Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Equilibrando a Ansiedade

Equilibrando a Ansiedade

            A sua vida é um perfeito resultado de tudo aquilo que você sente. Todas as questões consequenciais são derivadas da matriz sentimental.
            A problemática que envolve as patologias do hoje, em sua realidade vem do seu passado sentimental negativo e decadente. Onde há um verdadeiro acúmulo nocivo que libera no próprio metabolismo através da corrente sanguínea, altas doses de cortisol e adrenalina, advindo dessa forma os primeiros sintomas, tais como; irritabilidade, impaciência, mau humor, insônia etc. etc. etc.
            Não raro tendo como resultado final um quadro depressivo onde vai se instalando a ansiedade pessimista. A ansiedade em si é apenas uma forma de você imaginar/visualizar aquilo que ora espera que suceda, seja algo muito agradável ou extremamente desagradável. Podemos separar a ansiedade em duas vertentes, positiva e negativa ou também, como queira, otimista e pessimista.
             A ansiedade negativa se caracteriza pela predominância sempre daquilo que é ruim, ou seja, a pessoa torna-se pessimista e assume isto como se fosse natural, onde cada vez mais passa a cultivar a “síndrome do negativismo” ficando refém das ideias obscuras do racional em desalinho. A pessoa que sofre da ansiedade pessimista vive carregando problemas por onde quer que ela vá, tendo como consequência certeira a fadiga mental sucedendo em ondas revoltas que tombam o barco sentimental no mar do estresse. A partir daí os resultados são cada vez piores pelo fato da pessoa viver contabilizando e vivenciando as tragédias pessoais. Não conseguindo o patrocínio do contentamento passa a ter como opção única senão sentimentos de fracasso, assumindo assim a triste persona de pobre coitado. O ansioso negativo quando procura uma ajuda terapêutica sofre muito quando percebe seu quadro emocional em que nível se encontra. A realidade lhe deixa ora furioso ou até depressivo... Mergulhando numa dúvida ainda pior, surgindo um entrave doloroso entre prosseguir ou fazer de conta que nada é real e que um dia isso tudo irá passar.
 Mas com tempo percebe que não é bem assim. Geralmente tenta fugir se isolando ao máximo da realidade, procurando situações utópicas compensadoras, mascarando ou maquiando por fora uma falsa realidade mudando sua aparência visual com muita frequência, tentando matar sua última imagem por entrar em tédio consigo mesmo. A cada nova transformação uma nova perspectiva, porém tímida, pois vive o drama do pessimismo. Até chegar ao ponto de ver que não dá mais para adiar. Chegando ao limite das tentativas frustradas retorna para a ajuda profissional recomeçando tudo novamente... Isto depois que já experimentou de tudo até mesmo se viciar nas drogas licitas e ilícitas.
            Após essas decepcionantes fugas, volta para dar continuidade ao tratamento terapêutico, à semelhança do filho pródigo que retorna de onde nunca deveria ter saído. A ansiedade pode apresentar várias etapas que se misturam ou se divorciam fundamentando dessa forma o “processo perturbador.” E é este processo que vai se apoderando dos arquivos sentimentais, afetando conseqüentemente o arquivo racional, onde se manifestam os comportamentos aflitivos. E a essa aflição se dá o nome de “síndrome do futuro” onde surgem variadas fobias no meio social.
            Sem perceber corretamente as causas muitos ficam sem respostas e tombam vacilantes nas consequências dos efeitos. No mundo todo se estima um percentual avassalador de pessoas que vivenciam a ansiedade pessimista. Valendo-se de uma realidade que os meios são sempre os mesmos, porém, as opções buscadas são literalmente paradoxais. O ansioso pessimista sempre espera por resultados sofridos e obscuros visualizados precocemente pelas lentes do sentimental desequilibrado.
             A ansiedade pode ser uma ótima parceira para sua vida, o problema é o excessivo meio em que a utilizamos para o lado sempre errado, se você souber usá-la para o lado correto só terá resultados satisfatórios. Utilizando sentimentos e pensamentos positivos você passa a gerenciar a ansiedade. Ao contrario de quando você só têm sentimentos e pensamentos negativos você é gerenciado pela ansiedade negativa.
             Você pode ser uma obra prima de entusiasmo, optando pela ansiedade positiva, guarde bem isso que vou lhe dizer: Há pessoas que chegam ao fundo do poço tristonhas, mas há outras que encontram petróleo...
                                                           Célio Faria

*Célio Faria da Silva é Psicoterapeuta Holístico, Escritor, Coach, Palestrante Motivacional e pesquisador do comportamento humano.
Orador, escritor e trabalhador espírita da Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas. Para Solicitar palestras e outros trabalhos realizados pelo autor, escreva paraassessoria.terapeutacelio@gmail.com  ou ligue para (27)3361-3442 ou 3261-0973
Blog: www.terapeutacelio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário