Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 24 de novembro de 2012

Corpus Christi

Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre da internet, trata-se de uma solenidade da Igreja Católica,  instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula “Transiturus” de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O objetivo é realçar a presença real do "Cristo" no pão consagrado, reportando-se às palavras de Jesus anotadas por João: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comerdeste pão viverá eternamente” (6:51); e ... “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos” (6:53).

Para nós espíritas Corpus Christi é apenas mais um feriado, sem significado religioso. Mas das anotações do evangelista podemos fazer algumas reflexões. Comer ou beber significa alimentar-se. Há alimento do corpo e também há alimento da alma. Quando Jesus dizia que era o pão, referia-se aos conhecimentos e aos exemplos que trazia para a Humanidade. Querer comê-lo implica no esforço da nossa parte para buscar esses ensinamentos, entendê-los e praticá-los. Se alimentamos o corpo várias vezes por dia, muito mais importante é cuidarmos da alma de forma permanente. palavra e mesmo pensamento serem direcionados pelos ensinamentos de Jesus.

Só assim teremos a vida eterna, representando a felicidade decorrente da prática correta do Bem, a essência da Lei Divina. Nesse sentido, pa rece mais adequado nos referirmos a um “Spiritus Christi”, que sugere nos animarmos do espírito cristão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário