Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Melancolia e Auto Estima

Melancolia e Auto Estima

o Evangelho segundo o Espiritismo, repositório de sublimes consolações e esclarecimentos, no Capítulo V, item 25, o Espírito François de Genéve, em comunicação transmitida na cidade de Bordeaux, diz ser a melancolia uma saudade que o Espírito reencarnado tem da pátria espiritual. É de extrema importância e urgência que as criaturas reajam a este estado, reforçando a fé em Deus e ocupando-se de algum modo de forma positiva, procurando ser útil a si mesma e à sociedade. Hoje a palavra moderna para melancolia é depressão.
         Louise L. Hay, orientadora espiritual, professora e conferencista norte-americana, incentiva as pessoas a atitudes positivas coerentes com as Leis Morais inseridas em “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, obra síntese da Doutrina Espírita. Há mais de quinze anos, após ter-se curado de câncer, vem auxiliando milhares de pessoas a descobrirem e usarem seu potencial de cura individual na luta contra doenças graves. Ela ensina-nos os nove passos para amar a si mesmo:
01) Abandone toda crítica. Recuse-se à criticar. Aceite-se como é. Todos nós mudamos; Esta recomendação, naturalmente, dá um grande alívio, livra-nos de uma enorme pressão interna de cobrança descabida.
02) Não se amedronte. Pare de se aterrorizar com seus pensamentos. Crie uma imagem mental positiva. A minha são rosas brancas, o céu e o mar que me dão muita paz e alegria.
03) Seja gentil, bondoso e paciente, seja gentil com você mesmo, trate-se como trataria alguém a quem ama.
04) Seja bondoso com sua mente. O ódio por si mesmo é apenas o ódio a seus pensamentos, Mude-os delicadamente.
05) Elogie-se. A crítica enfraquece o Espírito. O elogio o fortalece. Elogie-se o máximo que puder. Diga a si mesmo que está indo bem em cada detalhe de sua vida.
06) Dê apoio a si mesmo. Encontre maneiras de se dar apoio. Procure amigos e permita que o ajudem. É sinal de força pedir ajuda quando mais precisa.
07) Seja tolerante com seus defeitos. Reconheça que os criou para satisfazer uma necessidade. Agora está encontrando maneiras novas e positivas de responder a essas necessidades. Com tolerância liberte-se dos antigos padrões vibratórios
08) Cuide de seu corpo. Informe-se sobre a melhor nutrição adequada a você. Sobre exercícios. Proteja e reverencie o templo em que habita.
09) Olhe nos próprios olhos com freqüência . Expresse o crescente sentimento de amor que tem por você mesmo. Perdoe a si  mesmo, olhando ao espelho. Converse com seus pais olhando ao espelho. Perdoe-os também.

Os conceitos de nossa querida irmã Louise tem por síntese: Respeito – Amor e Perdão.
Recomendações sempre presentes nos ensinamentos cristãos, e na síntese admirável de Jesus, o Cristo de Deus ao afirmar: “Ama à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Não faças ao próximo o que não deseja para ti. Eis toda a lei e os profetas”.

Helena Delphino Bragatto
Núcleo Kardecista Paz, Amor e Fraternidade.