Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 10 de junho de 2012

Sexualidade à Luz do Espiritismo


Sexualidade à Luz do Espiritismo


Sexualidade e Reencarnação
O que aguardávamos há muitos dias aconteceu no sábado, 8 de março de 2008: o Seminário Sexualidade e Reencarnação, com o nosso irmão Nahon Castro.
Em clima de muita harmonia, os temas foram abordados com segurança e muita descontração, trazendo aos participantes esclarecimentos na área da sexualidade de forma natural e objetiva.
Nahon iniciou os trabalhos apresentando com muita propriedade a narrativa de André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier, que "(...) a Terra, pouco a pouco, renovará princípios e conceitos, diretriz e legislação, em matéria do sexo, sob a inspiração da Ciência, que situará o problema das relações sexuais no lugar que lhe é próprio" , ou seja , a mente.
Esclareceu sobre a formidável Energia Genésica, a qual figura como força criadora, que pode ser utilizada nas artes, esportes, ciências ou outros propósitos nobres.
Fez-nos refletir que o sexo não deve ser objeto de repressão, mas, disciplinado e bem orientado, utilizado com responsabilidade, com vistas a se evitar um processo obsessivo. Pois "a energia sexual é neutra, o seu uso lhe dignificará ou não."
Fez excelentes explanações acerca das influencias espirituais nos relacionamentos a dois. E consequentemente a reencarnação.
Com embasamento na codificação espírita, o expositor fez uma ampla abordagem sobre o aborto e suas conseqüências, deixando para o público mais subsídios e esclarecimentos tão importantes para a nossa sociedade.
Contamos com temas relevantes os quais merecem as mais elevadas considerações e que foram tratadas sem julgamento e/ou preconceitos, tais como homossexualidade, bissexualidade, tudo à luz da Doutrina Espírita.
Deixando-nos com o sabor e desejo de outros encontros como este, o nosso irmão Nahon encerrou os trabalhos da tarde com as considerações finais dizendo-nos que "é importante ter na mente que diante do sexo não nos achamos à frente de um despenhadeiro para as trevas, mas perante a fonte viva das energias em que a Sabedoria do Universo situou o laboratório das formas físicas e a usina dos estímulos espirituais mais intensos para a execução das tarefas que esposamos visando ao rendimento do progresso e o aperfeiçoamento entre os homens." E que "cada um de nós (...) errando e acertando e tornando a errar, para acertar com mais segurança, conseguirá sublimar os sentimentos de modo a erguer-nos, em definitivo, para a conquista da felicidade celeste e do amor universal."
O Centro Espírita Servos do Senhor, através do departamento Mediúnico nos presenteou com um sábado tão gratificante e com tantas abordagens atuais e imprescindíveis ao nosso engrandecimento pessoal e espiritual.
Parabéns à casa espírita, parabéns Nahon Castro!
C. P.


Sexo, Obsessão e sua Evolução à Luz do Espiritismo
Esteve em nossa casa, em 09/03/08, para mais um módulo do estudo "Sexo, Obsessão e sua Evolução à Luz do Espiritismo", o irmão José Ferraz.
O terceiro módulo do seminário foi direcionado para uma reflexão espírita quanto à utilização do sexo. O expositor iniciou os trabalhos com uma passagem do livro "Sexo e Obsessão" de autoria do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, através da psicografia de Divaldo Franco, onde traz que "o sexo é departamento orgânico programado para a reprodução da espécie". Enfatizando que o Espírito pode renascer numa ou noutra polaridade, ou seja, pode tomar um corpo masculino ou feminino, "sem qualquer prejuízo emocional para sua estrutura íntima".
Após a introdução, o irmão lembrou bem, com base nos estudos de André Luiz, da importância da Epífise, tida como a "Glândula da vida mental", como expressa o instrutor Alexandre, no Livro Missionários da Luz, psicografado por Chico Xavier. Explicou que a epífise, ou pineal, retoma as suas funções a partir da puberdade, que antes representava um controle às manifestações do sexo na infância passando a constituir-se de fonte criadora e válvula de escape, segregando "hormônios psíquicos", conforme definição de André Luiz. De acordo os estudos de José Ferraz,
Em seguida, passou para a reflexão do sexo como "energia divina", de acordo com Emmanuel. Trouxe a pergunta de o Livro dos Espíritos de número 200, onde Kardec indaga: "Tem sexo os Espíritos?" José Ferraz desmembrou a resposta que é bem objetiva "Não como entendeis", lembrando-nos que os Espíritos conservam suas características, guardando em seu íntimo tudo o que aprendeu e conquistou em suas múltiplas experiências na vida corporal.
Narrou a respeito das inquietações e desequilíbrios sexuais, psiquismo desequilibrado, ignorância na conduta do sexo, encerrando os trabalhos fazendo um "convite doutrinário que é a libertação do instinto doentio: ensinando a libertação da mente das malhas do instinto, abrindo-lhes o caminho aos ideais do amor santificante. AMOR ESPIRITUALIZADO".
Agradecemos a oportunidade por mais esclarecimentos e estudos em nossa casa, com votos de muita luz ao nosso irmão amigo que tanto se esforçou para nos trazer reflexões de tamanha abrangência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário