Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 17 de novembro de 2012

REFORMA INTIMA


Reforma intima é uma modificação, transformação de atos e pensamentos no bem que devemos praticar nesta encarnação, juntamente com nosso livre arbítrio....
“Conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livre”-João 8:32
MARTINS PERALVA no livro Estudando o Evangelho cap 30 diz O livre arbítrio é a faculdade que permite ao homem edificar, conscientemente, o seu próprio destino, possibilitando-lhe a escolha, na sua trajetória evolutiva, do caminho que desejar.(logo do bem ou do mal). Este livre arbítrio limitado a princípio, vai-se expandindo à medida que o homem cresce em espiritualidade.
Quanto mais evoluído o ser, mais amplo o seu livre arbítrio, maior o seu direito de fazer certas escolhas, no campo da vida, assumindo assim, pouco a pouco, o comando definitivo de sua  evolução. Livre arbítrio e responsabilidade individual desenvolvem-se, simultaneamente, no aprendizado humano.
homem de evolução primária tem o livre arbítrio limitado, reduzido. Equivale ao sentenciado que a lei pune, sem acordo(transigências), submetendo-o à reclusão onde melhor convenha aos interesses da lei e da sociedade.A sociedade e a lei não confiam nele.
O homem de evolução mediana tem sua maneira de pensar (esfera deliberativa) menos restrita. Corresponde ao recluso que, submetido à disciplina dos códigos, recebe dos códigos certas permissões (ou concessões), geralmente atribuídas aos que, no cumprimento de suas penas, demonstram boa vontade e obediência, respeito e compreensão.
O homem evoluido é o ex-sentenciado, o que já se libertou e corrigiu. Provas e expiações, disciplinações e corretivos foram-lhe o caminho para a libertação definitiva. Nada mais deve à lei e colabora, na sociedade, para que se restaurem a justiça e a fraternidade, a harmonia e o progresso. É livre para agir, porque discerne o bem do mal, a verdade da mentira, a luz da sombra.
Conhecendo a Verdade, a Verdade o fêz livre. De sua atuação resultam o trabalho e a prosperidade, o fortalecimento e a segurança das peças que constituem, que formam o maquinismo das coletividades.Um dia, no curso dos milênios, o nosso livre arbítrio se harmonizará plenamente com a verdade total, com as deliberações superiores.Nesse dia saberemos executar, com fidelidade, o pensamento do Cristo, Mestre e Senhor Nosso.
Nesse dia, do qual ainda estamos muito distantes, diremos com o apóstolo dos gentios: “Não sou eu quem vive, mas o Cristo que vive em mim.”(Galatas 2 :20). Tal se dará quando tivermos superado as imperfeições. Quando nos doarmos inteiramente (integrarmos), em definitivo, pelo coração e pela inteligência, nos preceitos morais e fraternistas do Evangelho.
Sem aquisições elevadas, com base nos ensinos do Celeste Enviado, a liberdade nos leva a quedas e fracassos, que resultam (redundam), geralmente, em difíceis (clamorosos)  débitos e amargas expiações.
Martins Peralta nos adverte dizendo:
Se abusamos da força : esmagamos os fracos.
Se excedemos do poder, através da liberdade mal dirigida : oprimimos os humildes.
Se utilizamos mal a inteligência : confundimos os menos esclarecidos.
Tem uma historia sobre Benjamin Franklin contada por João Batista Armani- (em estudo que ele fez sobre Reforma Íntima), diz quais as formas  ou método que ele encontrou para modificar-se,  através das dificuldades que encontrava no dia a dia.....
Benjamin Franklin, foi Estadista, escritor e inventor do para-raios,era um tipógrafo na Filadélfia homem fracassado e cheio de dívidas, achava que tinha aptidões comuns mas acreditava que seria capaz de adquirir os princípios básicos de viver com êxito, se pudesse apenas encontrar o método certo. Método este encontrado e relatado em seu livro de auto biografia( “Autobiografia de Benjamin Franklin” (1771-1788).
Em sua juventude era um homem de muita inteligência e atento a tudo(perspicácia), apesar de ter estudado apenas até o segundo ano primário. Tinha o desejo ardente por conhecimento e lia muito, estudava e escrevia... Estudava sobre tudo que lhe interessava, principalmente sobre os grandes vultos da história de todos os tempos. Por isso mesmo tinha uma grande cultura e um conceito moral muito rígido, e cobrava-se muito, bem
como, cobrava aos outros a mais correta conduta. Em suas reuniões sociais, tecia críticas francas e ácidas sobre todos os deslizes de seus colegas, sentindo um prazer mórbido em derrotar verbalmente aos seus oponentes, fato que ao longo do tempo foi deixando-o só e isolado nas reuniões a que eram “obrigados” a convidá-lo pelo seu cargo político.
Sentindo o peso deste isolamento, em conversa com um amigo muito chegado, comentou esta aversão das pessoas de seu convívio. Tendo sido localizada a causa deste sentimento de aversão, com uma tenacidade que só as almas valorosas possuem, empreendeu luta acirrada ao combate às suas imperfeições.
Mas por mais que se esforçasse, controlava uma imperfeição, mas caía invariavelmente em outra, quando esta outra recebia a sua atenção novo deslize fazia-o tropeçar, e a situação não avançava. Era como se estivesse tentando reter água com as mãos que, não obstante, escorria por entre seus dedos. O isolamento continuava e até acentuava-se.
Então Franklin escolheu treze princípios que julgava ser necessário ou desejável aprender e procurar praticar. Escreveu-os em pequenos pedaços de cartolina, com breve resumo do assunto, e dedicou uma semana da mais rigorosa atenção a cada um desses princípios separadamente. Desse modo, pode percorrer a lista toda em 13 semanas, e repetir o processo 4 vezes por ano. Quando passava ao princípio seguinte não esquecia os anteriores, e cada vez que se pegava em falha, fazia uma pequena marca no verso do cartão, assim no retorno àquele princípio dedicava maior atenção e esforço.
Manteve em segredo o que estava fazendo, pois receava que os outros se rissem dele... (é triste constatar que até aos dias de hoje nos vangloriamos de atos incorretos, falcatruas, engodos, vícios que cometemos, mas temos vergonha de admitir que estejamos tentando melhorar praticando alguma virtude).disse Armani.  Ao fim de um ano Franklin havia completado quatro cursos, e constatou que já buscava com naturalidade o controle de suas falhas, apesar de estar longe de dominar com perfeição qualquer daqueles princípios. Este procedimento deu tão certo que Franklin utilizou-o ao longo de toda a sua vida, embora mudando os princípios uma vez já tendo controlado aquela deficiência combatida.
Os treze princípios de Benjamin Franklin eram
1 Temperança – Não coma até o embotamento(até sentir-se mal); não beba até a exaltação.
2 Silêncio – Não fale sem proveito para os outros ou para si mesmo; evite a conversação fútil.
3 Ordem- Tenha um lugar para cada coisa; que cada parte do trabalho tenha seu tempo certo.
4 Resolução – Resolva executar aquilo que deve; execute sem falta o que resolve.
5 Frugalidade (moderar-se) – Não faça despesa sem proveito para os outros ou para si mesmo; ou seja nada desperdice.
6 Diligência (prazer em fazer algo,zelo) – Não perca tempo; esteja sempre ocupado em algo útil; dispense toda atividade desnecessária.
7 Sinceridade – Não use de artifícios enganosos; pense de maneira reta e justa, e, quando falar, fale de acordo.
8 Justiça – A ninguém prejudique por mau juízo, ou pela omissão de benefícios que são dever.
9 Moderação – Evite extremos; não nutra ressentimentos por injúrias recebidas tanto quanto julga que o merecem.
10 Asseio – Não tolere falta de asseio no corpo, no vestuário, ou na habitação.
11 Tranquilidade – Não se perturbe por coisas triviais, acidentes comuns ou inevitáveis.
12 Castidade – Evite a prática sexual sem ser para a saúde ou procriação; nunca chegue ao abuso que o enfraqueça, nem prejudique a sua própria saúde, ou a paz de espírito ou reputação de outrem. (de outras pessoas)
13 Humildade – Imite Jesus e Sócrates.
A quantos desejarem experimentá-lo, (estes princípios) sugere-se analisarem-se, buscando aquelas deficiências mais comuns e corriqueiras, que sabemos possuir, ou as qualidades que não temos mas que gostaríamos de ter, adaptando o método às necessidades e interesses de cada um. Ao alcançar uma conquista, alterar a meta, buscando por outra, que vão surgindo ao longo do tempo, mas cuidando sempre para que não incorram em recaída.Este não é o primeiro e nem será o último método inventado, que visa à melhoria das pessoas através da reforma íntima, mas com certeza, nos aponta mais uma alternativa palpável e simples, que está ao alcance de quantos tiverem a coragem e a vontade firme de empreender esta luta íntima na escalada evolutiva.Não é um caminho fácil. Não existe caminho fácil. Mas é um caminho seguro.
Tem varias forma de dizer e fazer a Reforma intima , com as palavras  modificação, transformação, auto critica, com elas devemos fazer coisas boas eliminando as ruins.na nossa vida atual....primeiramente devemos lembrar de um sábio da antiguidade Sócrates que disse “Conhece-te a ti mesmo”...creio que será um grande começo.., no LE no capitulo 12 Perfeição Moral no item 5 Conhecimento de si mesmo  na Questão 919a - Conhecemos toda a sabedoria desta máxima, porém a dificuldade está precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. Qual o meio de consegui-lo?.....Disse Sto Agostinho:“Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que havia feito e me perguntava se não tinha faltado ao cumprimento de  algum dever, se ninguém teria tido motivo para de mim se queixar .  .....Parece resultar daí que o conhecimento de si mesmo que é  a chave do progresso individual. (ou mora)

No livro Fundamentos da reforma íntima foi escrito por Abel Glaser orientado pelo espírito De Cairbar Schutel...Está assim escrito ..cada pessoa, para estar motivada a se conhecer, admitindo erros ao menos para si mesma, precisa exercitar a força dvontade inerente(é que nasce com o individuo) a todo ser humano, mas muitas vezes adormecida.
A motivação nesse percurso nascerá do confronto da meditação com o cotidiano nem sempre ideal que muitos adotam. Nada de estranho nisso, pois sabe-se que nosso mundo é ainda de expiação e provas e, por isso mesmo, todo homem tem muitas imperfeições a sanar. ....vale dizer, dos erros praticados, o degrau seguinte seria o estudo de formas a conduzir o indivíduo à reforma interior, tão essencial ao aprimoramento do ser. ...: é certo que a maioria que estuda atentamente os livros espíritas, a partir da Codificação de Allan Kardec, que representa a base da Doutrina dos Espíritos, sente a necessidade de melhor se conhecer e pôr em prática a reforma íntima. Todavia, nem sempre sabe como agir nesse sentido.
Lapidar os próprios sentimentos é tarefa árdua, para o encarnado que não os têm em relativo desenvolvimento, nem tampouco em contínuo exercício. Reforma íntima sem amor no coração é, no entanto, uma ilusão. Aprender a cultivá-la verdadeiramente é um exercício significativo de abnegação e submissão a Deus.
Este processo de reforma íntima é, por certo, demorado e delicado. Necessita de determinação e interesse permanente daquele que o abraça para que alcance bons frutos. O saldo positivo exige exercício de paciência, tolerância, desprendimento, perdão, compreensão e amor nas relações humanas.
A reforma íntima e seus fundamentos representam verdadeira luz no fundo da alma a todo encarnado ....... ao longo da sua trilha pela crosta terrestre.
No E.S.E capítulo 17 Sede Perfeitos iten 4,  ultimo parágrafo...."reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar sua inclinações más."
Esta mensagem de Chico refletiu para mim como deveria eu domar as minhas más inclinações:

Três verbos existem que, bem conjugado, serão lâmpadas luminosas em nosso caminho: -Aprender, Servir e Cooperar.
Três atitudes exigem muita atenção: - Analisar, Reprovar e Reclamar.
Dê três normas de conduta jamais nos arrependeremos: - Auxiliar com a intenção do bem, Silenciar e Pronunciar frases de bondade e estímulo.
Três diretrizes manter-nos-ão, invariavelmente, em rumo certo: -
 Ajudar sem distinção, Esquecer todo mal e Trabalhar sempre.
Três posições devemos evitar em todas as circunstâncias: -
 Maldizer, Condenar e Destruir.
Possuímos três valores que, depois de perdidos, jamais serão recuperados:
A hora que passa, a oportunidade e a palavra falada.
Três programas sublimes se desdobram à nossa frente, revelando-nos  a glória da Vida Superior: - Amor, Humildade e Bom ânimo.
Que o Senhor nos ajude, pois, em nossas necessidades, a seguir sempre três abençoadas regras de salvação: -
- Corrigir em nós o que nos desagrada em outras pessoas.
- Amparar-nos mutuamente.
- Amar-nos uns aos outros”
Vamos então lutar contra as nossas más inclinações sempre....
No livro Fundamentos da reforma íntima de Abel Glaser, ditado pelo  espírito Cairbar Schutel..está assim .A    Doutrina   Espírita   tem   por   missão   esclarecer   o significado exato e a essencialidade da reforma íntima a todos os encarnados dispostos a apreendê-la. ( estudemos os livros da codificação e outros também)
No E.S.E.capitulo 5  bem aventurado os aflitos, este capitulo, nos alerta para as causas atuais e anteriores das aflições, sobre mal e bem , esquecimento do passado este capitulo vai do no. 1 ao 31,é o mais longo do E.S.E, e a causas das aflições nós sabemos que é por causa da nossa negligência(quer dizer nosso descuido, não damos  atenção devida as coisa as pessoas) no passando e ainda continuamos nos dias de hoje.
 Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. ... . Bem aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (S.MATEUS, cap5, v 5, 6 e 10.)
 Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o reino dos céus..... (S. LUCAS, cap. 6, vv. 20 e 21.)
Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a vossa consolação. - Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. - Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS, cap. 6 vv. 24 e 25.). As compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra somente podem realizar-se na vida futura. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contra senso; mais ainda: seria uma enganação. Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a utilidade de sofrer para ser feliz.,..... Então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros na riquezas, ........ Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar e proporcionar paciência, mas não explica essas desigualdades, que parecem desmentir a justiça de Deus. Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem perfeições infinitas........  Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa(que seria a de sofrer para ser feliz) e , uma vez que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o que cada um deve se convencer. Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a citada causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela voz dos Espíritos.
No.. 6 ...O homem, pois, nem sempre é punido, ou punido completamente, na sua existência atual; mas não escapa nunca às consequências de suas faltas. A prosperidade do mal é apenas momentânea; se ele não expiar hoje, expiará amanhã, ao passo que aquele que sofre está expiando o seu passado.
No.7-.....se for duro e desumano, poderá ser o seu turno tratado duramente e com desumanidade; se foi orgulhoso, poderá nascer em humilhante condição; se foi avaro, egoísta, ou se fez mal uso de suas riquezas, poderá ver-se privado do necessário; se foi mau filho, poderá sofrer pelo procedimento de seus filhos...
Na questão 975 LE  diz o seguinte..... “ficai sabendo que o espírito sofre por todo o mal que praticou, ou de que foi causa voluntária, por todo o bem que houvera podido fazer e não fez e por todo o mal que decorra de não haver feito o bem.” (então devemos ficar sempre atentos)

Tem uma mensagem ditada pelo Emmanuel psicografado por Chico Xavier no livro  Amor e Vida em Família. 1995.
Seu titulo é
NINGUÉM FOGE À LEI DA REENCARNAÇÃO.
ONTEM, atraiçoamos a confiança de um companheiro, induzindo-o à derrocada(destruição) moral. HOJE, guardâmo-lo na condição do parente difícil, que nos pede sacrifício incessante.
ONTEM, abandonamos a jovem que nos amava, inclinando-a ao mergulho na lagoa do vício. HOJE, têmo-la de volta por filha incompreensiva, necessitada do nosso amor.
ONTEM, colocamos o orgulho e a vaidade no peito de um irmão que nos seguia os exemplos menos felizes. HOJE, partilhamos com ele, à feição de esposo ( violento-tirano) ou de filho-problema, o cálice amargo da redenção.
ONTEM, esquecemos compromissos veneráveis, arrastando alguém ao suicídio. HOJE, reencontramos esse mesmo alguém na pessoa de um filhinho, portador de moléstia irreversível, tutelando-lhe, à custa de lágrimas, o trabalho de reajuste.
ONTEM, abandonamos a companheira inexperiente, à míngua de todo auxílio, situando-a nas garras da delinquência. HOJE, achâmo-la ao nosso lado, na presença da esposa conturbada e doente, a exigir-nos a permanência no curso infatigável da tolerância.
ONTEM, dilaceramos a alma sensível de pais afetuosos e devotados, sangrando-lhes o espírito, a punhaladas de ingratidão. HOJE, moramos no espinheiro, em forma de lar, carregando fardos de angústia, a fim de aprender a plantar carinho e fidelidade.
À frente de toda dificuldade e de toda prova, abençoa sempre e faze o melhor que possas. Ajuda aos que te partilham a experiência, ora pelos que te perseguem, sorri para os que te ferem e desculpa todos aqueles que te injuriam...
A humildade é a chave de nossa libertação.
E, quais sejam os teus obstáculos na família, é preciso reconhecer que toda construção moral do Reino de Deus, perante o mundo, começa nos alicerces invisíveis da luta em casa.“Nada acontece por acaso”
No livro, Fé, Paz e Amor, página 92, Emmanuel, o sábio amigo do médium Chico Xavier, ensina:
“Se encontrastes em casa, o campo de batalha, em que sentes compelido a graves indenizações do pretérito, não te detenhas na dúvida! Suporta os conflitos à própria redenção, com valor moral do soldado que carrega o fardo da própria responsabilidade, enquanto se desenvolver a guerra a que foi trazido. Não te esqueças de que o lar é o espelho, onde o mundo contempla o teu perfil e, por isso mesmo, intrépidas e tranquilas(seja firme e tranquilo)nos compromissos esposados, saibamos enobrecê-los e santificá-los.”

No livro “Caridade e doação ao próximo alem da vida”-no Cap..Uma vida dedicada ao amor, Chico diz “Nasceste no lar que precisava vestiste o corpo físico que merecias, moras onde melhor Deus te proporcionou de acordo com teu adiantamento. Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais , nem menos, mas o justo para tuas lutas terrenas.”

Continuando..E.S.E cap 5 iten 7...diz
Assim se explicam pela pluralidade das existências e pela destinação da Terra, como mundo expiatório, apresenta a distribuição da ventura e da desventura entre os bons e os maus neste planeta. ...Aquele que se elevar, pelo pensamento, de maneira a apreender toda uma série das existências, verá que a cada um é atribuída à parte que lhe compete, ....e verá que a justiça de Deus nunca se interrompe.
no 8.As tribulações, portanto, são, ao mesmo tempo, expiações do passado, que recebe nelas o merecido castigo, e provas com relação ao futuro, que elas preparam..........
no.9.. muitas vezes são simples provas buscadas pelo espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso.Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiaçãoProvas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, ........
........Pode, pois, um Espírito ter adquirido um certo grau de elevação mas querendo avançar ainda mais,  solicita uma missão, uma tarefa a cumprir, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto mais rude haja sido a luta. ........ Pode-se,ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam queixas e fazem o homem se revoltar contra Deus. .
No consolador questão no.246- qual a diferença entre provação e expiação? Provação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual.Expiação é a pena imposta ao malfeitor que comete o crime. Provação,expiação , arrependimento e reparação no livro  Céu e inferno, Primeira parte  cap 7 Código penal da vida futura.
16º - O arrependimento, embora(conquanto) seja o primeiro passo para a regeneração, não basta por si só; são precisas a expiação e a reparação.
Arrependimento, expiação e reparação constituem, portanto, as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas conseqüências. O arrependimento suaviza os travos da expiação, abrindo pela esperança o caminho da reabilitação; só a reparação, contudo, pode anular o efeito destruindo-lhe a causa. Do contrário, o perdão seria uma graça, não uma anulação.
17º - O arrependimento pode dar-se por toda parte e em qualquer tempo; se for tarde, porém, o culpado sofre por mais tempo.
Até que os últimos vestígios da falta desapareçam, a expiação consiste nos sofrimentos físicos e morais que lhe são consequentes, seja na vida atual, seja na vida espiritual após a morte, ou ainda em nova existência corporal.
A reparação consiste em fazer o bem àqueles a quem se havia feito o mal. Quem não repara os seus erros numa existência, por fraqueza ou má-vontade, achar-se-á numa existência ulterior em contacto com as mesmas pessoas que de si tiverem queixas, e em condições voluntariamente escolhidas, de modo a demonstrar-lhes reconhecimento e fazer-lhes tanto bem quanto mal lhes tenha feito. Nem todas as faltas acarretam prejuízo direto e efetivo; em tais casos a reparação se opera, fazendo-se o que se deveria fazer e foi curado (descurado); cumprindo os deveres desprezados, as missões não preenchidas; praticando o bem em compensação ao mal praticado, isto é, tornando-se humilde se  tem sido orgulhoso, amável se foi austero, caridoso se  tem sido egoísta, benigno se tem sido perverso, laborioso se  tem sido ocioso, útil se  tem sido inútil, moderado (frugal) se  tem sido imoderado (intemperante), trocando em suma por bons os maus exemplos praticados (perpetrados). E desse modo progride o Espírito, aproveitando-se do próprio passado. (1)observação  A necessidade da reparação é um princípio de rigorosa justiça. que se pode considerar verdadeira lei de reabilitação moral dos Espíritos.
ESE Cap 5 10....... Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve alegrar-se(regozijar-se) ...... Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar......(reencarnando novamente) devemos optar por uma transformação enquanto estivermos encarnado dando assim andamento a evolução espiritual (isto vai depende da vontade de cada um).
Então no LE Q 835A liberdade de consciência é uma consequência da de pensar?– A consciência é um pensamento íntimo que pertence ao homem, como todos os outros pensamentos..

..Por isso, a reforma íntima é a finalidade maior de uma encarnação, mas poucas pessoas estão suficientemente conscientes disso e engajadas efetivamente nessa mudança, nesse trabalho interior de autoconhecimento
... como costumamos reagir aos acontecimentos da vida? Nos magoamos facilmente? Somos rancorosos, jamais esquecemos o que alguém nos fez? Somos  vingativos? Somos explosivos, agressivos, pavio curto, agimos por impulso e depois nos arrependemos, ficamos com remorso? Somos autoritários, odiamos ser contrariado, contestado? Costumamos nos sentir o menor diante das pessoas? Somos inseguros, medrosos, nos desvalorizamos ,sentimos incapaz? Somos possessivos, ciumentos, controladores? Somos vaidosos, sempre preocupados com o que as pessoas vão pensar de nós?André Luiz diz: “a sua vida será sempre o que você esteja mentalizando constantemente. Em razão disso qualquer mudança real em seus caminhos, virá unicamente da mudança de seus pensamentos.” Livro Missionários da Luz.

J. Raul Teixeira conta que certo dia ia a uma conferência numa cidade importante do Brasil, e ao dirigir-se para almoçar num restaurante, com os seus anfitriões, enquanto esperavam que o semáforo abrisse para atravessarem larga avenida, ele via uma mulher andrajosa(mendiga) ali ao lado, no caixote do lixo a procurar comida e a separar o lixo mais limpo do mais sujo. Tal cena causou-lhe tamanha impressão, que perdeu a vontade de almoçar, embora a necessidade de o fazer. Enquanto tentava se recompor mentalmente, já no restaurante, pensando naquele ser que nada tinha, e ele ali num restaurante com os seus amigos, apareceu-lhe, através do fenômeno da vidência espiritual, um espírito amigo que o acompanha na sua tarefa doutrinária, que o acalmou, referindo que mesmo que fosse dar comida àquela senhora ela recusaria. E o Espírito, em breves pinceladas contou a história daquela mulher, que nesta vida era a reencarnação de um famoso político brasileiro, ainda hoje muito conceituado, e que por ter prejudicado tanto o povo, tinha reencarnado numa condição miserável, devido ao mecanismo do complexo de culpa que fez, após a morte do corpo de carne, no mundo espiritual (onde não conseguimos esconder nada, nem de nós, nem dos outros), voltando numa condição miserável para aprender a valorizar aquilo que ele tanto desprezara na vida anterior: as dificuldades financeiras do próximo. Curiosamente, o nome desse famoso político estava afixado nesse local, dando nome à avenida, e essa mulher, por um mecanismo de fixação inconsciente, não largava aquele local onde outrora lhe prestaram grandes homenagens. Não era um castigo divino, mas sim uma decorrência da Lei de Causa e Efeito, onde cada um colhe de acordo com os seus atos, pensamentos e sentimentos.(usou o livre arbítrio na vida anterior)
Uma FRASE DE CHICO XAVIER: "Devemos orar pelos políticos, pelos administradores da vida pública. A tentação do poder é muito grande. Eu não gostaria de estar no lugar de nenhum deles. A omissão de quem pode e não auxilia o povo é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na Vida Espiritual . . ."

Mahatma Gandhi diz: "Felicidade é quando o que você pensa o que você diz e o que você faz está em harmonia."

Livro Fundamentos da reforma intima de Abel Glaser pelo espírito Cairbar Schutel define egoísmo e orgulho  e suas ramificações (ou adjetivos) assim:
Egoísmo,é a raiz de todos os males morais que existem no homem, fontes de todos os seus desvios e vícios de comportamento e causa primária das suas tendências negativas de toda ordem. Pois vai contra o maior mandamento que “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
Orgulho, filho do egoísmo, é o sentimento e o estado de espírito de quem se considera, de qualquer modo, a qualquer tempo, superior ao seu semelhante.Inexiste nos valores autenticamente cristãos espaço para o orgulho. Tem ele no entanto sua ramificações nefastas que também conduzem o ser humano a desgraça moral e ao desatino espiritual. Egoísmo e orgulho são inimigos da evolução ;ainda estão fortes e presentes no coração e nas atitudes dos encarnados.
Como foi dito ramificações do egoísmo e orgulho, que são amargor, antipatia, arrogância, avareza, ciúme, inveja, cólera, comodismo, covardia, cupidez, deslealdade, desprezo, desumanidade, dissimulação, falsidade, futilidade, ganância, impiedade, indisciplina, individualismo, inflexibilidade, ingratidão, insensibilidade, ira, irresponsabilidade, libertinagem, luxúria, maldade, malquerer, materialismo, melancolia, narcisismo, ódio, pessimismo, preguiça, prepotência, raiva, rancor, rebeldia, ressentimento, teimosia, torpeza, vaidade, vingança.
Estes modos de ser, sentir e estar que não possibilitam a harmonia maior com o lado cristão do espírito, não conduz a Jesus, não permitem a felicidade, não fazem progredir e afastam o ser da busca da perfeição. Infeliz ação são aquelas que tiverem por fundamento quaisquer desses males da alma.
No LE questão 115 diz que nascemos simples e ignorantes(sem conhecimento,ou ciência) então devemos adquirir  este conhecimento da verdade, estudando, através da força de vontade e querer é que vamos ter o entendimento de nossas dificuldades físicas e psíquicas.
 (meu pensamento) se em Jeremias 31.33 está imprimirei as minhas leis na sua consciência e também escreverei no seu coração. Não podemos omitir desconhecimento nunca mais,..e também alegar ignorância...
E quando procuramos uma casa espírita para tomar um passe  ou fazer um tratamento verificamos que com o tempo, vendo o trabalho com seriedade que é praticado (nesta casa de caridade), devemos mudar nosso modo de ser, analisando os nossos erros, vícios, e que só vamos encontrar quando perdermos o medo da responsabilidades tendo disciplina e participar mais com o trabalho na moral, na caridade com amor ao próximo, que só aqui consegui enxergar vendo como as pessoas administram e atuam no trabalho sério com os espíritos no Centro.
Pois em Timóteo 2 - 3:16 diz, pois toda escritura divinamente inspirada é útil para ensinar, repreender,corrigir, educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e capacitado para toda boa obra. Qual é a boa obra? é ser um bom cristão, não ter medo das responsabilidades como já disse antes.
Jorge  Hessen jornalista, escritor, já publicou artigos na Revista Espírita, achei interessante a matéria que publicou no jornal o rebate 22.05.2010..de  sobre um estudo que o Sr João Batista Armani(fez Estudo sobre Reforma Intima), diz que todo espírita estudioso caminha neste sentido, (do querer saber) porque compreende que o Espiritismo como filosofia busca atingir o seu mais nobre objetivo , que é a reforma moral da criatura.
Na doutrina a grande maioria dos livros escritos pelas vias mediúnicas são ricos de ensinamentos e verdadeiros tratados de saúde mental, com uma terapia baseada no Evangelho de Jesus e na Codificação Kardequiana.
A medicina terrena trata das enfermidades do corpo físico, o Espiritismo trata das enfermidades do espírito (estando ele encarnado ou não). O médico nos escuta, analisa, faz exames e nos recomenda um tratamento. A Casa Espírita, nos escuta, analisa, consola, e também nos recomenda mudanças de atitudes.
João Batista Armani, conta uma pequena história de um doente que padecia de cirrose hepática em consequência da ingestão de bebidas alcoólicas, o doente diz ao médico que tomou todo remédio certinho, fez as devidas dietas mas continua com dor, no final diz o médico e a bebida parou, e o doente só diz continuo com dor doutor,  no final João Armani, cita uma mensagem de Emmanuel: “O pastor conduz o seu rebanho, mas são as ovelhas que andam com as próprias pernas”.Assim, deve ser a questão da Reforma Íntima.Reforma Íntima e Livre Arbítrio, ligam-se entre si, como se a primeira jamais poderia acontecer sem o exercício do Livre Arbítrio.
Ainda, na Reforma, nos propomos a enganar menos os nossos semelhantes. Então a traição e a negligência, são contemporizadas porque apenas nos permitimos a olhar cobiçosamente sem exprimir o que pensamos, ou a afirmarmos que estamos somente descansando, quando a indiferença e a preguiça, são velhas e conhecidas marcas do nosso caráter leviano.
Sem sombra de dúvidas que há sinceridade em muitos corações que se propõem caminhar para a Reforma Íntima, mas, infelizmente, muitas vezes há hipocrisia e insinceridade como se fosse possível enganar a Deus que tudo vê, tudo sabe, tudo conhece, pois que é a Suprema Inteligência e Causa Primária de todas as coisas, menos das coisas do mal, (esta é a primeira resposta do LE e a pergunta é O que é Deus) porque somente o Bem é Sua Criação enquanto que o mal foi e continua sendo criado, trabalhado e gerido pelo homem.
Ninguém quer se propor a ser defensor das virtudes, nem em potência capaz de transformar os erros da humanidade em sublimidade dos anjos.
A cada instante nos deparamos em encruzilhadas. De um lado, os erros, de sempre, cometidos e que mantemos, sob a capa da austeridade ou porque nos consideramos sistemáticos comumente com o objetivo de nos afirmarmos corretos nas atitudes. De outro, o desejo, nem sempre desenvolvido, de caminharmos nas trilhas do Bem.
Busquemos, pois, o auxílio da Lei do Livre Arbítrio, ou das Opções, ou das Escolhas.Somos produto de nós mesmos.Somos responsáveis por nossos atos, omissões e pensamentos.
Tudo o que fizermos ou deixarmos de fazer, conta contra ou a nosso favor, dependendo do bem ou do mal, praticado ou omitido.
 “Para elevar a própria vida, é necessário gastar muitas emoções, aparar inúmeras arestas da personalidade, reajustar conceitos e combater o nossos vícios....
Na Bíblia em “O Novo Testamento”, Paulo nas cartas ao Tiago cap 2 v17 “assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” -  v 26“Fé sem obras é estéril”.
“Nada há, fora do homem,que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem”. Mc 7.15
O livro Evolução para o 3º. Milênio Parte 4- Renovação mental,  cap 6 Necessidade da Auto-Educação...
...é conveniente aprendamos certas noções que nos conduzirão a uma compreensão individual a respeito  do código moral adequado para dirigir nossa conduta na vida terrena. Com isso teremos adquirido os materiais racionais necessários à reforma pessoal, que cada um orientará por si mesmo segundo os traços da personalidade e as experiências acumuladas.
...Homens e mulheres são espíritos imortais encarnados em trabalho de auto-aperfeiçoamento, que objetiva alcançar uma vida mais ampla e feliz.
.....o espírito percorre a dupla via do progresso espiritual: intelectual(conhecimento,sabedoria) e moral(amor,virtude), ou inteligência e sentimento. Por isso, a vida terrena é a escola  da perfeição possível neste plano......seria um erro considerar a encarnação como castigo; ela é antes uma necessidade para o espírito. Cumprindo o seu programa de serviço, que todos trazem ao nascer, trabalha pelo próprio adiantamento por meio da atividade e da inteligência que precisa empregar para conseguir os seus fins e viver bem. Passa encarnação a ser castigo ou expiação, quando depois de abandonar os deveres recomendados e aceitos, o espírito é forçado a recomeçar a tarefa  e multiplicar existências casa vez mais difíceis; daí inúmeras vidas serem meras repetições em condições crescentemente árduas.(já sabemos que o espírito pode estacionar mas  não retrograda).
...cada filho de Deus recebeu a incumbência de construir a própria personalidade, que deve ser produto de seus esforços pessoais : não haverá felicidade nem paz sem mérito conquistado por meio da atividade individual. Tal é o objetivo da vida na terra: renovar a mente, aperfeiçoar o espírito.....por isso a ociosidade vai complicando cada vez mais a situação do indolente.(negligente)
.....Quando o espírito está maduro para a reforma interior sente-se impelido  (impulsionado) para a frente e Põe-se a procurar novos elementos  para ampliar suas aquisições(seus conhecimentos)....... o conhecimento de si mesmo adquiri-se pelo estudo da natureza humana....e por meio do permanente exame de consciência, meditando-se nas próprias ações e motivos para decidir e agir com o intuito de corrigir o que parecer errado...... Oferecido pelo espiritismo, leva a saber que a situação futura depende do atual estilo de vida e ajuda a dirigir a ação no sentido do bem geral...reconhecer as próprias imperfeições e fraquezas já é um progresso admirável, diz André Luiz e o Irmão X (Livro Estante da Vida)
Nessa luta pela reforma interior, trata-se de expulsar , do campo mental, velhos hábitos menos dignos, vícios emocionais e sentimentos inferiores:de trocar necessidades enfermiças e impulsos compulsivos por atividades espontânea e normal. É procurar novas maneiras de pensar e viver, tomando como base princípios mais fecundos, de modo a obter autodomínio e equilíbrio emocional.
Disse o Mestre da Humanidade: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. – é pelo estudo e prática dos ensinamentos morais contidos no Evangelho que se poderá ser bons e cumprir os deveres..
...a finalidade de toda vida , determinou o Criador é o adiantamento crescente ...cada um é o autor do próprio progresso .... As leis divinas cuidam para que isso assim seja, sem o menor engano....Mas todos encantados e desencantados movidos por um impulso natural buscam a felicidade. A felicidade é a destinação que o pai Celestial reserva a seus filhos. “Criou-os para que se tornassem participantes da perfeição e da ventura próprias da Sua natureza Divina”.
Nas fases inferiores de evolução o ser humano confunde felicidade com satisfação  carnal, com anseios  sensuais, e com o exercício do poder, a aquisição de prestigio político a relevância social, o acúmulo de riqueza. Mas tudo isto é transitório, dura pouco.
Mas o Evangelho de Jesus e o Espiritismo ensinam que estas satisfações terrenas são incapazes de proporcionar uma felicidade duradoura. O que leva os espíritos inexperientes que somos nós a revolta e ao desânimo..
O tempo passa e devemos reunir no mundo intimo os tesouros que a traça não roi , os ladrões não roubam e a ferrugem não consome........
Verificaras então quão mesquinhas se formam as ilusões terrenas .....
Ai está o que é a felicidade: um estado íntimo decorrente do grau de aperfeiçoamento conquistado. Felicidade não é um princípio independente, existe por si mesmo......é a paz interior, a tranquilidade de espírito, que brota crescente nível de aprimoramento alcançado nas lutas redentoras.
E.S.E. Cap 11 item 13 ultimo parágrafo:
...Deus nos criou para sermos felizes na eternidade; entretanto, a vida terrestre tem que servir exclusivamente ao aperfeiçoamento moral, que mais facilmente se adquire com o auxílio dos órgãos físicos e do mundo material. Sem levar em conta as vicissitudes ordinárias da vida, a diversidade dos gostos, dos pendores e das necessidades, é esse também um meio de vos aperfeiçoardes, exercitando-vos na caridade. Com efeito, só a poder de concessões e sacrifícios mútuos podeis conservar a harmonia entre elementos tão diversos.
Tereis, contudo, razão, se afirmardes que a felicidade se acha destinada ao homem nesse mundo, desde que ele a procure, não nos gozos materiais, sim no bem. A história da cristandade fala de mártires que se encaminhavam alegres para o suplício. Hoje, na vossa sociedade, para serdes cristãos, não se vos faz necessário (mister) nem o holocausto do martírio, nem o sacrifício da vida, mas única e exclusivamente o sacrifício do vosso egoísmo, do vosso orgulho e da vossa vaidade. Triunfareis, se a caridade vos inspirar e vos sustentar a fé.
Para alcançar a felicidade nem é preciso passar fome num deserto, nem frio numa geleira, não é necessário mudar o estilo exterior de vida nem de emprego ou deixar de comer carne.O problema não é exterior e sim interior, questão de atitude mental. É preciso transformam a mente por dentro, o tipo de pensamento, de sentimento.
Com tudo creio que a reforma intima é seu pensamento e força de vontade, transformado nos estudos e com conhecimento, voltado a doutrina espírita, com busca incessante da moral, e respeito ao próximo e muito amor nos nossos corações.Que Deus nos abençoes hoje e sempre indistintamente.




Referencias:
Bíblia Sagrada
Livro Estudando o Evangelho cap 30diz – Martins Peralva
Livro Estudando a Mediunidade cap 18 Espiritismo e Lar – Martins Peralva
João Batista Armani – historia Benjamim Franklin
Livro dos Espíritos – questões. 919 – 975 – 835 - 115
Livro Fundamentos da Reforma Intima – Abel Glaser
Livro Evolução para o 3º. Milênio –parte 4 cap 6
Evangelho Segundo espiritismo – cap 17 – cap 5 – cap 13
Consolador questão.246
Livro Fé, Paz e Amor – Chico Xavier – pag 92
Obra:Amor e Vida em Família. Ditado pelo Espírito Emmanuel. 1995.- Ninguem foge a lei da reencarnação

http://grupoallankardec.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html - história de um político reencarnado.

(estudo – Solange Bueno 31/10.12 CELC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário