Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 4 de novembro de 2012

É possível evoluir sem sofrer ? Fazer a Reforma Íntima sem Martírio ?




Escrito por Ermance Dufaux - Colaboração de Osmar Volpi  
     
DO LIVRO: REFORMA ÍNTIMA SEM MARTÍRIO



Ética da Transformação

"A Reforma Íntima é um trabalho processual. Processual significa aquilo que obedece a uma sequência. Em conceito bem claro, é habilidade de lidar com as características da personalidade, melhorando os traços que compõem suas formas de manifestação. Caráter, temperamento, valores, vícios, hábitos e desejos são alguns desses caracteres que podem ser renovados ou aprimorados.

Nessa saga de mutação e crescimento, o maior obstáculo a transpor é o interesse pessoal, o conjunto de viciações do ego repetido durante variadas existências corporais e que cristalizaram a mente nos domínios do personalismo.

Negar a si mesmo ou despersonificar-se, esvaziar-se de si é o objetivo maior da renovação espiritual.

Entretanto, para levar o homem ao aprimoramento, o autodescobrimento exige uma nova ética nas relações consigo e com a vida: é a ética da transformação, sem a qual, a incursão no mundo íntimo pode estacionar em mera atitude de devassar a subconsciência sem propósitos de mudança para melhor.

O autoconhecimento é um mapa de como chegar ao ‘eu verdadeiro’, à consciência. Todavia, essa viagem não pode ser feita somente com o mapa, necessita de suprimentos morais preventivos e fortalecedores e de uma ética de paz consigo próprio. Somente se conhecer não basta, é necessário um intenso labor de auto-aceitação para não cairmos nas garras de perigosas ameaças nessa viagem de retorno a Deus, cujas mais conhecidas são a culpa, a autopunição e a baixa autoestima, as quais estabelecem o clima psicológico do martírio.

À guisa de sugestões maleáveis, consideremos alguns comportamentos que serão efetivos roteiros de vigília:

*POSTURA DE APRENDIZ – jamais perder o viçoso interesse em buscar o novo, o desconhecido. Sempre há algo para aprender e conceitos a reciclar.

*OBSERVAÇÃO DE SI MESMO – é o estudo atento de nosso mundo subjetivo, o conhecimento das nossas emoções, o não julgamento e a autoavaliação constante.

*RENÚNCIA – a mudança íntima convida à renúncia aos nossos automatismos sociais, de costumes e comportamentais.

*ACEITAÇÃO DA SOMBRA - a mudança pra melhor, não implica em destruir o que fomos, mas dar nova direção e maior aproveitamento a tudo que conquistamos, inclusive nossos erros.

*AUTOPERDÃO – a aceitação, para ser plena, precisa de perdão. Recomeço é a palavra de ordem nos serviços de transformação pessoal.

* CUMPLICIDADE COM A DECISÃO DE CRESCER – o objetivo da renovação espiritual é gradativo e exige devoção. Não é serviço para fins de semana durante a nossa presença nas tarefas do bem, mas serviço continuado a cada instante da nossa vida, onde estivermos. Imprescindível a atitude de comprometimento com a meta de crescimento que assumimos.

*VIGILÂNCIA - é a atitude de cuidar da vida mental. É a postura da mente alerta, ativa, sempre voltada a ideais enriquecedores.

*ORAÇÃO – é a terapia da mente. Sem oração dificilmente recolheremos os germens divinos do bem que constituem as correntes de Energia Superior da Vida.

* TRABALHO – dar utilidade a cada momento dos nossos dias é sublime investimento de segurança e defesa aos projetos de crescimento interior.

*TOLERÂNCIA – toda evolução é concretizada na tolerância. Há tempo para tudo e tudo tem o seu momento, isso não significa conivência ou conformismo, mas sim, caridade com nossos esforços.

* SOCIALIZAÇÃO - se o interesse pessoal é o grande adversário de nosso progresso, então, a ação em grupos de educação espiritual será excelente medicação contra o personalismo e a vaidade.

*CARIDADE – se socializar pode imprimir novos impulsos e reflexões no terreno da vida mental, a caridade é o dínamo de sentimentos nobres que secundarão o processo socializador, levando-o ao nível de abençoada escola do afeto.

*AMOR INCONDICIONAL – aprender o autoamor é o maior desafio de quem assume o compromisso da reforma íntima, porque a tendência humana é desgostar de sua história de evolução, quando toma consciência do ponto em que se encontra ante os Estatutos Universais da Lei Divina. Sem auto-amor a reforma íntima reduz-se a tortura íntima."




Amigos, estamos na estrada da renovação íntima, mas é preciso ousadia e boa vontade para querer trilhá-la.

Renovação que pede colaboração, união e comunhão de conhecimentos e afetos.

Neste espaço fraterno, estamos conseguindo romper com as barreiras do mundo virtual e "treinarmos" a nossa caminhada em busca de nossas estradas íntimas.


"O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos ... '

Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário