Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

HUGO GONÇALVES, o "Paizinho de Cambé"




(*06/Outubro/1913)

Autor desta biografia e do livro: Geraldo Peixoto de Luna

RESUMO BIOGRÁFICO:

Hugo Gonçalves, o "Paizinho". Assim é conhecido e chamado carinhosamente, em todo o norte do Paraná, o Missionário Hugo Gonçalves, discípulo de Cairbar Schutel e sustentáculo da Doutrina Espírita nesse Estado da Federação.

Aos 90 anos de idade continua o que começou desde criança, sob a sábia orientação do saudoso Bandeirante do Espiritismo. Não apenas prega o amor e a caridade, mas principalmente os pratica. Por isso, por irradiar tanta simpatia, todos os que o conhecem de há muito ou o vem a conhecer, o consideram uma verdadeira graça de Deus.

Em 1.880 chegava ao Brasil uma família de imigrantes portugueses liderada por Francisco Ferreira e Conceição dos Santos. Dentre os filhos que constituíam a prole, chamava à atenção a caçulinha, de nome Cândida, com pouco mais de 01 ano. A família se instalou no povoado de Boa Esperança, nas proximidades de Rio Claro, no Estado de São Paulo. Alguns anos depois, em 1.888, já com 20 anos e sozinho, chega ao Brasil e se instala no mesmo lugar, outro imigrante português com o imponente nome de José Maria Gonçalves. José Maria chegou sozinho, mas bem acompanhado por entidades espirituais que o conduziram até Boa Esperança, pois ali já estava sua prometida consorte e companheira de toda a vida - Cândida - ambos com um sério compromisso de gerarem o nosso abençoado Hugo Gonçalves. José Maria e Cândida se casaram em 1.893 e mudaram-se para Matão por volta de 1.897. Já em seguida fizeram amizade com o bondoso farmacêutico local, o Sr. Cairbar de Souza Schutel.

Nosso herói Hugo Gonçalves retornou ao mundo físico no dia 06 de outubro de 1.913. O parteiro foi Cairbar Schutel, o qual sugeriu que o rebento se chamasse Vitor Hugo, seu autor literário preferido. Dona Cândida gostou de Hugo, mas não de Vitor.

Exatamente 88 anos depois, em uma festinha alusiva à data, fizemos-lhe um poemeto, dentro dos limites de nossa grande amizade e intimidade.

http://www.nossosaopaulo.com.br/Espiritismo/HugoGoncalves.htm

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2010/08/hugo-goncalves-o-paizinho-de-cambe.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário