Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

EGOÍSMO

EGOÍSMO

Fontes: E.S.E. Cap. XII , o L.E. Q.913 a 918 e Após a tempestade de Joanna de Angelis/Divaldo P.Franco

Todas as vezes que nos deparamos com temas que estão relacionados com comportamento humano e pesquisamos a respeito observamos que estamos muito distantes do ideal de Cristo.
Não há como fugirmos das lições que nosso querido Mestre da Galiléia nos deixou, mas ainda recalcitramos e cometemos equívocos que já deveríamos ter deixado para trás.
Como é difícil para nós consertarmos alguns “buraquinhos” que ainda transparecem claramente em nosso ser.

L.E.
Quando A.Kardec, durante os trabalhos, questiona os Espíritos superiores sobre dificuldades humanas eles apontam o egoísmo como sendo a grande chaga da sociedade.
Afirmam que o egoísmo é inerente do ser humano que à medida que evolui e vai libertando-se do materialismo que o escraviza passa a valorizar mais o lado espiritual dando vasão ao seu “eu” interior mais amoroso e altruísta.

Quando não houver mais egoísmo entre os seres da Terra certamente muitas coisas transformarão no Planeta:
- Homens viverão como irmãos,
- Não causando mal ao outro,
- Entreajudando-se reciprocamente,
- Haverá sentimento mútuo de solidariedade,
- Não faltará o necessário nem para o rico nem para o menos abonado (e quando falamos de necessário não estamos dizendo apenas de coisas materiais, o carinho, o amor o afeto... sentimento nobres – próprio de seres que se amam – fazem muita falta tanto para o rico quanto para o pobre),
- Todos praticarão a Lei da Justiça! (...)

Como destruir o Egoísmo?
De todas as imperfeições humanas, segundo nossos amigos do alto, o egoísmo é a mais difícil de extirpar justamente porque o homem atual sofre todo tipo de influência da matéria, bem próprio do Planeta em que vive.

Quais seriam estas influências?
- Leis dos homens que o fazem seguir por alguns caminhos para adequarem-se, ex. Para fazer parte deste clube preciso ter dinheiro, para frequentar este ou aquele local preciso me vestir, adequadamente; etc.
- Organização Social; a própria sociedade exclui este ou aquele por ter mais ou menos dinheiro, ter mais ou menos instrução (...) Cada um por si – Se eu estudei ele também pode! Faz com que tenhamos sentimentos egocêntricos e nos colocando de forma diferenciada do todo quando eu deveria querer ajudar, dividir, ensinar etc.
- Educação; Infelizmente nem todos podem estudar em uma Universidade e falando de nosso país o Brasil a USP que é gratuita e deveria estar direcionada aos menos favorecidos, por ter excelente qualidade de professores e ser muito concorrida, quem consegue entrar/passas nos exames é justamente o filho do mais favorecido que não precisa trabalhar desde cedo para ajudar no sustento da casa – com raríssimas exceções.

Ex.: Dia deste estávamos em uma reunião de amigos e uma senhora comentava da importância de se fazer uma faculdade onde se vislumbrasse um futuro bem promissor. Enfatizou bem “Que desse dinheiro” ... É claro que seria ótimo que pudéssemos juntar sempre o útil ao agradável mas pensar somente em termos de materialismo fatalmente estaremos nos embrutecendo cada vez mais, nos tornando cada vez mais competitivos e frustrados como seres.

E.S.E.
Também no E.S.E. Allan Kardec confirma ser o egoísmo a chaga da humanidade e que certamente somente se extinguirá quando o planeta se regenerar.
Ex.: Na Bíblia Cristã temos um excelente exemplo de egoísmo quando Pôncio Pilatos lava suas mãos, mesmo sabendo da injustiça que estariam cometendo, mostrando assim que pensava somente em si, na sua reputação, querendo ficar bem com quem interessava!

"Sem dúvida o egoísmo é a negação da caridade e sem caridade não haverá tranquilidade nem segurança na sociedade. Infelizmente o egoísmo anda de mãos dadas com o orgulho fazendo com que o homem caminhe sempre em uma funesta luta de interesses pessoais." (Pascal 1862)

Ex. Se hoje há quem roube o rico para ter o pão de cada dia é justamente porque existe uma sociedade onde muitos vivem do supérfluo enquanto outros não têm o necessário.

É claro que quando estudamos igualdade das riquezas sabemos que como há diferença entre os diversos caráteres e evolução de cada ser continuaremos a observar diferenças.
Mas quando o homem aprender a amar verdadeiramente, sem apego, sem egoísmo certamente as dificuldades serão menores do que hoje vemos.

Após a Tempestade – Joanna de Angelis/Divaldo P. Franco
Joanna faz uma abordagem social falando de Delinquência, Perversidade e Violência
Chamando-nos atenção sobre a onda crescente de delinquência que se espalha por toda a Terra, assumindo proporções catastróficas fazendo com que tomemos novas posturas exigindo-nos profundas reflexões.
Sociólogos, psicólogos, educadores e religiosos todos preocupados com a extinção destes males que assombram a humanidade, mas sabemos serem oriundos do não amor ao próximo.
Preço alto que a sociedade paga; Fruto do egoísmo totalmente arraigado ao personalismo onde o Ter é mais importante do que o Ser.
Governantes que visam interesses imediatos ao invés de vislumbrarem um futuro melhor para sua nação.

Infelizmente o que vemos hoje: - Senhores do poder que visam sempre tirarem vantagens pessoais; - Fome de poder/vaidade acima de tudo; - Desinteresse pela educação; (quanto mais ignorante o povo mais fácil de governar); - Descaso com a saúde.

Tudo isto leva o homem à delinquência, a violência e consequentemente a perversidade. E nós espíritas sabemos que nosso planeta somente se regenerará quando a maior parte dos homens que aqui vivem estiverem prontos para isto. E nós todos temos um “cadinho” de responsabilidade sim porque preciso cuidar de fazer a minha parte, e que eu a faça bem e da melhor forma que eu puder (...) o eu família, o eu no trabalho, o eu na sociedade.Como eu me comporto diante do todo?

Leon Denis no livro “O problema do ser, do destino e da dor” ele chama-nos atenção quanto ao fato de que o homem precisa estar com seus pensamentos e atos de acordo com as leis de Deus ou sofrerá as consequências de seus maus atos e causará sempre desarmonia onde quer que se encontre e o egoísmo é contrário as Leis Divinas direcionando sempre o homem as sendas do mal.

Jesus: Amar ao próximo como a si mesmo...
Como é difícil para nós observarmos e atendermos este primeiro e principal chamado de nosso Mestre!

Livro: As dores da Alma – Espírito Hammed/Francisco Espírito Santo Neto
“A vaidade é filha legítima do egoísmo pois o vaidoso é um cego que somente sabe ver a si próprio.
Ex. Infelizmente hoje a mídia em geral exibem padrões a serem atingidos e o imaturo passa a ver felicidade senão nas ilusões ali apresentadas. Padrões estes, na maioria das vezes, inatingíveis e irreais. E as novelas fazem questão de mostrar sempre ricos casando-se com empregadas, pobres que enriquecem da noite para o dia, gente sempre feliz que acorda, não trabalha, não estuda, ou o exagero ou o absurdo !!!

Famílias:
Hammed ainda nos chama atenção para as famílias, a importância da educação e a natureza do que se estabelece diante dos padrões sociais; como pais que desde cedo levam seus filhos aos descaminhos da vaidade “endeusando seus filhos” fazendo comparações com os demais de forma exacerbada. (...)
Pais que desejam que seus filhos tenham profissões de destaque que a sociedade assim considera causando muitas frustrações e desilusões. O porque de profissionais ruins e desinteressados.
Sempre visando as aparências criando uma imagem para agradar o mundo em que vive o homem perde sua identidade.

É a sociedade gritando por ajuda:
O grande fluxo de indivíduos que buscam consultórios de psiquiatria, clínicas das mais diversas especialidades se deve justamente a este clima de insatisfação e de vazio existencial que nada mais é que colheita de frutos de egoísmo.
Incapacidade de se relacionar repressão dos sentimentos de amor.
Pessoas que tem paixão por bens materiais que são indiferentes as privações dos seus próximos vão distanciando-se do resto justamente para não serem cobrados.
Homens solitários são homens egoístas, pois quantas são as oportunidades de ajudar ao próximo. Ex Asilos, orfanatos etc.
Dr.Jorge Andrea médico conceituado afirma que Depressão e Síndrome do Pânico são doenças próprias da sociedade atual que está cada vez mais egocêntrica.

Ex. Livro Nosso Lar
Muitas são as passagens no Livro Nosso Lar que sinalizam vaidade e egoísmo do personagem André Luiz.
Quando desencarnado A.Luiz sentiu-se muito envergonhado ao ver seu orgulho bastante estampado durante sua permanência no Umbral e somente obteve ajuda quando humilde rogou ajuda.
Nas câmaras de retificação quando rogou trabalho e lhe deram uma vassoura e ele comentou que na Terra ele era médico e deveria ser melhor aproveitado! Vejam quando orgulho!
Quando em uma cena tocante, pediu para ver quem orava por ele na hora de seu desencarne, e ele observa que as melhores orações provinham de sua mãe e de uma senhora que ele atendia, de graça, mas com muita má vontade.
Vaidade, Orgulho e Egoísmo tudo muito bem elucidado nestes capítulos de Nosso Lar. Uma leitura bastante rica.

Espiritismo – O homem de bem
E voltando a história do cristianismo onde tivemos Cristo consolador, conforme prega o espiritismo, que sinalizou que seriamos realmente felizes quando entendêssemos sua mensagem de amor. Mensagem esta que o homem ainda por certo não entendeu por completo.
E hoje temos o melhor instrumental para efetivamente libertar a sociedade de sua maior chaga que é a Doutrina dos Espíritos que nos trás um mar de ensinamentos todos ditados por espíritos superiores a nos apontar os melhores caminhos.

“Quem tiver olhos de ver que veja, quem tiver ouvidos de ouvir que ouça...”

E esta máxima de Jesus nos leva ao Livro Céu ou Inferno parte II quando amigos desencarnados relatam suas experiências e muitos sofredores lamentando do bem que deixaram de fazer.
Tudo isto faz com que a bandeira do espiritismo “Fora da Caridade não há salvação” fique cada vez mais forte entre nós espiritas porque sabemos que seremos felizes realmente á medida que tivermos coragem suficiente para nos despojar de nosso egoísmo e seguirmos a Jesus!

Muito obrigada por sua atenção. Paz e Luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário