Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Disciplina e Amor - Batuira net


Como unir dois sentimentos que podem ser confundidos nas suas ações ?
A disciplina pode ser deturpada tornando-se tirania na mão naquele que vive no orgulho, enquanto que     o amor pode ser confundido por substituir as obrigações dos entes queridos à pretexto de poupa-lo do       sofrimento.
Jesus ensinou-nos a disciplina para com as nossas atitudes, mas com o amor em nossos sentimentos.
A disciplina deve educar, corrigir as nossas más tendências, direcionar a nossa conduta para o caminho      moral reto. Enquanto que o amor nos preenche de fraternidade para com os nossos irmãos, perdão com as faltas alheias mesmo para com aqueles que insistem em nos prejudicar, caridade sem fim, colocando-nos no lugar de quem recebe.
Tenho notado no caminhar da vida que muitos são aqueles que reclamam do trabalho árduo que a família exige, do relacionamento com a companheira ou o companheiro e principalmente na relação pais e filhos.
Pais intolerantes, cegos pelo estafante trabalho do dia-a-dia que lhes consomem todas as energias, agem para com os filhos com todo o sentimento de revolta reprimido, esquecendo que esse nervosismo foi gerado por não diluir o turbilhão de vibrações de que foi alvo.
Como então diluir essas vibrações que consomem a nossa paciência para não nos arrependermos de atitudes impensadas ? Como não descarregar as nossas frustrações, que muitas das vezes tem origem no nosso próprio egoismo, naqueles que esperam o nosso carinho a nossa atenção ?
Com certeza precisamos de uma válvula de escape, precisamos de algo que nos equilibre, que nos mantenha em perfeito estado mental.
Para tanto mais uma vez apelamos para os ensinamentos do Mestre, que em todas as noites praticava com os seus discípulos o estudo reconfortador e a oração sublime. Algo que buscamos fazer com o evangelho no lar.
As Suas histórias contagiavam o coração de todos os que O ouviam, as Suas eram lições de vidas que faziam todos refletir, mas o divino Mestre não ficou somente nas explanações teóricas, Ele as vivenciou, mostrou na Sua nobreza de conduta o verdadeiro amor, a verdadeira caridade, a fraternidade para com todos sem preconceito ou distinção.
Jesus nos mostrou que a alegria de servir resplandece a alma, que sem a caridade não entraremos no Reino dos Céus e continuaremos reencarnando até a depuração verdadeira do nosso espírito.
Estamos em um mundo de provas e expiações, ainda pela nossa inferioridade moral passaremos por diversas situações dolorosas, mas aí está o ganho espiritual, a felicidade futura que Jesus nos prometeu será alcançada através do nosso próprio esforço, devolvendo o mal recebido com a caridade amorosa e o perdão incondicional para com todas as ofensas.
Para isso nada melhor que a prática dentro do nosso lar, com aqueles que temos maior afinidade, amor e compromisso. Deus é infinitamente bondoso e sabendo que não poderíamos alcançar a plenitude de um instante para o outro, Deu-nos a oportunidade da prática diária das virtudes iluminadoras junto daqueles que nos amam e amamos, tornando muito mais fácil o nosso aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário