Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 27 de março de 2015

A PROPOSTA ESPÍRITA DO AUTOCONHECIMENTO

A PROPOSTA ESPÍRITA DO AUTOCONHECIMENTO

           O Espiritismo nos esclarece que o Homem é um espírito imortal, que mediante sucessivas reencarnações, caminha progressivamente para a perfeição relativa que todos estamos destinados. O cerne da sua proposta educativa é o progresso espiritual do Ser através da Reforma Íntima.
            O primeiro passo para qualquer caminhada é o conhecimento do percurso a seguir. Na busca pelo autoaperfeiçoamento não deve ser diferente. O conhecimento de si mesmo é o caminho.
            Mas em que consiste esse autoconhecimento? Como proceder essa inadiável caminhada para dentro?
            É importante primeiramente compreender que o progresso moral é uma construção gradativa de valores, que deve ser conquistada degrau a degrau, sem saltar etapas de aprendizado, o que inclui os prováveis equívocos de quem busca acertar, porém, sem culpas castradoras, e com vistas à reparação dos males praticados e a realização de ações dignificantes e renovadoras. É uma proposta de autodescobrimento, onde o indivíduo através de análise de seus pensamentos e atitudes encontra respostas acerca das suas dores íntimas e das trevas interiores que clamam por luz.
O Mestre Nazareno, sabedor da Centelha Divina que somos todos, convidou-nos a fazer brilhar a nossa luz, lançando o desafio de que cada um tomasse a própria cruz e o seguisse. Uma análise psicológica nos sugere que a cruz a que ele se refere são os nossos erros, culpas e imperfeições. Segui-Lo é o caminho da Verdade e da Vida. “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”, ainda nos afirmou Ele, instigando ao autoconhecimento.
Avancemos!
         

Fernando de Sá Leitão    

Nenhum comentário:

Postar um comentário