Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Reforma intima e vida social


Os seres humanos devem se completar mutuamente por um simples motivo; somos estrelas solitárias que juntas formam o universo. Preste atenção na hierarquia politica do Brasil; temos o presidente, os senadores, os deputados federais, o governador, os deputados estaduais, prefeitos e vereadores; assim funciona também a organização cósmica, começando pelo ser supremo. Somos todos auxiliares diretos de Deus e existe um papel geral a cumprir que é a manutenção da harmonia universal.

               Para que esta harmonia seja mantida é necessário que exista por trás de tudo, princípios inteligentes, seres pensantes capazes de organizar. Fazemo-nos parte deste seleto grupo, é uma das grandes dádivas que o Criador nos concedeu, somos seres que evoluindo a partir de pequenos animais chegamos um dia a comandante de um sistema estrelar. Costuma-se dizer que duas cabeças pensam melhor, o que dizer então de milhões de cabeça pensando juntas? É natural que no nosso percurso evolucionista tenhamos problemas de relacionamento, pois como já foi dito escalonamos degraus e por isso sempre haverá momentos na vida de todos em que os defeitos morais e a ignorância dominarão nossa personalidade. Só amor constrói e o amor não pode ser doado para si mesmo porque assim seria um amor egoísta, o amor é o sentimento pelo próximo é a força que mantem unida os elos da corrente, o amor promove a união, a paz e a harmonia, o egoísmo promove o isolamento a desordem e a guerra. Diante do exposto fica fácil perceber então a necessidade de vivermos em sociedade.  O alicerce da sociedade é a família exatamente porque é na família que os laços amorosos são mais resistentes. A natureza nos dotou de um instinto básico que garante essa condição, é o instinto de preservação e perpetuação da espécie, assim a fragilidade e a inocência da criança nos estimula a protegê-la na tentativa de preservar sua integridade para que possamos garantir o repasse e a sobrevivência de nossos genes, outra importante lei natural age juntamente com o instinto de perpetuação, é a lei do progresso que tem o objetivo de nos impulsionar para frente. Se prestarmos atenção, à necessidade de proteger está ligada a blindagem, ao aconchego, a ternura, ao carinho e ao amor. A turbulência no lar será sempre um dos maiores fatores contribuintes para o sofrimento do ser humano e não é fácil manter a paz em um ambiente onde muitos compartilham o mesmo espaço; sem o respeito mutuo, a compreensão a paciência, nunca será possível a paz. Temos que saber falar, saber ouvir e saber agir, a responsabilidade assim como o trabalho e a dedicação terão que estar presente.  A compreensão gera caridade que gera amor. Não devemos nos transformar em uma criança para falar com uma criança, devemos falar como adultos experientes falando coisas sérias na linguagem que a criança esteja preparada para assimilar.  Você já parou para pensar de onde veio o conhecimento que hoje você detém? Se não; reflita sobre isso e perceba que você não aprendeu nada sozinho mesmo para as mais engenhosas descobertas cientificas foi necessário aprendizagem anterior, tanto na escola como na vida em geral, portanto respeite seu professor, respeite seu orientador espiritual, respeite seus vizinhos respeite a todos que cruzaram seu caminho porque de uma forma ou de outra com todos eles você aprendeu um pouco.

O maior desafio da vida é a purificação da alma eliminando o egoísmo e o orgulho e isto só se consegue com a reforma intima, apesar das dificuldades vale a pena, pois quando você se melhora interiormente isso se expressa em sua volta trazendo conforto pra você e para todos os que convivem com você.



Doce lar


Uma só alma divida em duas!

Cada metade em um corpo,

Cuidando da outra e da sua!

Com carinho terno e morno.



Alma-metade bela, perfeita e formosa!

Amo-te com todas as forças que eu possa ter,

Quero tornar-me um contigo agora!

Completando-nos em um só eterno ser.



Duas pessoas que se amam grandemente!

Emanando amor verdadeiro constantemente,

Atmosfera de jubiloso amor radiante!

Abraço unindo corpo e alma eternamente.



Família unida a Deus louvando!

Lar de infinito e eterno amor,

A noite todos juntos rezando!

Vivendo o paraíso divino sem dor.



Casa de taipa de pedra ou de palha!

Repleta do amor de Deus,

Onde a família contente trabalha!

Com carinho cuidando dos seus.



Sala abençoada, aconchego da visita!

Quarto confortável com essência astralina,

Cozinha de cheiro agradável e sempre bem vista!

Varanda ampla com rede masculina e feminina.



Jardim de luz flores e cachoeira!

Brancos unicórnios flutuando levemente,

Com paz e riqueza infinita verdadeira!

Com beija-flor e borboletas esvoaçantes.



Cantinho feliz do reino de Deus!

Em fraternidade alimento da alma,

Amor e bondade elevados aos céus!

Querubins saltitando alegremente e com calma.



Acolhendo o mendigo e o retirante!

Guiados pela sabedoria do Pai Eterno,

Pelo brilho de luz no olhar radiante!

Pela doçura do amor fraterno.



Lar de doçura amor e carinho!

Canal de luz alegria e riquezas mil,

Mão estendida com ternura no caminho!

Pedra fundamental da sociedade febril.



Ninho de amor, doçura e ternura!

Cantinho de real expressão divina,

Branco leitoso coberto de brandura!

Sabedoria infinita que docemente acetina.



Cópia de admirável paraíso eterno!

Fulgurante de brilho e felicidade,

Palco de acolhimento fraterno!

Nobre exemplo de amor e caridade.

kleber lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário