Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 10 de junho de 2012

Sexo, Amor e Espiritismo


Sexo, Amor e Espiritismo

Sérgio Biagi Gregório

1) O que significa a palavra sexo?
Conformação particular que distingue o macho da fêmea, nos animais e nos vegetais, atribuindo-lhes um papel determinado na geração e conferindo-lhes certas características distintivas. (1)
2) O que significa sexualidade?
É a designação para o conjunto de todas as necessidades, atitudes e modos de conduta dos organismos masculinos e femininos que, através da estimulação das zonas corporais erógenas, sobretudo genitais, originam a sensação de prazer. (2)
3) O que significa a palavra amor?
Totalidade dos sentimentos e desejos que estruturam o pensamento para a liberação de energia e forças que guiam a ação na produção do bem e possibilitam a aquisição de qualidades constituintes de crescimento do Espírito. (3)
4) Como resumir a evolução do instinto sexual?
O Espírito André Luiz, no capítulo XVIII do livro Evolução em Dois Mundos, trata da evolução do instinto sexual nos vários reinos da natureza.
Por milênios e milênios o princípio inteligente se demorou no hermafroditismo das plantas. Nos protozoários, há ensaios de reprodução monogâmica. Nos animais inferiores, alternam-se os estados de hermafroditismo com os de unissexualidade para que se lhe aperfeiçoasse as características na direção dos vertebrados. No reino hominal, a reprodução sexuada é fator de continuidade dos outros reinos da natureza. Neste reino adquire-se o pensamento contínuo, o livre-arbítrio, a razão.
5) Os Espíritos têm sexo? – Pergunta n.º  200 de O Livro dos Espíritos –
Resposta. – Não como o entendeis, porque os sexos dependem da constituição orgânica. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na afinidade de sentimentos.
6) Onde se acha a sede real do sexo?
A sede real do sexo não se acha no veículo físico, mas na estrutura mais complexa da entidade espiritual, ou seja, no Espírito propriamente dito.
7) É possível diferenciar sexo de amor?
A palavra sexo confunde-se com sexualidade, ou seja, a sensação erótica. O amor é muito mais amplo, pois representa a totalidade dos sentimentos e desejos que estruturam as nossas ações para a produção do bem. É como aquele sol ardente que fecunda e reúne em um único foco todas as aspirações humanas e sobre-humanas.
8) Qual o papel do amor com relação ao instinto sexual?
O instinto sexual liga-se à co-criação. A co-criação é um direcionamento das forças sexuais da alma para um determinado fim. Quanto mais animalizado for o Espírito, mais tenderá para os gozos sensíveis. Conforme for depurando o instinto sexual, mais tenderá para a sua integração com a Humanidade. O Objetivo do amor é a sublimação do instinto sexual.
(1) Dicionário Aurélio
(2)  DIETRICH, Georg e WALTER, Hellmuth. Vocabulário Fundamental de Psicologia. São Paulo; Edições 70, 1978.
(3) CURTI, R. Espiritismo e Reforma Íntima. 3. ed., São Paulo, FEESP, 1981, página 81.
XAVIER, F. C. e VIEIRA, W. Evolução em Dois Mundos, pelo Espírito André Luiz, 4. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário