Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ansiedade, por Lourdes Possatto


Ansiedade, por Lourdes Possatto


A ansiedade é um estado de alerta que alimenta o planejamento de ações, buscando saídas, alternativas e ensaiando ações de enfrentamento ou fuga. É o preparo do corpo para fazer algo que nem sempre é feito. O corpo responde ao que pensamos e, geralmente, os pensamentos ansiosos nos deslocam do aqui e agora para uma situação que tememos ou que nos causa alguma preocupação ou apreensão. À medida que você pensa, por exemplo, em algo que o amedronta, o cérebro recebe a mensagem “precisamos estar alertas, precisamos nos defender”; o corpo, então, fica preparado para enfrentar a situação e o que acontece é que a situação não está acontecendo de fato, e todo preparo gerou uma energia que não foi utilizada corretamente.

Dicas:
  • Tomar consciência do nosso processo emocional, de nossa maneira de ser e ver as coisas para interromper e curar a ansiedade.
  • Aceitar o que se sente de fato, não negar esse sentimento.
  • Responsabilizar-se pelo que estamos causando a nós mesmos.
  • Retirar as pressões, não se cobrar de mais por coisas que não estão em nossas mãos.
  • Reconhecer e confiar na força natural dos nossos recursos interiores para pararmos de querer controlar o futuro e os outros com o pensamento;
  • Agir de forma inteligente, usando nossa inteligência emocional e não nossos instintos irracionais;
  • Refletir que não temos como adivinhar o futuro e que a probabilidade de alguma coisa vir a ter um resultado positivo ou negativo é de 50% de cada lado.
  • Centrar-se e viver o aqui e agora: se precisar faça algo como pular, chupar uma bala ardida, andar descalço em um chão frio, etc. Isso nos traz para o momento presente.

Lembre-se: Se você tem uma necessidade, o correto é que consiga gerar uma ação para satisfazer sua necessidade com bom senso, ou seja, a necessidade tem que ser satisfeita por ações que gerem conforto e bem-estar e não o contrário. E, para perceber a ação correta, você precisa estar no aqui e agora, em contato com o que sente e com suas reais possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário