Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bezerra De Menezes E Sua Percepção Acerca Da Dor E Dos Sofrimentos Humanos


Bezerra De Menezes E Sua Percepção Acerca Da Dor E Dos Sofrimentos Humanos

"XIII Encontro Sobre A Vida E A Obra De Bezerra De Menezes"

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositor: Edson Orlando
Rio de Janeiro
21/08/200

Dirigente do Estudo:

Wania Flintz

Mensagem Introdutória:

13º Encontro Espírita sobre a Vida e a Obra de Bezerra de Menezes - 25/8/2002

Dor, sofrimentos humanos... marcas constantes junto ao coração de um ser que dedicou sua vida útil ao semelhante. Bezerra de Menezes foi assim...

Em nós, desenvolver o sentimento de piedade e compreensão da dor e do sofrimento alcança-se após estudarem-se os valores do progresso moral e do progresso intelectual. Não há como esconder este fato: os grandes sofrimentos produzem sempre alguma transformação.

Para melhor, naqueles que fazem de suas existências um viveiro de novas idéias e de progresso para o espírito imortal; para pior, naqueles em que a revolta predomina e os sentimentos da injustiça e do desencanto estão sempre presentes em suas vidas.

Bezerra foi um espírito que desde cedo entendeu o mecanismo da dor como instrumento do progresso. Percebeu isto em si, nos momentos de pobreza durante sua juventude; quando experimentou a viuvez; quando passou pela falência e quando, homem político, tentou ajudar a sociedade em que vivia, dando os seus primeiros passos na direção do socorro às multidões.

Convidado às lides espíritas, aprimorou-se em sua percepção o que vinha a ser a dor dos semelhantes, já que incorporou à visão da dor física a da dor moral.

Neste particular, não se pode esquecer que, para ajudar àqueles que sofriam, Bezerra, espírito antigo, sempre buscou inspiração no Evangelho de Jesus.

Na época em que aqui viveu, caminhou ao lado da dor, sempre se valendo de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" - este, um verdadeiro instrumento de luz, paz e compreensão das fraquezas humanas que atraem, por sua vez, as dores morais e físicas.

Observando a pobreza, o sofrimento, o trabalho desenvolvido pelos fiéis amigos do Evangelho, Bezerra foi construindo, a pouco e pouco, a sua percepção acerca da dor, até chegar à classificação popular de "médico dos pobres".

Aqueles que desejam caminhar seguindo os passos do generoso Apóstolo do Bem devem procurar instruir seus próprios espíritos em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", buscar nas visitas aos enfermos em geral a inspiração generosa para dar-lhes a melhor parcela do seu viver, estimular em si mesmos a prática bondosa da caridade moral e material, tudo isto com vistas ao próprio desenvolvimento da percepção das dores e sofrimentos humanos.

Assim o fazendo, certamente se há de chegar junto àquele que sempre desenvolveu os melhores sentimentos ditados pelo coração.

Paz!
Luís

Mensagem psicográfica recebida pelo médium Altivo Carissimi Pamphiro, em 22/6/2002.)

Oração Inicial:

<Ioio> Senhor Jesus, bom e amado Mestre aqui estamos, Senhor mais uma noite para podermos aprender um pouco mais sobre Bezerra de Menezes, este Espírito de Luz, medico dos pobres que veio exemplificar a máxima do Senhor Jesus - amar o próximo como a si mesmo. Inspira nosso querido Edson para que ele possa conduzir nossos pensamentos para a reflexão, e para que incorporemos em nós o exemplo de Bezerra. E assim Senhor em Seu nome, em nome de Bezerra de Menezes, Cairbar Schutel, Gabriel Dellane, patronos deste trabalho, mas sobretudo em nome de Deus, nosso Pai de infinita bondade que possamos dar por iniciado o estudo da noite de hoje. Fica conosco Mestre amigo, agora e sempre.

Exposição:

<Edson_Orlando> Que Jesus possa abençoar este momento.

Que possamos refletir no convite que vamos fazer para o dia do Encontro em torno da vida e obra do Dr. Bezerra de Menezes, cujo o tema será: Dr. Bezerra e sua percepção acerca da dor e do sofrimento humano. Que possamos absorver essas bênçãos e utiliza-la em benefício do próximo.

Dr. Bezerra nos deixou exemplos, desde a sua infância, de como os sentimentos e a visão para que a percepção, em relação ao sofrimento ou aos problemas do próximo, faziam parte da sua vida em termos de amadurecimento espiritual.

Sendo um espírito antigo, nos deu demonstrações de como viver bem sem se deixar envolver pela ansiedade, pela falta de bens materiais e de tudo aquilo que ele poderia usar para ajudar o próximo, para simplesmente ser servidor pessoal e se colocar na posição de auxiliar prestimosamente àqueles que ele pudesse alcançar com a sua percepção.

Nesse Encontro, vamos estudar a percepção, desenvolvendo minuciosamente, com detalhes ricos, o estudo em torno dos cinco sentidos. Mas, se temos interesse em entendermos bem o que seja percepção, é necessário que venhamos ao Encontro, domingo dia 25 de agosto de 2002, porque também estudaremos o Amor na sua expressão maior e, Bezerra de Menezes tem todo esse manancial desenvolvido dentro de si mesmo.

Aprenderemos que carregamos dentro de nós informações que nos são acessíveis, desde que recebamos estímulos que venham aflorar essas informações.

Se os meus irmãos querem saber como isso acontece, domingo, dia 25, também estaremos estudando esse tema , já que, precisamos saber como anda o nosso Amor e se já temos capacidade de perceber o sofrimento do próximo como Bezerra de Menezes o percebia.

Estudaremos detalhes de sua vida, abordaremos questões familiares do seu tempo, em que ele também mostrava um sentimento de dor diante da dor de seus familiares, permitindo-nos constatar não ser ele um espírito dotado de genialidade diferente da nossa.

Aprenderemos os mecanismos das sensações, no caminho percorrido entre corpo físico e o corpo espiritual, através dos estímulos externos. Mecanismos que serão estudados com minúcias, mostrando-nos inclusive, como nós mesmos produzimos fenômenos físicos e espirituais através do automatismo treinado no decorrer dos milênios.

E, se nós quisermos desenvolver bem esse tema, domingo, dia 25, a partir das 9h, aqui no mIRC, nos canais #Espiritismo_Perguntas e #Espiritismo_Respostas, ou a partir das 8h30min, no Centro Espírita Léon Denis e nos centros afiliados[ Associação Cristã Espírita Cofre da Caridade – Nova Iguaçu/RJ ; Centro Espírita Abigail – Santa Cruz/RJ ; Centro Espírita Abigail Lima – Madureira/RJ ; Centro Espírita Ant6onio de Aquino – Magalhães Bastos/RJ ; Centro Espírita Bezerra de Menezes – Duque de Caxias/RJ ; Centro Espírita Clarêncio – Vila da Penha/RJ ; Centro Espírita Ismael – Magalhães Bastos/RJ ; Centro Espírita Leopoldo Machado – Nilópolis/RJ ; Centro Espírita Maria de Nazaré – Nilópolis/RJ e Núcleo Espírita Léon Denis – Campo Grande/RJ ], aguardamos, fugindo a regra, com ansiedade e muito Amor, todos os nossos irmãos.

Possa Jesus nos abençoar e que possamos reter essas bênçãos, para que todos aqueles que se aproximem de nós sintam a sua presença.

Oração Final:

<Wania> Senhor, ensina-nos:

a orar sem esquecer o trabalho;
a dar sem olhar a quem;
a servir sem perguntar até quando;
a sofrer sem magoar seja a quem for;
a progredir sem perder a simplicidade;
a semear o bem sem pensar nos resultados;
a desculpar sem condições;
a marchar para frente sem contar os obstáculos;
a ver sem malícia;
a escutar sem corromper os assuntos;
a falar sem ferir;
a compreender o próximo sem exigir entendimento;
a respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração;
a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxa de reconhecimento.

Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades.

Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente, aquela de cumprir-te os desígnios onde e como queiras, hoje agora e sempre.

Emmanuel
Que assim seja!



Nenhum comentário:

Postar um comentário