Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Perispírito

O Livro dos Espíritos - livro segundo - cap. I questões 93 a 95

Vive o Espírito propriamente dito sem cobertura alguma, ou, como pretendem alguns, envolto por uma substância qualquer?
"O Espírito é envolvido por uma substância, vaporosa para o seu conceito, todavia, muito densa para nós; suficientemente vaporosa contudo, para que o Espírito possa elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde quiser."

Como o germe de um fruto é envolvido pelo perisperma, da mesma forma, o Espírito, propriamente dito, é envolvido por um envoltório que, por comparação, podemos chamar perispírito.
De onde o Espírito extrai esse envoltório semimaterial?

"Do fluido universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos. Ao passar de um mundo para outro, o Espírito troca o envoltório, como os homens trocam de vestimenta."Assim sendo, quando os Espíritos que habitam os mundos superiores vêm entre nós, tomam um perispírito mais grosseiro?
"É necessário que se revistam de sua matéria, como havíamos dito."

O envoltório semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?
"Sim, uma forma ao arbítrio do Espírito e é assim que ele lhes aparece, algumas vezes, seja nos sonhos, seja em estado de vigília, podendo tomar uma forma visível e até mesmo palpável."


Ler: O Livro dos Médiuns - Da Influência Moral do Médium - Cap. XX - questões 226 e 227.
Obras Póstumas- Manifestação dos Espíritos - O perispírito, princípio das manifestações- item. 10 a 13

Durante a encarnação, o Espírito conserva o seu perispírito; o corpo não lhe é senão o segundo invólucro, mais grosseiro, mais resistente, apropriado às funções que lhe incubem, e do qual o despoja a morte.
O perispírito é o intermediário do Espírito e do corpo; é o órgão transmissor de todas as sensações. Quando elas vêm do exterior, o corpo recebe a impressão, o perispírito transmite-a, e o Espírito, sensível e inteligente, recebe-a; quando o ato é da iniciativa do Espírito, pode-se dizer que este o quer, o perispírito o transmite e o corpo o executa.

11- O perispírito não é encerrado no corpo como em uma caixa. É expansível por sua natureza fluídica, irradia-se e forma em torno do corpo uma espécie de atmosfera, que o pensamento e a força de vontade podem ampliar mais ou menos. Segue-se daí que pessoas separadas por distâncias podem comunicar-se pelo perispírito e transmitir inconscientemente impressões e intuições.

12- O perispírito, como um dos elementos constitutivos do homem, desempenha importante papel em todos os fenômenos psicológicos e até certo ponto, nos fisiológicos e patológicos. Quando as ciências médicas levarem em conta a influência do elemento espiritual na economia, grandes passos terão dado e novos horizontes se lhes abrirão. Muitas causas de moléstias serão então descobertas, bem como poderosos meios de combatê-las.

13- É por meio do perispírito que os Espíritos agem sobre a matéria inerte e produzem os diferentes fenômenos das manifestações. Não lhes é obstáculo a sua natureza etérea, porque se sabe que os mais poderosos motores são os fluidos mais rarefeitos e os imponderáveis.
Não há pois que admirar ao vermos Espíritos, com o auxílio dessa alavanca, produzirem certos efeitos físicos, como sejam pancadas e ruídos de toda espécie, elevação de objetos pesados, transporte ou projeção deles no espaço. Para explicar esses fenômenos, não é preciso recorrer ao maravilhoso nem aos efeitos supernaturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário