Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Depressão, por Lourdes Possatto


Depressão, por Lourdes Possatto


A depressão é como se fosse uma morte existencial, quando toda a vitalidade e o entusiasmo pela vida parecem inexistentes. Sente-se um vazio sem explicação, angústia, ansiedade e medo; tudo é muito confuso e conflitante. Problemas físicos podem ocorrer: alguns não conseguem dormir, outros dormem o tempo todo, perda ou excesso de apetite, perda de interesse pelo sexo.

Com relação ao físico, a medicina explica que existem, em nosso cérebro, mensageiros químicos chamados neurotransmissores. Eles nos ajudam a controlar as emoções. Os principais são a serotonina e a norepinefrina. Quando uma pessoa está deprimida, isso significa que os mensageiros estão em desequilíbrio.

Emocionalmente, no estado de depressão, a alma clama por atenção pelo fato de o indivíduo ter se afastado totalmente de seu Eu verdadeiro, da Vida, de Deus ou da Natureza dentro de si. E a depressão surge para “puxar” a pessoa para dentro, forçando-a a encarar-se e perceber-se. Assim ela obriga um contato interno, a fim de propiciar uma percepção diferente e realista de si mesmo. Os principais aspectos emocionais que podem levar a um processo depressivo são: dependência emocional, dificuldade para aceitar a realidade, mágoa e raiva acumulada, longo histórico de autonegação e sentimentos de culpa e remorso.

Concluindo, podemos perceber como o processo de depressão é uma auto-agressão e uma constante revolta da pessoa contra si mesma e contra sua própria natureza. O depressivo acha que as causas de sua condição são externas, o fato das coisas serem com são, mas sabemos que ele fica assim por não lidar adequadamente com o que lhe acontece.

Dicas:
  • Querer sair da depressão é o principal aspecto no caminho da cura;
  • Procurar ajuda de um especialista, de preferência que inclua um processo de psicoterapia para que a pessoa possa aprender a se perceber melhor, desabafar, reconhecer em si potenciais e recursos naturais que pode usar;

Lembre-se: A depressão é o resultado de posturas e atitudes inadequadas. Curar a depressão envolve a mudança dessas atitudes e posturas.

Um comentário:

  1. Como faço para sair da Depressão se não consigo ter nada para fazer..tem varios anos passando por esse processo e vivendo dentro de uma concha.

    ResponderExcluir