Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 14 de julho de 2015

NA LUZ DA COMPAIXÃO


"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia". - Jesus.
(MATEUS, 5:7)

Misericórdia, significa compaixão pela dor, pelo sofrimento alheio, por isso, tendo compaixão do próximo, sentindo a extensão da dor do outro, e fazendo algo de útil em seu benefício para diminuir seu sofrimento, alcançaremos a misericórdia do Pai, que se exterioriza oferecendo meios para que nada falte ao homem.

Ter compaixão significa, também, saber perdoar, esquecimento das ofensas.
Quando Jesus disse a Pedro, que se deve perdoar ao irmão, não sete vezes, mas, setenta vezes sete, ensinou que a misericórdia não tem limites.

Quando compreendermos, que a dor é uma benção que Deus permite para testar a nossa confiança na sua justiça, a nossa postura diante das ofensas, humilhações, ironias, etc. será de tolerância, compreensão para com quem nos agride, porque já teremos condições de entender que a ignorância gera todos os males. Pois, é pela ignorância das Leis Divinas que as pessoas cometem enganos.

Se ao tomar conhecimento dessas Leis, a criatura refletir, meditar procurando interiorizá-las, o seu comportamento, o seu modo de ver a vida se modifica para melhor, passando então, a ser mais compreensiva, mais tolerante porque percebe que ela própria comete enganos.

Fica evidente que erros são filhos da ignorância, que à medida que o Espírito aprende e melhora, as suas atitudes também melhoram.
Com essa compreensão aprende a desculpar, a perdoar verdadeiramente as ofensas que recebe, porque sabe que é melhor ser agredido do que ser o agressor.

Como a Lei de Causa e Efeito está sempre agindo, quando usarmos de misericórdia para com o próximo, também, por nossa vez receberemos misericórdia, porque todos somos suscetíveis de erros.
Em todas as situações difíceis o cristão deve manter firmeza interior, porque assim estará agindo com entendimento e compaixão.

"Deixa que a luz da compaixão te clareie a rota, para que a sombra te não envolva".

Maria Aparecida Ferreira Lovo
Abril / 2007