrio, mas sim, como a preparação para dias melhores.

Podemos dizer que a génese dos novos tempos, tem alguns pólos estruturais, para que ela restabeleça a ordem da disposição moral, intelectual e espiritual de forma a fazer vencer a nova era, são; Reencarnação; Reforma Íntima; Reforço Espiritual.

REENCARNAÇÃO

Ao contrário do que se possa pensar, não será a terra a mudar, mas o seu espaço fluídico moral. A terra fisicamente, se altera pelos elementos que a compõe, mas o estágio evolutivo de mudança são os espíritos que o fazem, no uso natural do seu livre-arbítrio.

A Reencarnação é ponto vital da viragem, como?! Através da emigração e imigração dos espíritos. Será esta mesma confluência de idas e voltas que renovará a estância terrena, onde todos terão as mesmas oportunidades, mas só aqueles que progredirem o seu status moral, assimilarão os novos tempos. Se juntarmos a esta situação os flagelos, onde se faz a aglutinação de uma determinada moldagem de espíritos, tendo com isso o interesse de apressar o resgaste dos valores morais, e levando em conta que o aprendizado se faz pelas várias experiências, tem enorme relevo porque permite o progresso social.

Após esses choques que dizimam populações, observam-se modificações, nas ideias de uma comunidade, e duma raça, isto pela ativação progressiva de espíritos encarnados e deencarnados. Allan Kardec, Cap XVIII - Sinais dos Tempos: Item 34, nos diz acerca dessa situação; “Opera-se um desses movimentos gerais destinados a realizar uma remodelação da humanidade.”

REFORMA INTIMA

Aliado a este fator da reencarnação e de influênciação para a vinda de novos tempos a reforma íntima, “O progresso material de um planeta acompanha o progresso moral de seus habitantes (...)" (no item 27 Génese de Allan Kardec cap XI)

O progresso de qualquer estágio passa pela reforma interior de cada Ser, porque mudando as mentalidades, se mudam os meios.

E falando dos meios, temos que ter em conta o livre-arbítrio, as opções escolhidas e como as colocar em pratica.

Passados vinte séculos, ainda existe muito antagonismo, religioso, político e social.

O homem foi moldado pela acção inquisitória do medo, revolta, egoísmo, orgulho e ignorância. A falta de equilibrio social, as diferenças, o ciúme e inveja, tomaram-lhes o pensamento e os tem feito peregrinar pela expiação e provação, mas as almas encontram aí a chave para a mudança! Como? Simplesmente pela necessidade de compartilhar, de se entre-ajudar, de valorizar as pequenas coisas em detrimento das maiores e fazer comungar a necessidade de se amarem mutuamente sem preconceitos, pois começa a aperceber-se, que todos precisam uns dos outros e que os valores do amor, passam pelo respeito pelo próximo, pela fraternidade e solidariedade. Isto é reforma íntima, e o Espiritismo tem na sua Filosofia todas as respostas para o encadeamento da sua esperança futura, pelo Evangelho redidivo, não pelas meras palavras, mas pelas acções.

Todos já notamos, os enúmeros grupos humanitários de apoio que se formaram, quer para defender o ambiente, quer as pessoas e os Países, o espaço civico éclodiu, todos se estão a unir, para fins de grandeza e cumplicidade no amor, sinal concreto de progresso, porque só a fraternidade, moldará uma ordem social justa que apoiada numa fé racionada, diluirá anátemas de toda a ordem, porque só o amor, fará mudar e logicamente, evoluir.

Esse contributo pela acção dos espíritos encarnados e desencarnados, vai restabelecer as escolhas, porque aqueles que não aceitarem a mudança, seguirão outros rumos, até que se renovem. Porém todos terão as suas oportunidades.

É nesta confluência genésica de comportamento, educação e acção pratica que os espíritos terão de se moldar, a fim de sua esperança culminar com a entrada na nova estância evolutiva.

REFORÇO ESPIRITUAL

Mas meus Irmãos outro fator muito importante, é a coligação e a vinda progressiva de espíritos mais evoluídos para ajudar a reequilibrar a ordem de valores deste plano físico, e através de seu ensinamento e exemplo, os seguiremos rumo à nova ordem da vida moral e espiritual.

Nada se resume ao acaso tudo tem um sentido perfeito como as leis que regem o Mundo que agora vive a mudança. A Doutrina Espírita é porta consoladora e luz para o entendimento para aqueles que a seguem e procuram. Mas também o dínamo para a evangelização geracional que se avizinha, pela luz do Consolador Prometido.

CONCLUSÃO

“Não é necessário que o turbilhão dos sofrimentos gerais o sensibilize, a fim de que possa contribuir eficazmente com os espíritos que operam em favor da grande transição.

Dispondo das ferramentas morais do enobrecimento, torna-se cooperador eficiente, em razão de trabalhar junto ao seu próximo pela mudança de convicção em torno dos objetivos existenciais, ao tempo em que se transforma num exemplo de alegria e de felicidade para todos. (...)" Joanna de Angelis. (Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, no dia 30 de julho de 2006, no Rio de Janeiro, RJ)

A revolução que está operar-se é antes moral do que material. Não se pense então que o Mundo se vai diluir.

A nova geração estará baseada nos princípios evangélicos, inseridos em nossa consciência como uma lei universal. Lei essa, de Justiça, Amor e Caridade, seja pela renovação dos espíritos ou pela vinda de outros para prencherem os lugares dos mais estagnados, e a estes lhes será dada continuidade de revitalização noutra estância de evolução, mesmo que à sua altura, mas ninguém será dado ao abandono.

A génese desta remodelação em curso, expressa-se pela maior fraternidade e solidariedade social.

O Espiritismo tem enorme responsabilidade, pela acção do esclarecimento e enquadramento no contexto moral, pela evangelização e pratica do amor sem fronteiras, onde a raça, o sexo o estatuto social, a inteligência, não serão apanágio para diferenças, mas para aproximação das almas.

O progresso moral garante a felicidade dos homens sobre a Terra.

O Espiritismo é garante do conhecimento, logo o movimento espírita, não deve reter-se nas suas casas espíritas, mas movimentar-se pelas Comunidades, pela divulgação e orientação das linhas de amor que Cristo nos legou, sem preconceitos e receios, pois meus irmãos, neste imenso Universo, criado por uma Suprema Inteligência que tudo concebeu para a felicidade nossa, em regime de paz e acordo, nesta orbe, os tempos são chegados, previstos pelo nosso Kardec, à luz dos Espíritos Bons, (A Gênese – Cap. XVIII), como adiante literalmente enunciado:

“Quando vos é dito que a Humanidade chegou a um período de transformação, e que a Terra deve se elevar na hierarquia dos mundos, não vejais nessas palavras nada de místico, mas, ao contrário, o cumprimento de uma das grandes leis fatais do Universo, contra as quais toda a má vontade humana se quebra.” (A Gênese, Cap. XVIII, item 8, Arago)

Bibliografia:
Obras Postumas de Allan Kardec “(25 de abril de 1866. Paris. Resumo das comunicações transmitidas pelos Srs. M... e T... em estado sonambúlico.)
Obra da Génese de Allan Kardec; Cap . s; XI; XVIII
Obra Evangelho segundo Espiritismo de Allan Kardec
Obra Livro Dos Espíritos de Allan Kardec
Joanna de Ângelis. (Pág. psicog. pelo médium Divaldo Pereira Franco, 30 de julho de 2006, no Rio de Janeiro, RJ)


Ninguém ficará para trás, mas cada um terá que fazer a sua parte. Cravo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário