Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Raiva/Agressividade, por Lourdes Possatto


Raiva/Agressividade, por Lourdes Possatto


O que sentimos é reflexo e resultado do que pensamos e damos importância. Geramos raiva, irritação e frustração em nós mesmos por conta de interpretações errôneas sobre os fatos, expectativas, sentimentos de depreciação, dramatismo, situações em que nos inferiorizamos e nos colocamos contra nós mesmos.

A raiva é uma fonte de energia e poder e mostra isso mesmo: que você é forte e tem uma energia interessante para usar e se modificar. Quando sente muita raiva, entenda que ela é um pedido para que você promova mudanças em sua vida, modificando suas posturas e atitudes.

Raiva também tem a ver com expectativas que criamos sobre algum fato. Sempre temos idéias de como gostaríamos que as coisas fossem ou de como as pessoas deveriam agir. Raiva é decepção, frustração em um grau mais acentuado.

Dicas:
  •  
  • Trabalhe o autoconhecimento e dê ao outro amor, afeto, respeito e principalmente liberdade.
  • Não negar o que sente. Se sente raiva, aceite-a. Procurar usar essa energia de forma construtiva: fazer mudanças, colocar limites, etc.
  • Prestar atenção ao que sente e investigar quais são as cobranças, exigências absurdas que faz consigo e com a vida que não respeitam sua natureza.
  • Aquilo que odiamos nos outros, fazemos com nós mesmos.
  • Observar as coisas que lhe dão raiva exagerada, que o irritam muito e perceber que você age de forma similar consigo mesmo.

Lembre-se: Respeitar não é se submeter ou conformar-se, não é passividade nem auto-anulação. Aceitar é a consciência de que as coisas são como são e as pessoas têm o próprio jeito de ser e pensar. Não temos o poder de mudar ou controlar isso tudo. Por isso é importante aceitar, pois só quando você aceita, poderá desenvolver a ação pura, ou seja, perguntar-se: “Apesar de isso ser assim, o que posso e quero fazer?”. Assim, o respeito pelo externo significa o respeito interno pelos próprios limites e jeito de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário