Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Caracteres da Perfeição Moral

Caracteres da Perfeição Moral - 

Objetivo
- Indicar quais os caracteres da perfeição moral.
- Identificar os obstáculos que dificultam a conquista da perfeição moral e os recursos para vencer esses obstáculos.

"Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem(...).
Com efeito, se amais os que vos amam, que recompensa tendes? (...) Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito". Mateus, 5:44, 46 e 48.

ESE, Cap. 17, item 2.
"Se à criatura fosse dado ser tão perfeito quanto ao Criador, tornar-se-ia esta igual a este, o que é inadmissível. (...) Aquelas palavras (de Jesus), portanto, devem entender-se no sentido da perfeição relativa, a de que a Humanidade é suscetível e que mais a aproxima da Divindade. Em que consiste esta perfeição? Jesus o diz: em amarmos os nossos inimigos, em fazermos o bem aos que nos odeiam, em orarmos pelos que nos perseguem. Mostra ele desse modo que a essência da perfeição é a caridade na sua  mais ampla acepção, porque implica a prática de todas as outras virtudes". Allan Kardec

PERGUNTAS: 
1) No texto acima, os caracteres da perfeição apresentados por Jesus desdobram-se em três pontos fundamentais?

2) Quais?   

3) Passando a conhecer que a essência da perfeição é a caridade, quer dizer então que será mais fácil atingir a perfeição?  

4) Existem obstáculos para nós espíritas? 

5) Pode-se dizer que a capacidade de um ser humano em perdoar um inimigo é uma marca de superioridade espiritual?

6) Pode-se dizer que o tamanho de uma virtude está de certa forma vinculada ao nível de desinteresse particular ao fazer-se uma caridade? 

LE
895. O apego às coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade, porque, quanto mais se aferrar aos bens deste mundo, tanto menos compreende o homem o seu destino. Allan Kardec

913. Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical?
Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. Daí deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há o egoísmo. 

PERGUNTAS: 
1) Podemos considerar que tudo que sobre excita o sentimento de personalidade, destrói, ou, pelo menos enfraquece os elementos da verdadeira caridade (benevolência, indulgência, abnegação e devotamento)? 

2) Dizemos que uma pessoa é egoísta por dedicar-se ao auxílio à classes desfavorecidas? Ou porque está de todo o coração orando pela saúde de um amigo hospitalizado? Ou porque tem por mania contabilizar a quantos ajudou num dia?


3) Podemos afirmar com precisão: Vencer o egoísmo é uma empreitada fácil para o ser humano? Podemos considerar que as nossas leis, organizações sociais e educação estão muito voltados para a matéria que é a base do enraizamento do egoísmo?

4) Quais atitudes auxiliam o homem a vencer o egoísmo?

5) Se você for se apresentar hoje ao Pai Celestial, qual a imagem sua que está se apresentando a Ele, que só vê o real?

6) Você está melhorando sua imagem no seu dia a dia? Se não, porque ainda não está? O que está faltando para compreender que o único meio de chegar ao Pai é através da caridade? Porque ainda está parado? O que está te amarrando para que não se eleve e “ Seja perfeito”?

Bibliografia: 
Livro dos espíritos/Evangelho Segundo o Espiritismo/Obras Póstumas- Kardec
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita II – FEB
Depois da Morte,Léon Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário