Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Perturbações Espirituais – Psicoses – Neuroses e Curas

Palestra nº7

Perturbações Espirituais – Psicoses – Neuroses e Curas

Primeira Parte

01 - A SAÚDE E A ENFERMIDADE

A saúde e a enfermidade são os produtos da harmonização ou desarmonização do indivíduo para com as leis espirituais.

As moléstias, em sua manifestação orgânica, identificam que no mundo psíquico e invisível aos sentidos, a alma está enferma!

O volume de cólera, inveja, luxúria, cobiça, ciúme e ódio ou hipocrisia que por ventura o Espírito tenha acumulado no presente ou nas existências anteriores forma um patrimônio de uma carga tóxica que, em obediência à lei da Harmonia Espiritual, deve ser extraída da delicada intimidade do perispírito.

Durante o período gestativo da nova encarnação, esses resíduos psíquicos venenosos, vão-se condensando gradativamente no corpo físico à medida que este cresce e, por fim, lesam as regiões orgânicas que por hereditariedade sejam mais vulneráveis.

Esse processo de o Espírito drenar o seu psiquismo doentio através da carne humana, a Medicina estuda e classifica sob uma terminologia técnica, preocupando-se mais com os “doentes”.

A causa da moléstia, na realidade, além de dinâmica é oculta aos olhos ou aos sentidos físicos; o enfermo sente o estado mórbido em si, mas o médico não o vê nem pode apalpá-lo.

Quando ocorre a sua materialização física no corpo, alterando os tecidos, deformando órgãos ou perturbando os sistemas vitais, é porque a carga psíquica enfermiça atingiu o seu final.

Por isso, não é no momento exato que o indivíduo acusa os sintomas materiais da doença que realmente ele fica doente: na verdade ele já vivia mental e psiquicamente enfermo, embora o seu mundo exterior ainda não houvesse mostrado esse fato.

As inflamações, úlceras, tumores, fibromas, tuberculoses, sarcomas, quistos, hipertrofias, cirroses, adenomas, amebiases, etc. são apenas os sinais visíveis identificando a manifestação mórbida que “desceu” do psiquismo enfermiço para a exterioridade da matéria. Ref. (01) Páginas 146 / 147

02 - AS MOLÉSTIAS DO CORPO E A MEDICINA

Ramatis acrescenta que os médicos ajudam as criaturas sofredoras a suportar e resistir as dores provocadas pela expurgação deletéria descida do perispírito para a carne. Eles promovem os intevalos de alívio e de convalescença, contribuindo para que os enfermos não atinjam a fase de desespero psíquico quando submetidos a um excesso de sofrimento contínuo.

A humanidade terrena, quanto as suas necessidades espirituais, nunca foi esquecida pelo Alto, pois inúmeros médicos do espirito passaram pela Terra, deixando os mais sublimes e salutares roteiros para a cura definitiva da humanidade.

Buda na Ásia, Hermes Trimegisto no Egito, Confúcio na China, Zoroastro na Pérsia, Crisna e Rama na Índia e Jesus na Judéia, além de outros líderes religiosos e terapeutas do Espírito, ensinaram com devotado carinho quais os verdadeiros medicamentos para a cura da alma.

Eles pregaram as virtudes espirituais em todos os locais do Planeta Terra e o fizeram de maneira sublime e entendível a todas as criaturas. Explicaram que, enquanto os pecados fazem mal ao Espírito, as virtudes o beneficiam.

Explica ainda que, em face do nosso progresso atual, já podemos avaliar a virtude como um processo científico e preventivo que torna mais leve o perispírito, enquanto o pecado o ensombra e intoxica pela produção de venenos psíquicos, que depois deverão ser purgados nos charcos astrais, ou então transferidos para o corpo carnal combalido e enfermo, através de cruciantes sofrimentos.

Enquanto os pecados da gula, o ciúme, a luxúria, a avareza, o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a crueldade, a maledicência ou a hipocrisia produzem fluidos tóxicos e lesivos à delicadeza da vestimenta perispiritual, o Espírito adquire a saúde quando se habitua à prática da bondade, da paciência, da humildade, da pureza, da honestidade, do amor, do altruísmo, da filantropia, da frugalidade, da renúncia ou da simplicidade. Ref. (01) Páginas 264 / 265

03 - PERTURBAÇÕES, NEUROSES E DEPRESSÃO

Uma mente sã, esclarecida espiritualmente, enfrenta qualquer problema mental, emocional ou físico, tal qual a “sabedoria do rio”, que sempre se orienta e desvia-se dos obstáculos.

A mente vazia e a ignorância das leis do Espírito e da vida, ocasionam distúrbios e conflitos psíquicos, que se acabam alongando na saúde física: derrames, enfartes e até o câncer.

Para a cura do Espírito e do corpo são necessários os ensinamentos espirituais, para a renovação e reequilíbrio, sem o que a alma enferma impede a recuperação da saúde.

“Quem não se deixar vencer pela verdade será vencido pelo erro”
(Santo Agostinho).

A neurose, ou perturbação a qualquer grau, são desajustes temporários da criatura com o mundo, pessoas e coisas; é um distúrbio que dá e passa.

No fundo, a pessoa é perfeita ... A causa principal do distúrbio é a visão distorcida e o viver puramente material.

Aplique e realize o “Conheça a ti mesmo”. Com esta chave e um bom mergulho interior, uma análise profunda, a saúde espiritual estará de volta.

A Psiquiatria, a Psicanálise e a Religião, formalizada, sem as bases do conhecimento das leis do Espírito, encaram os problemas com processos, remédios e rezas, o que não atinge as causas profundas dos desajustes

Leia com muito cuidado as obras do esclarecimento básico: “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e “O Livro dos Espíritos”, onde encontrarão as respostas e a orientação para o restabelecimento das neuroses e das depressões. Ref. (02)

04 - PSICOSE, ESQUISOFRENIA, MONGOLISMO,

TERATOLOGIA, AUTISMO E LOUCURA
As psicoses, esquizofrenias, mongolismo, teratologia, autismo e loucura são perturbações mais profundas e de origem mais remota.

São acontecimentos dolorosos e muito prolongados que ocorreram nas vidas passadas; são lesões do corpo astral, que hoje se refletem no corpo físico. Tais causas e realidades são desconhecidas pela Psiquiatria, Psicanálise e pelas religiões, que ignoram as reencarnações. Infelizmente, são tratadas com recursos materiais e remédios, que não penetram nas causas.

A loucura, o mongolismo e outras deformações, são lesões que identificam o mau viver, em longos e penosos períodos das vidas passadas. Qualquer tentativa de cura deve ser pela psicoterapia dos passes, curas espirituais, musicoterapia e através de duas, três ou mais reencarnações, até desaparecerem as causas.

“A doença é herança do pecado”. Todos ignorantes, violentos, resmungões e desequilibrados estão a caminho de doenças e distúrbios que os farão vítimas de si mesmos.

Os tratamentos espirituais da Ramatis ajudam as criaturas a despertarem para a verdadeira vida. A ajuda maior está na Psicoterapia dos ensinamentos. Ref. (02)

REFERÊNCIAS:

FISIOLOGIA DA ALMA – RAMATIS
APSA –Sr. ANTÔNIO PLÍNIO – Presidente da S.E.R. – Rio de Janeiro
SEGUNDA PARTE

05 - TRANSGRESSÕES ÀS LEIS DIVINAS E OS MALES

A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta.” Perg.614

A lei de Deus é eterna e imutável como o próprio Deus.” Perg. 615

“Todas as Leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o autor de tudo. O sábio estuda as leis da matéria, o homem de bem estuda e pratica as da alma.” Perg. 617

É permitido ao homem aprofundar nestas Leis Divinas, mas uma única existência não lhe basta para isso.” Todos os homens podem conhecer as Leis Divinas, mas nem todos a compreendem. Os homens de bem e os que se decidem a investigá-la são os que melhor a compreendem. Todos, entretanto, a compreenderão um dia, porquanto forçoso é que o progresso se efetue.” Perg. 619

Os Espíritos Superiores dizem que a lei de Deus está escrita na consciência de cada pessoa, no entanto, o homem a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada.” Perg. 621

O tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo é “Jesus”. Ref. (03) Perg. 625

06 - CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES

Há males nesta vida cuja causa primária é o homem, outros há também aos quais, pelo menos na aparência, ele é completamente estranho e que parecem atingi-lo como por fatalidade. Tal como a perda de entes queridos, os acidentes que nenhuma previsão poderia impedir; os flagelos naturais, as enfermidades de nascença, sobretudo as que tiram a tantos infelizes os meios de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiotia, o cretinismo, etc.

Os que nascem nessas condições, certamente nada hão feito na existência atual para merecer, sem compensação, tão triste sorte, que não podiam evitar, que são impotentes para mudar por si mesmos.

Segundo o qual todo efeito tem uma causa, tais misérias são efeitos que hão de ter uma causa e, desde que se admita um Deus justo, essa causa também há de ser justa. Ora, ao efeito precedendo sempre a causa, se esta não se encontra na vida atual, há de ser anterior a essa vida, isto é, há de estar numa existência precedente. Se somos punidos, é que fizemos o mal; se esse mal não o fizemos na presente vida, tê-lo-emos feito noutra. Ref. (04) Capítulo V – Item 6

07 - AS CURAS PELA HOMEOPATIA

A Homeopatia é medicina de ação energética no mundo imponderável; é “menos” medicamento e “mais” energia!

Por atuar no psiquismo, as doses devem ser tomadas com confiança, embora sua aparência de inócua água destilada.

Ademais, a “fé” implica em paciência e tranquilidade, estados de espírito ótimos para o êxito da ação terapêuticas das doses infinitesimais.

As curas miraculosas, sempre se efetuaram sob um estado de “fé” incomum dos seus enfermos, que assim dinamizavam suas próprias energias.

A “Fé” concentra as forças mentais desordenadas e as conduz para um foco ou centro acumulativo, tornando-se a alavanca poderosa que num átimo de segundo produz o “milagre” da crença popular. (1) Ref. (05) Página 226 – 2º Parágrafo, linhas 7 a 14

08 - TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO

As vicissitudes da vida têm duas origens bem diversas, que importa distinguir: umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida.

Muitos são a consequência natural do caráter e da conduta daqueles que os sofrem!

Quantos homens caem por sua própria culpa, vítimas de sua imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição! São pessoas arruinadas por falta de ordem, de perseverança, mau comportamento ou por não terem limitado os seus desejos!

Quantos pais infelizes com os filhos, por não terem combatido as suas más tendências desde o princípio.

Que todos os que têm o coração ferido pelas vicissitudes e as decepções da vida interroguem friamente a própria consciência e verão se, na maioria das vezes, não podem dizer: “Se eu tivesse ou não tivesse feito tal coisa, não estaria nesta situação”

O homem é, assim, num grande número de casos, o autor se seus próprios infortúnios. Mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples, e menos humilhante para a sua vaidade, acusar a sorte, a Providência, a falta de oportunidade, sua má estrela é a sua própria incúria.

Os males dessa espécie constituem, um número considerável das vicissitudes da vida. O homem os evitará, quando trabalhar para o seu adiantamento moral e intelectual. Ref. (04) Capítulo V, Item 4

09 - ORAÇÃO DE UM PEREGRINO EXAUSTO

SENHOR!
Eu ando cansado da vida.
Cansado de mim. Cansado dos outros.
Não sei ... às vezes com raiva de tudo e de todos
É que eu ando exausto, esgotado,
E as mínimas coisas me irritam, SENHOR !
De repente me dá vontade de largar tudo:
Meu ideal, meu amor, meus compromissos ...
Largar e fugir da vida.
De repente me dá vontade de largar tudo:
Meu ideal, meu amor, meus compromissos ...
Largar e fugir da vida.
Ah ! Sim, se eu pudesse fugir!
Fugir dessa vida em que vivo.
Fugir dessa angústia que oprime
Dessa incerteza que fere,
Dessa canseira que dói no corpo todo.

Contudo, sei que é preciso viver.
Que é preciso continuar lutando,
Que é preciso caminhar e dizer o meu SIM
Mas, como SENHOR ?
Se as forças me faltam ! Se ninguém me compreende !
Se estou só !
Você sabe, SENHOR, que vontade não falta.
Sabe que eu quero viver o amor,
Mas sou pobre demais. Fraco demais, instável demais.

Não some, SENHOR, as vezes que eu caí.
Lembre das vezes que me ergui na queda,
Com o coração em pranto pelo meu fracasso, Mas disposto a melhorar.

PRECISO DE FORÇAS, SENHOR.
PRECISO DE CORAGEM !
Sou um peregrino exausto
Que sabe que a vida continua,
Que o amor existe e que é preciso andar.
SENHOR !
Eu conto com você em minha jornada

REFERÊNCIAS:

FISIOLOGIA DA ALMA – RAMATIS
APSA –Sr. ANTÔNIO PLÍNIO – Presidente da S.E.R. – Rio de Janeiro
O LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC0
5 - A MISSÃO DO ESPIRITISMO – RAMATIS

http://www.ramatis.com.br/tratamentos-espirituais/palestras-07-perturbacoes-espirituais.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário