Estudando o Espiritismo

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domingo, 3 de março de 2013

Homossexualismo à luz da Doutrina Espírita


 Reflexões : Homossexualismo à luz da Doutrina Espírita
Inic ialmente vamos examinar a questão do homossexualismo à luz da
nossa c onsoladora Doutrina Espírita. Ao final, propomos algumas reflexões e
damos sugestões que esperamos possam ajudá- lo.
 Na questão 202 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta:
"Quando errante, que prefere o Espírito: enc arnar no c orpo de um homem, ou
no de uma mulher?" A resposta: "Isso pouc o lhe importa. O que o guia na
esc olha são as provas por que haja de passar".
 Os Espíritos superiores querem dizer c om isto que, esc olhida a
opç ão, deve- se enfrentar as provas referentes a tal opç ão. Se a esc olha for
o c orpo masc ulino, deverá enfrentar as experiênc ias reservadas ao homem; se
a enc arnaç ão oc orrer no vaso feminino, as provas serão as reservadas às
mulheres, c omo, por exemplo, a maternidade. Em c onseqüênc ia, devem suportar
c om resignaç ão as provas que dizem respeito ao sexo esc olhido.
 Segundo o pensamento espírita, o homossexual é um espírito que
enfrenta momento de provaç ão, e que deve estar vigilante para que saia
vitorioso desta provaç ão, em vez de agravar os seus débitos perante a lei
divina. Voc ê deve estar se perguntando: E o que é estar de ac ordo c om a lei
divina? A resposta foi dada por Jesus: Fazer aos outros todo o bem que
gostaríamos que nos fizessem. Certamente que isso se manifesta também em
nossos relac ionamentos afetivos, através de gestos de respeito e c arinho por
aqueles seres c om quem nos relac ionamos. Então, o equilíbrio sexual (que se
manifesta por um c omportamento que não é promísc uo e nem desrespeitoso para
c om os sentimentos alheios) é c aminho seguro tanto para homossexuais c omo
para heterossexuais.
 T odos nós, amigo[a], somos seres em busc a do equilíbrio espiritual.
A maior parte de nós traz graves c omprometimentos no que diz respeito no
c ampo sexual. O Espírito Emmanuel, em sua obra "Vida e Sexo", psic ografada
por Chic o Xavier, nos informa que, quase sempre, os que c hegam no
além- túmulo, sexualmente desequilibrados, depois de longas perturbaç ões,
renasc em no mundo tolerando moléstias insidiosas, ou em c ondiç ão
homossexual, amargando pesadas provas c omo c onsequênc ia dos exc essos que
c ometeram no passado.
 Depreende- se, portanto, que os homossexuais são Espíritos que podem
ter c ometido abusos sexuais em sexo diferente do atual, respondendo, tal
c omportamento no passado, pela atual atraç ão que sente por pessoas do mesmo
sexo, devendo resistir a esses apelos instintivos em prol do seu
aperfeiç oamento moral.
 Ainda o Espírito Emmanuel, em O Consolador, nos mostra que Deus não
extermina as paixões dos homens, mas fá- las evoluir, c onvertendo- as pela dor
em sagrados patrimônios da alma, c ompetindo às c riaturas dominar o c oraç ão,
guiar os impulsos, orientar as tendênc ias, na evoluç ão sublime dos seus
sentimentos.
 Informa Emmanuel que observamos almas numerosas aprendendo, entre as
angústias sexuais do mundo, a renúnc ia e o sac rifíc io, em marc ha para as
mais puras aquisiç ões do amor divino.
 A rec omendaç ão do Espiritismo para o respeito e a c ompreensão para
c om os irmãos que transitam em c ondiç ões sexuais inversivas
(homossexualismo) oc orre em funç ão do sentimento de fraternidade ou c aridade
que deve presidir o relac ionamento humano, mas igualmente pelo fato de que
nenhum de nós tem autoridade sufic iente para c ondenar quem quer que seja,
pois todos temos dific uldades morais e/ou materiais graves que prec isam de
educ aç ão. A esse respeito, Emmanuel finaliza o livro Vida e Sexo c om a
seguinte rec omendaç ão: "Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo
afetivo, seja c om quem for e c omo for, c oloc ai- vos, em pensamento, no lugar
dos ac usados, analisando as vossas tendênc ias mais íntimas e, após
verific ardes se estais em c ondiç ões de c ensurar alguém, esc utai no âmago da
c onsc iênc ia, o apelo inolvidável do Cristo: Amai- vos uns aos outros c omo eu
vos amei".
 O esc ritor e médic o psiquiatra Jorge Andréa, no seu livro Forç as
Sexuais da Alma, editado pela FEB, c onsidera que o homossexual, ao atender
os sentidos em satisfaç ão sexual, não estará em proc esso de realizaç ão
plena. Na homossexualidade, c omo em qualquer outro proc esso provac ional,
sofremos as c onsequênc ias de nossos atos anteriores. Então, se reenc arnamos
c om uma distonia relac ionada a área sexual, isso nos deve ser enc arado c omo
sinalizador de que c ometemos deslizes graves nessa área e que nec essitamos
de ajustes, princ ipalmente no setor moral. Segundo Jorge Andréa, a falta de
sintonia entre o ser e o querer ser, ou entre o que se é e o que se pensaser, transforma o homossexual, masc ulino ou feminino, num ser frustrado
(ainda que a negativa seja c omum, num mec anismo psic ológic o por demais
c onhec ido), atormentado por ilusões e anseios de c onsumaç ão às vezes
impossível e que o debilitam moralmente, abrindo porta larga a graves
obsessões (obsessão é a influenc iaç ão negativa de um espírito desenc arnado
sobre uma pessoa).
 Para o homossexual, querido[a] amigo[a], há nec essidade
intransferível de vivênc ia equilibrada no c ampo sexual a fim de enc ontrar a
harmonia para as futuras reenc arnaç ões. T anto o homossexual c omo o
heterossexual devem busc ar a sua reforma interior, não c edendo aos
arrastamentos provoc ados pelos impulsos instintivos e sensuais. Ensinam- nos
os espíritos que a energia sexual é c riaç ão divina e que o sexo em bases de
amor e c arinho, respeito e atenç ão pelo sentimento alheio, é forç a
maravilhosa.
 A Doutrina Espírita não c ondena a pessoa do homossexual. Ao
c ontrário, rec omenda que tenhamos para c om ele todo o respeito, a
c onsideraç ão e o c arinho, uma vez que é um espírito que atravessa momento
difíc il (até mesmo tormentoso) em que nec essita promover a sua edific aç ão
moral, através de uma c onduta sexual equilibrada. O que não é líc ito ao
hetero, também não pode ser ao homossexual. Para ambos, os abusos, tais c omo
as orgias, o sadomasoquismo, a nec rofilia, a pedofilia e outros, são
prátic as que c omprometem o equilíbrio no manuseio das forç as genésic as e são
c ontrárias às leis naturais, dando uso aos órgãos sexuais de maneira diversa
do que rec omenda a sua natureza.
 O Espírito André Luiz, no seu livro Conduta Espírita, psic ografado
por Chic o Xavier, rec omenda "distinguir no sexo a sede de energias
superiores que o Criador c onc ede à c riatura para equilibrar- lhe as
atividades, sentindo- se no dever de resguardá- la c ontra os desvios
susc etíveis de c orrompê- la".
 Geziel Andrade, autor de "Doenç as, Cura e Saúde à Luz do
Espiritismo", em c onsonânc ia c om André Luiz, Jorge Andréa e Ney Prietto
Peres, afirma que a sexualidade desvirtuada c onduz a graves c onsequênc ias,
oc asionando reperc ussões dolorosas para o Espírito no Além e na própria
reenc arnaç ão.
 Bem, amigo[a], essa é a visão do Espiritismo a respeito da questão.
Se ele não aprova a prátic a desregrada do sexo, tanto por parte do
homossexual, quanto pelo heterossexual, também é c erto que ele não c ondena
ninguém pelas esc olhas que fizer em sua Vida. Apenas nos alerta a respeito
da Lei de Aç ão e Reaç ão, segundo a qual rec ebemos de volta os efeitos de
nossa própria c onduta. Conforme asseverou Jesus: "A semeadura é livre, mas a
c olheita é obrigatória".
 Rec omendamos a voc ê que proc ure uma instituiç ão espírita idônea no
loc al onde mora, para um diálogo maior c om os dirigentes responsáveis,
assistir às reuniões doutrinárias e, se nec essário, tomar passes, além de
proc urar o estudo da literatura espírita, que c ertamente tirará as suas
dúvidas. Lembre- se, amigo[a], que o c oraç ão que respira amor, c aridade, paz
e bem vai se auto- educ ando e é merec edor de toda assistênc ia espiritual. Por
outro lado, a energia sexual não prec isa ser utilizada nec essariamente em
atos sexuais. Ela é energia c riadora e pode ser usada para o estudo, para o
trabalho e para as obras de c aridade no Bem.
 De nossa parte, estaremos aqui ao seu inteiro dispor, c aso queira
nos proc urar novamente. Proc ure fazer de seu lar um ambiente onde reine a
paz e a serenidade. Rec omendamos a boa leitura, tanto das obras básic as da
Doutrina Espírita, quanto os inúmeros livros de mensagens edific antes que
c hegam a nós através de abnegados médiuns trazendo c onsolo ao c oraç ão.
Rec omendamos princ ipalmente a leitura do Evangelho no Lar. É um trabalho
simples: esc olhemos alguns minutos por semana e nos reunimos c om todos
aqueles que vivem c onosc o, para o aprendizado das liç ões de Jesus.
Rec omendável seja feito esse estudo no mesmo dia da semana e horário.
Inic iamos c om uma prec e espontânea, abrimos uma página do Evangelho e lemos,
em voz alta, alguns trec hos, c omentando- os em seguida. Se seus familiares
não quiserem partic ipar da leitura, não desanime. Prossiga fazendo a leitura
e reflexão do Evangelho, pois os bons espíritos e Jesus estarão te
amparando.
 Jamais se imagine abandonado por Deus, amigo[a]. T odos somos
c riaturas amadas pelo Criador. Ao nosso lado, bons espíritos, verdadeiros
anjos de bondade, estão permanentemente nos ac onselhando, sussurrando aos
nossos ouvidos boas sugestões que nos c onduzirão à paz e à felic idade
interior. Lembre- se permanentemente que Jesus e sua bondade infinita estão
ao nosso lado, nos enc orajando, e que Deus jamais c oloc a fardosexc essivamente pesados sobre nossos ombros.
 T exto do pensador espírita Hernani Guimarães
Andrade, ex- presidente do Instituto Brasileiro de Psic o- Biofísic a, desenc arnado em 2003
1. "Não ignoramos que há inúmeras formas de manifestaç ão do
homossexualismo. Entre elas, a mais marc ante ( . . .) é o "transexualismo". O
transexual poderia ser desc rito c omo aquele indivíduo que possui a alma de
um dado sexo, inserida no c orpo de um outro sexo. Por exemplo, uma alma
feminina habitando um c orpo masc ulino, e vic e- versa".
 Esse fato "( . . .) favorec e a hipótese de que pelo menos o
transexualismo seja motivado por uma heranç a reenc arnatória. Neste c aso, se
um indivíduo, que se reenc arnou reiteradas vezes c om um determinado sexo,
vem a renasc er c om um sexo oposto, ele provavelmente sofrerá problemas do
gênero transexualismo. Pelo menos há uma grande possibilidade de isto
oc orrer.
 A troc a de sexo de uma enc arnaç ão para outra pode não ser
exc lusivamente a c ausa do homossexualismo, pois vários fatores educ ac ionais
poderiam c ontribuir para despertar no indivíduo as tendênc ias sepultadas nas
profundezas de seu inc onsc iente espiritual. Deve ter- se em c onta, também,
outras variáveis que possam influir na equaç ão que define o homossexualismo
(...). Assim, por exemplo, apontamos duas imediatamentes evidentes: 1) o
tempo que o indivíduo passou desenc arnado (intermissão); 2) o número de
vezes que ele renasc eu e viveu tendo determinado sexo. (...) É possível que
as fortes c arac terístic as sexuais se atenuem c om uma demorada intermissão.
 Por outro lado, a reiterada repetiç ão de um mesmo tipo de sexo pode
c ontribuir para ac entuar as tendênc ias do indivíduo a determinado
c omportamento sexual. Se, em suc essivos renasc imentos, ele alternou os
sexos, talvez seu c omportamento sexual venha a depender sobretudo da
educ aç ão rec ebida durante a infânc ia e a juventude. Isto porque ele é
portador aproximadamente de igual c arga de sexualidade masc ulina e feminina.
 T alvez seja este o motivo pelo qual o número de homossexuais parec e
aumentar à medida que o meio soc ial se torna mais tolerante e menos
repressivo. Os indivíduos c om maior tendênc ia em relaç ão a um dado
c omportamento sexual e que poderiam proc eder normalmente, serão estimulados
pelas fac ilidades do meio soc ial a mudar de atitude. Antigamente a educ aç ão
muito rígida e repressiva c ontribuía para enquadrar o indivíduo ambisséxuo,
em seu sexo natural.
 O homossexualismo não deve, pois, ser c lassific ado c omo uma
psic opatia ou c omo um c omportamento merec edor de disc riminaç ão ou medidas
repressivas. O homossexual, espec ialmente o "transexual", merec e toda a
nossa c ompreensão e ajuda, para que ele possa venc er sua luta de adaptaç ão
ao novo sexo adquirido c om o renasc imento. Alguns homossexuais poderão ser
reorientados, de maneira a se c omportarem normalmente dentro dos padrões
impostos pelo meio soc ial. Entretanto, igual reorientaç ão é nec essária aos
indivíduos normais para que se c ompenetrem da nec essidade de tolerar e
ac eitar fraternalmente os homossexuais". (Hernani Guimarães Andrade)

Um comentário:

  1. Livro "vida e sexo" "O homem que abusou das faculdades genésicas, arruinando a existência de outras pessoas com a destruição de uniões construtivas e lares diversos, em muitos casos é induzido a buscar nova posição, no renascimento físico, em corpo morfologicamente feminino, aprendendo, em regime de prisão, a reajustar os próprios sentimentos, e a mulher que agiu de igual modo é impulsionada à reencarnação em corpo morfologicamente masculino, com idênticos fins" Pois, quando voltaremos para o verdadeiro espiritismo? Essa informação passada por Emmanuel infringe o Controle Universal do Ensino dos Espíritos. Não deve-se assumir como correto algo publicado apenas por um médium antes de passar por uma triagem, pois pode haver indução de informação. Para algo desse tipo ser publicado, dever-se ia passar por uma triagem. Agora muitos médiuns repetem o que já foi publicado. Mas há contradição entre os médiuns. Mais uma prova de falha. Não é a recomendação apresentada no Evangelho segundo o espiritismo. E do mais, como a questão apresentada: LE 202: "Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher? Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar". Já Chico deu um caráter de expiação. Está em desacordo com o a base espírita. Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada." Isso, devemos também aplicar ao espiritismo!

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