Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Por que adoecemos?

Wellington Balbo

O poeta romano Juvenal discorria há séculos sobre a importância de corpo e mente saudáveis. A sua frase tornou-se célebre: ”Mens sana in corpore sano”, ou seja, mente sã em corpo são. Com o avançar da ciência a frase de Juvenal é cada vez mais levada em conta.
Muito mais do que apenas cuidar do corpo é imperioso dar atenção à alma. Cultivar pensamentos positivos, dedicar tempo à meditação e reflexão, engajar-se em trabalho voluntário, conservar o bom ânimo, manter o auto controle, ler páginas edificantes e etc., são atitudes positivas que sustentam o equilíbrio, a saúde e o bem estar.
A propósito, a leitura é um poderoso elixir para a conservação ou até o restabelecimento da saúde física e psíquica. Ler obra de boa qualidade ativa a reflexão que por conseqüência proporciona o discernimento e, naturalmente, discernir entre o acerto e o equívoco é fator fundamental para a qualidade de vida em seus mais vastos aspectos.
Abordo o assunto saúde e sua correlação com a leitura porque fui presenteado pelo amigo e escritor Orson Peter Carrara com seu mais novo livro: “Por que adoecemos”, publicado pela Mythos Books. O livro é pequeno, de bolso, mas o conteúdo é grandioso.
Escrito em linguagem didática e elegante, características marcantes nas obras do autor, “Por que adoecemos” trata da influência que as emoções e atitudes exercem no corpo físico.
São os mais variados assuntos abordados com extrema competência: mágoa, ciúme, inveja, medos e tantos outros temas que impedem a felicidade de muita gente. E, convenhamos; felicidade é sinônimo de saúde. Como pensar em ter saúde levando existência sombria, remoendo pequenas coisas, melindrando-se por nada, invejando as conquistas do outro? Impossível! A saúde está, obviamente, relacionada à forma que encaramos a vida e seus inúmeros desafios. A obra, pois, é oportuna para todos porquanto traz sugestões para vivermos com qualidade e livrarmo-nos de aborrecimentos que são, não raro, alimentados por nossa visão estreita dos objetivos da existência humana.
Sinto-me, portanto, entusiasmado a divulgar o livro do amigo de Matão para que mais e mais pessoas sejam beneficiadas pelos frutos de seus esforços.
A propósito vale destacar que Orson vem percorrendo todo território nacional com a palestra homônima ao livro. Já tive, aliás, a oportunidade de ouvi-lo palestrar sobre o palpitante tema que originou o livro e fiquei empolgado com o belo conteúdo apresentado, enriquecido pelos fabulosos recursos da tecnologia. Fica, pois, a sugestão para a palestra e a obra.
Você poderá contatar Orson pelo email: orsonpeter@yahoo.com.br e adquirir o livro “Por que adoecemos” através de nossas distribuidoras pelo país.