Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O sofrimento - HEU


dor é uma benção que Deus envia a seus eleitos, portanto, não vos aflijais quando sofrerdes, ao contrário, bendizei a Deus Todo-Poderoso que vos marcou pela dor aqui neste mundo, para a glória no céu.
        Há mil processos de reajuste, no Universo Infinito em que se cumprem os Desígnios do Senhor, chamem-se eles: 

  • desencanto, 
  • cansaço, 
  • tédio, 
  • sofrimento
  • cárcere.
[28a - página 139]  - André Luiz - 1954
"Uma ostra que não foi ferida não produz pérola"
 As pérolas são feridas curadas
        Pérolas são produto da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia. A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam  a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas  e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola é formada.
        Uma ostra que não foi ferida, de modo algum, (não) produz  pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada:
  • Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo?
  • Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?
  • Suas ideias já foram rejeitadas?
        Então produza uma pérola... cubra suas mágoas e as rejeições sofridas com camadas e camadas de amor.

Mensagem anônimo
          Nenhuma falta há, qualquer que ela seja, que não acarrete forçosa e inevitavelmente uma punição. Se não for hoje, será amanhã; se não for na vida atual, será noutra.
          Entre essas faltas, cumpre se coloque na primeira fiada a carência de submissão à vontade de Deus.
          Logo, se murmurarmos nas aflições, se não aceitarmos com resignação e como algo que devemos ter merecido, se acusarmos a Deus de ser injusto, nova dívida contraímos que nos faz perder o fruto que devíamos colher do sofrimento.
          É por isso que teremos de recomeçar, absolutamente como se, a um credor que nos atormente, pagássemos uma cota e a tomássemos de novo por empréstimo.

("Evangelho Segundo o Espiritismo", Cap. 5/12)
        O sofrimento dos vencidos no combate humano é celeiro de luz da experiência. A Bondade Divina converte as nossas chagas em lâmpadas acesas para a alma.  Bem-aventurados os que chegam à morte crivados de cicatrizes que denunciam a dura batalha. Para esses, uma perene era de paz fulgurará no horizonte, porquanto a realidade não os surpreende quando o frio do túmulo lhes assopra o coração. A verdade se lhes faz amiga generosa; a esperança e a compreensão lhes serão companheiras fiéis!
[25 - página 149] - André Luiz
Muitos te Esperam

        Sofres e Choras?
        Não desanimes e segue adiante.
        Encontrarás à frente aqueles que atravessam dificuldades maiores.
  • A tua dor será talvez a luz de experiência para clarear as veredas dos que jazem nas trevas 
  • e o teu sorriso será uma benção de esperança para aqueles outros que até hoje ainda não tiveram qualquer migalha de alegria para viver.
Emmanuel
Receberemos a dor de acordo com as necessidades próprias, com vistas ao resgate do passado e à situação espiritual do futuro.
[41a - página 149] - Emmanuel - 1940
Ergue a Fronte

Quando a 
dor te apareça,
Não te ausentes da 
prova.
Aquilo que se apura
Nasce do sacrifício.
O buril fere a pedra,
Faz-se a pedra obra-prima.
No trabalho que faças,
O Céu trabalha em ti.
Ergue a fronte, coragem!...
A vida te pertence.
Ninguém pode afastar-te
Do programa de Deus.

(Emmanuel)
VANTAGENS  OCULTAS
  • Todos precisamos de reconforto nos dias de aflição.

    Isso é justo.

    Importa, entretanto, observar que a Divina Providência não nos envia dificuldades sem motivo.

    Entendendo-se que o Senhor não nos relega às próprias fraquezas e nem permite venhamos a carregar cruzes incompatíveis com as forças que nos caracterizam, fujamos de buscar a consolação por flor estéril.
            
  • Aproveitemos a bonança que surge em nós habitualmente após a tormenta íntima para fixarmos o valor que a experiência nos oferece.

    Não nos propomos a louvar situações embaraçosas e nem a elogiar os fabricantes de problemas, mas é preciso reconhecer as vantagens ocultas decorrentes das provações que nos visitam.
    • Quem conseguiria configurar o abismo a que seríamos arrastados pelos caprichos, aos quais muitas vezes nos entregamos, confiantemente, se a desilusão não viesse despertar-nos?
    • Quem poderia medir os espinheirais de discórdia em que chafurdaríamos o espírito, na equipe de trabalho a que pertencemos, se lutas e lágrimas sofridas em comum não nos ensinassem o benefício do entendimento e da união?
  • Ingratidão, em muitas circunstâncias, é o nome da bênção com que a Infinita Bondade de Deus nos afasta de ambientes determinados, a fim de que a cegueira não nos induza ao desequilíbrio.

    Obstáculo, no dicionário da realidade, em muitas ocasiões expressa apoio invisível para que não descambemos na direção das trevas.
            
  • Nossas provas - nossas bênçãos.
            
  • Reflete nos males maiores que nos alcançariam fatalmente amanhã, se não fosse o socorro providencial dos males menores de hoje, e reconhecerás que todo contratempo aceito com paciência e serenidade é sempre toque do amor de Deus, alertando-nos o coração e guiando-nos o caminho.
[117 - página 89] - Emmanuel
O homem terrestre crescerá para o grande entendimento e louvará, feliz, o concurso da dor.
[4 - página 271] - André Luiz
Ninguém sofre sem necessidade à frente da Justiça Celeste e tão grande harmonia rege o Universo que os nossos próprios males se transubstanciam em bênçãos.
[96 - págna 172] - André Luiz
        Preparai-vos para a dor, que virá certamente; as aflições são indispensáveis. Jesus o sabia e o ensinava, como necessária à educação da alma, do mesmo modo que a disciplina fisiológica o é à conservação da robustez corpórea. Sem a prova, não haverá profundo conhecimento algum, sem ela ninguém poderá escalar os gloriosos cumes. A chave da ciência pertence ao espírito e ninguém pode arrancá-la se a alma não se tornar ardente, disciplinada pela dor. Não o esqueçais.
[108 - páginas 264] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)
Não permitas, Anjo Divino, que venhamos a sonhar com o Céu, antes de resgatar nossas contas na Terra, e ajuda-nos a aceitar, dignamente, a dor que reedifica e salva!...
Mãe, atende-nos!

        Assim como o prazer pode prejudicar grandes criaturas, o sofrimento pode despertar o sentimento adormecido nas mentes inferiores.
[0] 
  • Chora, meu amigo! Chora, que as lágrimas purificam o coração!... 
  • Ainda assim, não permitas que o pranto te esmague a lavoura de esperança... 
  • Quem de nós, aqui, jaz sem culpa? Todos temos compromissos a resgatar e o Tesouro do Senhor jamais se empobrece de compaixão. O tempo é a nossa bênção... 
  • Com os dias coagulamos a treva ao redor de nós e, com os dias, convertê-la-emos em sublimada luz... 
        Entretanto, para isso, é indispensável perseveremos na coragem e na humildade, no amor e no sacrifício. Levantemo-nos na direção do futuro, dispostos à reconstrução dos nossos destinos.
[83 - página 142] - André Luiz 
        Como acontece à mão que, a pouco e pouco, se caleja no trabalho do campo, a sensibilidade também se enrijece com o sofrimento na vida.
[73 - página 26] - André Luiz
Uma dor maior sempre consola uma dor menor.
[96 - página 218] - André Luiz
Ah! é preciso haver sofrido muito, para entender todas as misteriosas belezas da oração; é necessário haver conhecido o remorso, a humilhação, a extrema desventura, para tomar com eficácia o sublime elixir de esperança.

[32 - página 24] - André Luiz
        Aprenda, então, a não falar excessivamente de si mesmo, nem comente a própria dorLamentação denota enfermidade mental e enfermidade de curso laborioso e tratamento difícil. É indispensável criar pensamentos novos e disciplinar os lábios. Somente conseguiremos equilíbrio, abrindo o coração ao Sol da Divindade. Classificar o esforço necessário de imposição esmagadora, enxergar padecimentos onde há luta edificante, dói identificar indesejável cegueira dalma. Quanto mais utilize o verbo por dilatar considerações dolorosas, no círculo da personalidade, mais duros se tornarão os laços que o prendem a lembranças mesquinhas.

[32 - página 43] - André Luiz
  • O pensamento de gratidão a Deus, dentro das sombras do sofrimento, é como raio brilhante de aurora, preludiando a vitória plena do Sol sobre as trevas densas da noite.
  • Qual de nós não terá sido defrontado pela tormenta da ignorância?
    • Todos tivemos pedras e espinhos na longa estrada da redenção.
    • Muitas vezes caímos; entretanto, a mão invisível do Senhor arrebatou-nos, misericordiosa, do mergulho na lama ou das furnas do abismo!
    • Tem coragem e levanta-te intimamente para o novo dia.
[40 - página 107] - André Luiz
Segundo concluímos, se há alegria para todos os gostos, há também sofrimento para todas as necessidades.
[40 - página 238] - André Luiz
Palestra Padre Fábio de Melo - Temas:
O Sofrimento é Porta:
Transformando sofrimentos em pontes:
Como ter fé no sofrimento:
A tristeza é oportunidade de crescimento:
Ver também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário