Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ciúmes, por Lourdes Possatto


Ciúmes, por Lourdes Possatto


O ciúme é realmente uma grande encrenca emocional e atrapalha qualquer relacionamento, pois sofrem o ciumento e seu alvo. Certo grau de ciúme é plausível, tolerável e é comum que sintamos. Preserva o que gostamos.

Um ciúme doentio, crises de ciúmes que levam a descontroles emocionais ou a uma tentativa de controle abusivo da outra pessoa já denotam um sintoma neurótico ou até quadro psicótico, como acontece em crimes passionais, vinganças elaboradas, etc. E é claro que essa emoção tem uma série de explicações e raízes.

Normalmente o ciumento traz um histórico de auto-estima muito baixa, na maioria das vezes causadas por situações de vida nas quais se sentiu muito desvalorizado, inferiorizado, criticado ou cobrado, com uma educação muito austera.

Dicas:
  • Trabalhe o autoconhecimento e dê ao outro amor, afeto, respeito e principalmente liberdade.
  • O outro não é posse.
  • Também dê a si mesmo e faça para si tudo o que espera que os outros façam.
  • Sua vibração melhorará tanto que naturalmente receberá o que está emanando.
  • Não controle, não prenda. Quem ama realmente respeita e libera acima de tudo.

Lembre-se: Claro que, mesmo sendo casado ou comprometido, alguém pode olhar para outras pessoas e achá-las bonitas, sensuais, desejáveis. Pode, inclusive, sentir tesão por alguém, é a coisa mais natural do mundo. Isso é o que sente e não é porque sente que precisa desencadear uma ação, acabar tendo um caso, traindo, etc. Agir é outra história. No entanto, o que não se pode fazer é negar o que se sente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário