Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Lei do Carma – Causa e Efeito – Justiça Divina

Lei do Carma – Causa e Efeito – Justiça Divina

01 - A Lei Cármica - "Queima do Carma"

Entende-se por “queimar” o Carma, conforme é tão familiar nos ensinamentos orientais, quando os seus autores resgatam as dívidas criadas pelas causas culposas do passado.

Mas em face de que cada ação boa ou má de hoje também produzirá um efeito bom ou mau nas vidas futuras, o Espírito encarnado pode reduzir as suas dívidas do passado, e, ao mesmo tempo, pode gerar um novo carma bom ou mau para o futuro, através dos atos atuais. Ref. (01) Página 205

02 - Carma – Lei de Causa e Efeito

O Carma significa a lei em que toda causa gera efeito semelhante. Os acontecimentos anteriores direcionam os acontecimentos posteriores.

Sob essa lei ocorre a retificação que equilibra, esclarece e fortifica, pois obriga o credor à liquidação de sua dívida do passado, porém o deixa livre para decidir quanto ao seu futuro.

Embora cada Espírito deva renascer na vida física com o seu programa previamente esquematizado pela Administração Sideral da Terra, existe um elo do Carma Individual ao Carma da raça e ao Carma do próprio planeta de provas.

Assim, sob a vestimenta carnal, disfarçam-se Espíritos amigos e inimigos, vítimas e algozes, que se aproximam e se ajustam, sob a condição tolerante do lar humano!

Além de sua retificação, cada Espírito encarnado ainda fica na dependência da retificação do conjunto de Espíritos afins, cuja família é também uma espécie de membro de cada povo, raça, e, consequentemente a própria humanidade terrícola. Ref. (01) Páginas 206 e 207

03 – Provas e Resgates

Existem Espíritos que, sem serem maus, se conservem indiferentes à sua sorte, que de coisa alguma útil se ocupam. Por contrariar a Lei do Progresso, neles o progresso se manifestará pela dor. Perg. 995

Existem Espíritos que têm ciência que o mal é a causa de suas imperfeições, e, assim mesmo, agravam suas situações e prolongam o estado de inferioridade em que se encontram.

durante a existência corporal é que o Espírito cumpre o seu resgate, mediante as provas e expiações a que se acha submetido.
durante a vida espiritual o Espírito passa pelos sofrimentos morais, inerentes ao seu estado de inferioridade. Perg. 998
O ARREPENDIMENTO
Não basta só arrependimento durante a vida para que as faltas do Espírito se apaguem e ele ache graça diante de Deus. O arrependimento concorre para a melhoria do Espírito, mas ele tem que expiar o seu passado. Perg.999. Ref. (02)

04 - As Relações Cármicas entre Pais e Filhos

Quando um Espírito reencarna com uma provação dolorosa desde o berço, seus pais também sofrem indiretamente.

Ramatis nos esclarece esse assunto: “Não há nisso injustiça nem punição imerecida pois, quando tal se dá, tanto os pais como o reencarnado estão ligados pelas mesmas culpas e débitos assumidos no passado.

Quantas vezes os pais de hoje são os próprios responsáveis por crimes cometidos no pretérito por aqueles que depois reencarnam como seus filhos! Então cumpre-lhes a severa obrigação de reerguê-los moral e espiritualmente, amparando-os para alcançarem condições superiores.

Da mesma forma, inúmeros filhos que participam das provas dolorosas dos seus pais também estão vinculados a eles por débitos semelhantes. Nos lares terrenos é muito comum que os algozes e as vítimas se ajustem espiritualmente, presos aos mesmos interesses e necessidades“. Ref. (03) Página 252

05 - A Terra é uma Dura Escola de Educação Espiritual

A Terra é uma escola de educação espiritual ainda da série primária, portanto, um planeta de carma corretivo, de finalidade purificadora.

É de natureza física instável, sujeito às inundações, tufões, secas, frio e calor extremos; suas florestas são povoadas de insetos, répteis de toda sorte, de animais perigosos e selvagens, enquanto todo meio ainda é poluído de germes patogênicos nas imensas regiões pantanosas, ou de depósitos de detritos humanos provocando o envenenamento químico do próprio ar.

Em consequência, geram-se epidemias mortais ou de efeitos deformantes, com a proliferação de vírus, além dos intempestivos catástrofes geográficas, que não permitem uma vivência de absoluta tranquilidade.

Assim como as escolas primárias do mundo são destinadas aos alunos ignorantes, analfabetos e rudes, o planeta Terra é o lar físico de Espíritos primários, defeituosos e rebeldes, cujo conteúdo psíquico ainda é bruto! Ref. (01) Pag. 209-210

06 - A Terra é um Mundo Educativo

A vida física não é um fim prazenteiro, mas apenas um meio educativo dos Espíritos desenvolverem a sua consciência e elevarem o seu padrão vibratório.

O Homem que pretende usufruir venturas na Terra há de colher decepções e profundos desenganos, tal qual o aluno que espera gozar prematuramente as alegrias e os prazeres da leitura, numa escola primária, onde mal soletra as primeiras letras do alfabeto! Ref. (04) Pag. 84

07 - A Libertação do Maya

(1) “Maya” - vocábulo tradicional do sânscrito que significa a “ilusão” da vida física, o que se transforma, envelhece e desaparece; o que não persiste e o homem se enleia como na teia de aranha, imantado pela força atraente das formas físicas e por elas aniquilado.

Ramatis nos diz que “ O Espírito do homem só conseguirá libertar-se do “Maya” (1) que o prende à roda das encarnações humanas, quando ele, expontânea e corajosamente, extinguir todos os desejos e atividades do mundo físico, para aspirar à vivência no mundo angélico!

Jesus frisou quanto a imensa diferença que existe entre o plano espiritual do “reino de Deus” e o “mundo de César” (mundo terreno) da existência humana, com todas as suas atrações e desejos, que aprisionam o Espírito nesta vida transitória!”. Ref. (01) Páginas 203 e 204

REFERÊNCIAS:

O EVANGELHO À LUZ DO COSMO – RAMATIS
O LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC
A VIDA ALÉM DA SEPULTURA – RAMATIS
A VIDA HUMANA E O ESPÍRITO IMORTAL – RAMATIS
08 - Resgate e Duração das Penas

O RESGATE
Ramatis nos diz que desde esta vida poderemos ir resgatando as nossas faltas, reparando-as. Mas frisa que não as resgataremos com algumas privações infantis, ou distribuindo como esmolas o que possuirmos, depois que morrermos, quando de nada mais precisamos.

Enfatiza que só por meio do bem se repara o mal e a reparação nenhum mérito apresenta, se não atinge o homem no seu orgulho, nem nos seus interesses materiais. (720-721). Perg. 1000

DURAÇÃO DAS PENAS
A duração dos sofrimentos do culpado se baseia no tempo necessário a que se melhore. Sendo o estado de sofrimento ou de felicidade proporcionado ao grau de purificação do Espírito, a duração e a natureza de seus sofrimentos dependem do tempo que ele gaste em melhorar-se. (São Luís) Ref. (02) Perg. 1004

09 - Cada um Será Julgado Segundo às suas Obras

O conceito de “cada um colhe o que semeia”, é uma lei científica, apesar de sua expressão de ensino moral ou de advertência espiritual.

Ramatis reafirma esse entendimento que é o conceito de Jesus de “cada um colhe o que semeia” em equivalência com outras máximas tais como, “a cada um segundo as suas obras”, “quem com ferro fere, com ferro será ferido”, ou, ainda, “pagarás até o último ceitil”, o que evidenciam a presença de um princípio legislativo de “causa” e “efeito”, que decorre da própria lei Única de “ação” e “reação” do Cosmo. Ref. (01) Páginas 195 e 196

10 - O Perdão Divino e dos Santos

O perdão não é um ato puro e simples de quem pede ou de quem pretende oferecê-lo. Não é prerrogativa das religiões, padres, pastores que se arvoram em ministros de Deus...

As vítimas podem perdoar seus ofensores, mas o ofensor deve se transformar, renovando-se segundo a Lei de Deus.

A idéia infantil de que Deus e os Juízes do Espaço simplesmente e radicalmente apagam as dívidas daquele e do próximo é ridícula.

Nenhum “Deus”, nenhum Santo pode salvar o homem de suas más ações. Cada um deve libertar-se por si mesmo.. Ref. (05)

11 - O ÓDIO ENTRE PAIS E FILHOS

O ciclo das reencarnações é uma terapêutica divina. Obriga o espírito a se retificar e a progredir compulsoriamente, situando-o nos ambientes hostis ou entre a parentela terrena com adversários do passado para fazê-lo purgar as suas enfermidades espirituais. Ref. (07) Pag. 219

12 - RENASCIMENTO DE PELES VERMELHAS E AFRICANOS COMO FILHOS DE VELHOS SENHORES

A civilização terrícola renova-se sob a determinação de um ciclo vicioso, em que as vítimas do passado situam-se posteriormente nos lares dos seus próprios algozes, a fim de se processar a reparação cármica e os ajustes espirituais.

OS PELES VERMELHAS
Os pioneiros americanos invadiram o território dos peles-vermelhas, trucidando esses povos; a Lei do Carma, no entanto, obrigou a civilização americana a receber no seu seio os infelizes dos peles-vermelhas. E, por isso, eles hoje se movimentam no seio da civilização americana, como almas agressivas e primárias que ainda são, na figura de facínoras e “gangsters” impiedosos.

OS NEGROS
Os pretos que foram caçados na África pelos capitães-de-mato do vosso país, são hoje os “marginais” que proliferam nas favelas e que descem para as cidades provocando distúrbios e delinqüentes indesejáveis.

Em conseqüência, tereis de ser tolerantes, compreensivos e amorosos para com eles, cujos espíritos de “ex-africanos” ainda vibram a condição primária de sua vida anterior.

Inúmeros pais pobres ou afortunados afligem-se com o filho vigarista ou irresponsável, que lhes obriga a um reajuste cármico indesejável por força do próprio desajuste social. Naturalmente, esses pais ignoram que sob a vestimenta carnal consangüínea da família, vive o espírito do negro africano, que outrora fora aprisionado e transportado como gado, no fundo dos navios negreiros e destinados à escravidão. Ref. (04) Pag 75-76

13 - OS JUDEUS E OS NAZISTAS, REI DAVI. UMA COMPREENSÃO DO BEM E DO MAL

O mal é tão-somente uma condição transitória, de cujo reajuste sempre resulta um benefício futuro ao próprio autor! Mesmo sob a perversidade humana que mata outro ser vivo, o criminoso só destrói o “traje” carnal provisório da vítima, sem atingir-lhe o espírito imortal.

Assim, o princípio de causa e efeito permite uma nova existência física para a vítima proporcionando-lhe mais proveito e compensação, porque ela foi perturbada no seu ciclo de evolução espiritual. O homicida, sob a ação dessa lei, passa então pelo sofrimento, a fim de retificar o desvio mórbido, que o ainda torna uma criatura dominada pelas ações negativas.

O mal ou o sofrimento são etapas do mesmo processo evolutivo, cuja ação é transitória e tende sempre a um resultado superior.

São considerados “atos malignos”, porque eles causam prejuízos a outrem; mas se a vítima é ressarcida vantajosamente no curso de sua própria imortalidade, então desaparece o estigma do “mal”, que é compensado pelo “bem”, a que faz jus pelo seu sofrimento.

OS JUDEUS, OS NAZISTAS E O REI DAVI
Os judeus que foram massacrados nos campos de concentração dos nazistas foram espíritos que, sob o comando de David, nos tempos bíblicos, praticaram toda sorte de crimes, contra os povos pagãos amonitas e moabitas.

Eles retardaram a evolução espiritual desses povos ao destruir-lhes prematuramente os seus corpos, que lhes proporcionavam as oportunidades de aprendizado espiritual na matéria.

Os judeus então condenaram-se a si próprios pelo derramamento do sangue desses irmãos mais fracos e ignorantes, fazendo jus às correções cármicas futuras.

Assim, o bárbaro sofrimento que eles enfrentaram nos fornos crematórios dos nazistas, limpou-lhes as manchas do perispírito enfermiço, propiciando-lhes condições mais amenas e agradáveis na vivência das próximas encarnações educativas. Ref. (01) Pag. 40-41

REFERÊNCIAS:

O EVANGELHO À LUZ DO COSMO – RAMATIS
O LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC
A VIDA ALÉM DA SEPULTURA – RAMATIS
A VIDA HUMANA E O ESPÍRITO IMORTAL – RAMATIS
APSA – Sr. Antônio Plínio da Silva Alvim – Presidente da S.E.R. – Rio de Janeiro
LIVRO “ O CEU E O INFERNO” – ALLAN KARDEC
LIVRO “ A MISSÃO DO ESPIRITISMO” - RAMATIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário