Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 5 de janeiro de 2013

A Reforma Íntima


por Flávia Sant Anna - fs.terapeuta@gmail.com

Muito se fala na Reforma Íntima, mas vejo que algumas pessoas não compreendem bem o que isso quer dizer para si, individualmente, na prática. Existe uma chave que auxilia nesta busca da reforma: a noção de Personalidade Congênita.

Atualmente, com a Psicoterapia Reencarnacionista, cuja base é justamente a Personalidade Congênita, o trabalho individual de cada um de nós em relação à sua Reforma Íntima fica mais claro ao basear-se nisso. Esse trabalho profundo, de conhecimento de nossas imperfeições congênitas, geralmente seculares ou milenares, e o modo prático de melhorá-las ou eliminá-las, pode ser realizado sozinho ou, quando não conseguir, com apoio de um psicoterapeuta reencarnacionista. A Psicoterapia Reencarnacionista veio para nos auxiliar na busca da evolução espiritual, a meta principal de uma encarnação.

Quem reencarnou, por exemplo, com baixa auto-estima e um sentimento de inferioridade, que características acreditam ter que reformar? E quem veio com autoritarismo, agressividade, veio reformar o que em si? E os materialistas? E os egoístas? E os desonestos? E quem é medroso? E quem é preguiçoso? E quem está perdido e não sabe o rumo? Não é difícil sabermos para o que reencarnamos, basta percebermos o que aflora de negativo de dentro de nós diante das situações do dia a dia.

Todas as escolas de Psicologia trabalham em cima dessa Reforma Íntima, mas as que lidam com a Reencarnação sabem que nossas inferioridades já vieram em nosso Espírito ao retornar para a Terra, e não iniciaram na infância, mas sim, desde aí, manifestaram-se.

A Reforma Íntima é a finalidade da encarnação, mas poucas pessoas estão suficientemente atentas a isso e realmente engajadas nesse trabalho. E isso porque, até hoje, a noção de Personalidade Congênita não tinha sido suficientemente entendida. A maioria de nós cai nas armadilhas da encarnação, e perde seu tempo culpando "vilões", esquecendo de olhar para seu próprio telhado de vidro. Muitos já estão percebendo que mais importante do que os fatos da vida é o que emerge de negativo de dentro de cada um de nós diante desses fatos, pois aí estão as nossas imperfeições.

Se relembrarmos o que nos aconteceu desde a infância até hoje, e percebermos a maneira emocional como reagimos a eles, ficaremos impressionados ao verificar como sempre reagimos do mesmo modo aos eventos que nos desagradam. Ou ficamos tristes, ou magoados, ou irritados, ou nos sentimos rejeitados, ou sentimos medo, ou nos sentimos inferiores, ou nos sentimos superiores, etc. E aí está o que nosso Espírito veio curar na Terra, a nossa imperfeição, e espera que a "casca" atual seja competente nessa tarefa, pois, se traz isso consigo de uma maneira intensa, a "casca" da vida passada foi incompetente para eliminar esse defeito. Mas se as pessoas culpam outros por seus defeitos, por suas imperfeições, quando irão se curar?

O Espírito que sofre de tristeza veio eliminar a tristeza; o que traz a mágoa veio descartar essa tendência; o que vem com baixa auto-estima veio mudar essa maneira distorcida de enxergar-se; o que se acha superior veio para enxergar-se melhor; o irritado, impaciente veio aprender a ter calma; o que tem medo veio adquirir força; e assim por diante.

Por que perder tempo dizendo: "Foi por causa do meu pai...", "Foi a minha mãe...", "Isso veio da infância...", etc. Deveriam dizer: "De que maneira posso me reformar?";  "Como posso aproveitar essa encarnação e ter sucesso espiritual?". Mas, infelizmente, poucas pessoas pensam assim e, então, as suas encarnações frequentemente são repetitivas e mal aproveitadas.

A Personalidade Congênita é a chave para o real aproveitamento da encarnação.

(Como Aproveitar a sua Encarnação - Mauro Kwitko)

Um comentário:

  1. Muito bom!!! Me fez refeti bastante!!!!

    Que Deus esteja conosco nessa caminhada!!!!!

    ResponderExcluir