Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 10 de junho de 2012

Sexo, Homossexualidade e o Espiritismo


Sexo, Homossexualidade e o Espiritismo

...Todas as respostas estão dentro do próprio homem.
Deus, o Criador de tudo e de todos nós, criou os homens simples e ignorantes, tendo por destino a evolução permanente.
A todos equipou com Sua centelha: a Consciência!
A Consciência tem duas metades: a Inteligência e o Livre-Arbítrio.
Leis morais, desde sempre pré-estabelecidas, imutáveis, perfeitas e infalíveis, em estreita ligação com a consciência, vem balizando o ser para o seu destino, rumo à eternidade: Evoluir sempre.
Como fonte permanente de energia para realizações construtivas o homem recebeu do Pai, sublime tesouro: o Sexo!
Sexo: É a característica física permanente do indivíduo humano, animal ou vegetal, que permite distinguir em cada espécie, os indivíduos machos e os indivíduos fêmeas (Enciclopédia Larousse).
O Sexo define as qualidades acumuladas pelo indivíduo, no campo mental e comportamental.
A sexualidade que cada criatura humana possui hoje, definindo-se como homem ou mulher, não foi colocada pronta e acabada em cada Espírito.
Questão 200, O Livro dos Espíritos: Tem sexo os Espíritos?
R. Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.
Questão 150, O Livro dos Espíritos: A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?
R. Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse.
“O sexo nos Espíritos não é de ordem biofisiológica, mas de vida psíquica e a sede real do sexo se localiza na entidade espiritual. Não é o corpo que comanda a mente e sim esta é que administra o corpo espiritual e o corpo físico.”(Evolução em Dois Mundos - A. Luiz).
“O sexo, na essência, é a soma das qualidades passivas ou positivas do campo mental do ser. É natural que o Espírito acentuadamente feminino se demore séculos e séculos nas linhas evolutivas da mulher e que o Espírito marcadamente masculino se detenha por longo tempo nas experiências de homem.” (Ação e Reação - A. Luiz).
Os Espíritos desencarnados não têm sexo enquanto organização para fecundação e a reprodução, mas todos os Espíritos do Mundo Espiritual da Terra se definem como masculinos ou femininos.
Como exemplo de Espíritos que se encontram em processo evolutivo mais adiantado e ainda conservam as características de sua feminilidade ou masculinidade, podemos citar:
Joanna de Ângelis, que em suas diversas encarnações conhecidas, sempre se apresentou como Espírito feminino: Joana de Cusa, no tempo de Jesus, séc. I, Clara de Assis, séc. XII, Sóror Juana Inês lê la Cruz, México, Sóror Joana Angélica de Jesus, 1761, Bahia.
Emmanuel: Públius Lentulus, Pe. Manoel da Nóbrega.
Hippolyte Leon Denizard Rivail : Sacerdote druida Allan Kardec, John Huss, Allan Kardec.
Todos os progressos da inteligência, da ciência, da filosofia e da cultura em geral, foram atribuídos mais aos homens do que às mulheres.
Mas os homens sem os valores do sentimento no próprio coração (característica marcadamente feminina) não conseguirão alçar vôo para as esferas superiores, continuando o vôo rasteiro dos progressos materiais.
O Espírito feminino, muito mais do que o Espírito masculino, foi adquirindo na sucessão dos milênios, qualidades preciosas, como humildade, delicadeza, ternura e intuição, através da maternidade e do amor à família.
Questão 201, O Livro dos Espíritos: O Espírito que animou o corpo de um homem pode animar o de uma mulher, numa nova existência e vice-versa?
R. Sim, pois são os mesmos Espíritos que animam os homens e as mulheres.
Se o Espírito reencarna como mulher depois de várias encarnações como homem, quando houver assimilado as características femininas, não terá dificuldades de adaptação e vice-versa.
Essa adaptação faz-se automaticamente quando não há distúrbios anteriores.
Contudo, existem casos, nos quais será útil ao Espírito renascer, compulsoriamente, em campo sexual oposto àquele em que esteja por abusos e desregramentos.
Isso acontece porque pessoas há que tiranizam o sexo oposto.
O homem, por exemplo, prevalecendo-se de sua superioridade, abusa dos direitos da mulher, passando a devedor perante a lei de Igualdade, onde sua consciência, cedo ou tarde, o alertará.
Então quando isso ocorre, voluntária ou compulsoriamente, será conduzido pela justiça divina a reencarnar em equipamento feminino.
Mantendo matrizes psíquicas da masculinidade, estará extremamente desconfortável num corpo feminino, para assim aprender o devido respeito à mulher, seja mãe, irmã, filha ou companheira.
Identicamente sucederá à mulher que, utilizando seus encantos e condições femininas de atração, arrastou homens ao desvario, à perdição, ao abandono da família: terá que reencarnar como homem, embora suas tendências sejam declaradamente femininas.
É na homossexualidade que o indivíduo tem uma anatomia que não corresponde à sua psicologia e por isso elege um parceiro do seu próprio sexo.
Tal tendência tem raízes no passado; são criaturas em expurgo de faltas, merecedoras de compreensão e, sobretudo esclarecimento.
Seja por provação ou expiação, a homossexualidade sempre coloca seu portador em situação delicada perante a sociedade, já a partir do lar.
Pela lei de justiça divina, esse filho ou essa filha estão no lugar certo, entre as pessoas também certas: sua família.
É no meio familiar que o homossexual deverá encontrar sólidos alicerces preparativos para os embates da vida, contando com a compreensão e o respeito.
Os comprometimentos morais em que se emaranhou impõem a necessidade da limitação, como presídio de urgência, traduzindo o impositivo da Lei Divina que convoca os infratores ao imperioso resgate, de modo a corrigir-se e não se corromper.
Longe de condenar os homossexuais, o Espiritismo sugere-lhes o esforço da sublimação, único meio para livrá-los de tão tormentoso débito:
  • O exercício continuado da caridade fará com que a tela mental se reeduque, substituindo hábitos infelizes por amor fraternal ao próximo;
  • Se as forças sexuais forem divididas entre estudo, lazer e ações de fraternidade, elas se converterão em aspiração evolutiva, anulando os impulsos deletérios;
  • Inquilinos desencarnados serão desde logo despejados do íntimo do reeducando sexual, por ação dos protetores espirituais, sempre dispostos e prontos a ajudar quem se esforça no domínio das más tendências;
  • Jamais faltarão mãos amigas para acolher os filhos que retornarem à Casa do Pai, depois de terem morado algum tempo em casas afastadas do Bem!
A atitude mental e o comportamento sexual é que irão estabelecer a moralidade ou imoralidade da experiência pessoal.
Um indivíduo promíscuo na homossexualidade ou na heterossexualidade não passa de alguém que está indo contra a sua própria constituição física e psíquica.
Todos nós temos o livre-arbítrio e responderemos por todos os nossos atos. Temos o dever de respeitarmo-nos e de respeitar o próximo.
Com o desdobramento das experiências evolutivas atinge-se um equilíbrio perfeito entre masculinidade e feminilidade, porque o Espírito aprenderá a exercitar o que há de melhor em cada sexo.
A energia sexual é força criadora e impulsionadora do progresso espiritual, que na sua essência provém de Deus, para a constituição e sustentação de todas as criaturas, entendendo-se que criatura alguma se utilizará dela sem conseqüências felizes ou infelizes, construtivas ou destrutivas, conforme a orientação que se lhe dê.
O sexo sempre deverá ser presidido pelo amor e pela responsabilidade.
Bibliografia:
Apostila CONRESPI - Sexualidade: Uma Abordagem Espírita - Módulo I
Homossexualismo - José Herculano Pires - Portal do Espírito
Sexo e Destino - André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário