Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Visão Espírita de Deus



Para a Doutrina Espírita Deus é o fundamento do fundamento. Dentro de sua infinitude e de todos os seus atributos, Deus é o fundamento de tudo o que baseia a existência do Cosmos; é a dimensão maior que o Homem não pode alcançar em suas vidas, não por que ele (Homem) não queira, mas porque não conseguirá nunca ver o todo, na medida em que faz parte dele. Então, podemos dizer que Deus é o conhecimento que temos dEle.
Quando se diz que Deus é imanente e que nunca deve ser tratado em processo de transcendência significa que não há nenhuma possibilidade de existir qualquer ente sem a existência do Criador.
O Entendimento que o ser humano tem de Deus não está pronto, evolui conforme sua consciência e sua moral crescem. Assim sendo, a visão de Deus alcançada por uma pessoa é sempre a possível, na medida do conhecimento que ela possui e do grupo em que ela vive. Prova disso são as várias religiões espalhadas pelo Planeta.
Ao longo dos milênios, o conceito de Deus passou por ideias como a de muitos deuses; aquele que castiga e pune; o voluntarioso; Deus do perdão; Deus único e finalmente Cósmico, o que significa que o Criador está em todos nós, mas não se confunde conosco; Ele está em todas as coisas no Universo, mas não podemos dizer que Ele se confunde com elas.
Todo o universo, para a Doutrina Espírita, é fruto de uma causalidade, da inteligência, tem significado e padrão, ou seja, e a suprema inteligência. Deus é onipresente e, “na relação com a creatura, sustenta, vitaliza e expressa eternidade”[1].
“Deus torna-se evidente na harmonia de tudo o que existe. Ao se fazer identidade com o Cosmo, se faz identidade com Deus, pois os seres, as coisas, as relações, a harmonia do Universo presentam Deus. Dessa forma, Deus é a totalidade.” [2] Portanto, Deus é toda a vida existente.
A identidade com Deus se faz através do conhecimento, do entendimento, da sabedoria e da consciência.

Referências

[1] Cadernos de Psicofonias de 2005. Antonio Grimm. Psicografado por Maury Rodrigues da Cruz. Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas – SBEE. Curitiba, Paraná. 2006. Pág. 89
[2] Espiritismo e Currículo. Uma Proposta para o Estudo Doutrinário e o Exercício Mediúnico. Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas – SBEE. Curitiba, Paraná. 1999. Págs. 91e92

Nenhum comentário:

Postar um comentário