Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Carma - Wiki

Carma ou carma (do sânscrito कर्म, transl. Karmam, e em pali, Kamma, "ação") é um termo de uso religioso, Teológico dentro das doutrinas budista, hinduísta, jainista e sikhista, adotado posteriormente também pela Teosofia, e dentro dessa doutrina ligado a o sentido de Saga, do "dever a ser cumprido no SOU", como a figura de Jesus Cristo, MESSIAS, Por outros subgrupos significativos dos movimentos New Age's, para expressar um conjunto de ações dos homens e suas consequências no chamado "Tempo". Karma significa o que deve se paga. Este termo ou conceito não é usado na Doutrina Espírita, Codificada por Allan Kardec, nem ao menos é citado no "pentateuco Kardequiano"(Cinco Livros de Allan Kardec) que adota ao contrário o conceito Causa e Efeito, onde "o amor cobre uma multidão de pecados" 1 Pedro 4:8. O Conceito Karma na física, é equivalente a lei, segundo Albert Einstein: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário, no devido espaço do Tempo( Lei de Newton)". Neste caso, para toda ação tomada pelo Homem ele pode esperar uma reação. Se praticou o mal então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Se praticou o bem então receberá de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado, dependendo da Ação, pois: - "Bem gera-Bem e o Mal gera-Mal". Dependendo da doutrina e dos dogmas da religião e/ou "teologia" - discutida. Este termo pode parecer diferente, porém sua essência sempre foca as ações e suas consequências. Vale a pena lembrar que o termo Karma (Carma)diz respeito ao Hinduísmo, Budismo e sistemas de pensamentos originários na Índia, e ligado a "Reencarnação" e/ou "Ressucitar- dos-Mortos". Qualquer outra reconceituação feita por outros sistemas de pensamento (por ex: teosofia, esoterismo, espiritismo etc) pode estar conduzindo a um equivoco do termo original, se não se observar uma ORDEM NO PENSAMENTO TEOLÓGICO, segundo Confúcio.

Budismo

No budismo, Kamma ou Karma é a palavra para "ato" ou "ação" e, nesse sentido, usa-se a palavra em textos mais antigos para ilustrar a importância de desenvolver atitudes e intenções corretas. Considera-se que por gerar carma os seres encontram-se presos ao samsara, e portanto a última meta da prática budista é extinguir o carma.

Esoterismo

Alguns acumulados" e em dharma como "conjunto de méritos acumulados" (portanto o contrário de karma). Essa terminologia não é consistente com o uso tradicional das religiões orientais, principalmente porque Dharma significa ensinamento ou verdade em vez de mérito ou virtude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário