Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Os tormentos voluntários - ESE e textos relacionados


https://evangelhoespirita.wordpress.com/capitulos-1-a-27/cap-5-bem-aventurados-os-aflitos/instrucoes-dos-espiritos/vi-os-tormentos-voluntarios/

http://www.espiritismo.net/file/1/arquivos/pv211103.pdf

Tua Mensagem 

Tua mensagem não se constitui apenas do discurso ou do título de cerimônia com que te apresentas no plano convencional; é a essência de tuas próprias ações, a exteriorizar-se de ti, alcançando os outros.
Sem que percebas, quando te diriges aos companheiros para simples opiniões, em torno de sucessos triviais do cotidiano, estás colocando o teu modo de ser no que dizes; ao traçares ligeira frase, num bilhete aparentemente sem importância, derramas o conteúdo moral de teu coração naquilo que escreves; articulando referência determinada, posto que breve, apontas o rumo de tuas inclinações; em adquirindo isso ou aquilo, entremostras o próprio senso de escolha; elegendo distrações, patenteias por elas os interesses que te regem a vida íntima...
Reflete na mensagem que expedes, diariamente, na direção da comunidade.
As tuas ideias e comentários, atos e diretrizes voam de ti, ao encontro do próximo, à feição das sementes que são transportadas para longe das árvores que as produzem.
Cultivemos amor e justiça, compreensão e bondade, no campo do espírito.
Guarda a certeza de que tudo quanto sintas e penses, fales e realizes é substância real de tua mensagem às criaturas e é claramente pelo que fazes às criaturas que a lei de causa e efeito, na Terra ou em outros mundos, te responde, em zelando por ti.

(Texto dos mentores extrafísicos André Luiz e Emmanuel, recebido espiritualmente pelos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira - na década de 1960 – Texto extraído do livro “Estude e Viva” – Edição da FEB – Federação Espírita Brasileira.)

Questão 240 do livro O consolador

240 –De algum modo, pode-se conceber a felicidade na Terra?

-Se todo espírito tem consigo a noção da felicidade; é sinal que ela existe e
espera as almas em alguma parte.
Tal como sonhada pelo homem do mundo, porém, a felicidade não pode existir,
por enquanto, na face do orbe, porque, em sua generalidade, as criaturas
humanas se encontram intoxicadas e não sabem contemplar a grandeza das
paisagens exteriores que as cercam no planeta. Contudo, importa observar que
é no globo terrestre que a criatura edifica as bases da sua ventura real, pelo
trabalho e pelo sacrifício, a caminho das mais sublimes aquisições para o
mundo divino de sua consciência.

Diante deles

Lições vivas, constituem eles advertência rigorosa da justiça divina, que podeis meditar, preparando o futuro do teu próprio espírito.
Muitos deles solicitaram o disfarce sob o qual jornadeiam, buscando esquecer, recomeçando o caminho antes percorrido com desatino, ocultando-se dos inimigos que fizeram através da insânia.
Ergastulados, diversos não podem fugir ao império da disciplina que lhes plasma nos tecidos sutis da alma as futuras manifestações da felicidade.
Constrangidos compulsoriamente ao olvido na demência ou à prisão na paralisia, mergulharam no corpo físico, patenteando a soberana "lei de causa e efeito" com as mesmas oportunidades para todos os homens em jornada evolutiva.
Os irmãos limitados ou deficientes, os excepcionais ou idiotas vinculados a esta ou àquela classificação da ciência oficial, são trânsfugas do dever que retornam, buscando acolhida nos sítios onde espezinharam o amor e desarticularam a paz, esfaimados do pão da esperança e da alegria convertida, então, em piedade fraternal.
Alguns afetos que precederam seus amores na viagem para além da cortina densa da carne, retornam, também, para se demorarem junto ao calor do devotamento de muitos corações que, sem eles ao lado, se atirariam em dédalos infernais, a se queimarem e requeimarem nas chamas das paixões devastadoras...
Considera o caminho que percorrem e agradece, através do trabalho de edificação do bem, todos os tesouros que te exornam a presente encarnação e não te detenhas no pórtico da ação nobre. Adentra-te na responsabilidade de fazer o bem, e faze-o com a mesma emoção dos momentos festivos com que o bem te chega ao regaço íntimo.
Por enquanto, podes ajudar...
Jesus, o incomparável Filho de Deus, deteve-se não poucas vezes ao lados dos mutilados e enfermos, dos desvairados e paralíticos, dos obssessos e deficitados, para escutá-los e socorrê-los, e, como é verdade "que nem todos recuperaram a saúde" transitória do corpo físico, a todos acenou, porém, com a oportuna dádiva da esperança, ajudando-os com o estímulo da coragem para "não tornarem a pecar", ensinando, indiretamente, que a felicidade real e verdadeira independe da aparência, sendo, no entanto, um estado de espírito tranqüilo, aquinhoado por uma consciência sem culpa.


Joanna de Ângelis

Do Livro: Lampadário Espírita
Psicografia: Divaldo P. Franco
Editora: FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário