Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Providência Divina


Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Palestrante: Sandra Sales
Rio de Janeiro
04/06/1999

Organizadores da palestra:

Moderador: "Caminheiro" (nick: Moderadeiro) "Médium digitador": "jaja" (nick: Sandra_Sales)

Oração Inicial:

<Valeryy> Mestre e amigo Jesus, mais uma vez estamos reunidos, nesse momento de muito amor, onde temos a oportunidade de aprendermos mais um pouco sobre essa doutrina maravilhosa. Pedimos, senhor, que dilate nossas percepções para que possamos absorver tudo o que nossa irmã venha a nos esclarecer e que, assim, nos leve a pôr em prática, no nosso dia-a-dia, o amor aos nossos irmãos, galgando degraus rumo à evolução. Assim, Mestre, com votos de muita paz para todos os presentes e pedindo luz para nossa irmã Sandra Sales, damos por iniciado o nosso trabalho da noite. Deus está presente!!! (t)

Apresentação do palestrante:

<Sandra_Sales> Eu participo do Centro Espírita Maria Angélica, no Rio de Janeiro, das atividades de divulgação doutrinária e também do movimento espírita em geral. É um prazer estar aqui com os amigos, pedindo a Jesus que nos ampare para tratarmos de assunto tão importante. (t)

Considerações iniciais do palestrante:

<Sandra_Sales> Cada vez mais, sentimos necessidade, em nossa humanidade, de valores maiores e, sobretudo, de fé e confiança. Crer na Providência Divina é extremamente importante para fortalecer nossa coragem e o desejo de seguir adiante. Isto porque a Providência Divina se refere à solicitude do Pai Celestial para com todos nós, seus filhos. É sempre muito bom saber que não estamos sozinhos e que na caminhada em direção ao bem, ao progresso e à felicidade nunca nos faltará amparo e proteção. Com esta certeza, sentimo-nos mais fortes e esperançosos, aprendemos a lidar com as dificuldades como desafios da jornada e tentamos prosseguir, apesar das limitações naturais. (t)

Perguntas/Respostas:

<Moderadeiro> [01] <Caminheiro> Poderia nos falar a respeito da maneira como a Providência Divina age em nosso favor?
<Sandra_Sales> Segundo a Doutrina Espírita, "a Providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas. Ela está em toda parte, tudo vê, a tudo preside, mesmo às coisas mais mínimas." (Allan Kardec; "A Gênese"; pág. 60). Deus é Pai atento, que zela por todos nós e nos auxilia através de seus agentes (espíritos), até mesmo nos momentos mais desapercebidos, nos instantes da prece, das mais diversas inspirações, no nosso dia-a-dia, enfim, em todos os nossos passos. Como o sol que nos aquece, Ele nos inspira e alimenta. Lembrando Jesus, "vós sois deuses", e cada um de nós é uma centelha divina. Nossa proteção independe da nossa crença n'Ele, embora ela facilite a nossa sintonia. (t)
<Moderadeiro> [02] <Roger_> Como ver a Providência Divina, quando, aparentemente, pessoas escapam impunes dos seus erros?
<Sandra_Sales> Nada acontece por acaso e sem a permissão de Deus. As injustiças são de responsabilidade dos homens e a Deus nada é desconhecido. Sabemos que toda semeadura implica numa colheita obrigatória. Nossa atitude deve visar sobretudo nossos passos. Deixemos que a consciência e a sabedoria divina dêem a nossos companheiros mais desavisados as lições necessárias ao seu aprendizado. Aproveitemos para contribuir na divulgação de princípios nobres, para que tais erros não perdurem. Deus dará conta do resto. (t)
<Moderadeiro> [03] <Valeryy_Palestra> Todos nós, espíritos milenares, trazemos conosco nossa bagagem de conhecimentos; então, porque muitos irmãos ainda duvidam da Providência Divina?
<Sandra_Sales> Nossos conhecimentos nem sempre implicam num aprendizado amplo. Compreender Deus necessita muito mais de nossa sensibilidade e humildade do que de nossa razão. Conhecemos estudiosos e pesquisadores renomados que, não obstante a ação no bem, não conseguem respostas "concretas" para crerem na existência de Deus. Entretanto, agem segundo sua lei de amor, proporcionando curas, vacinas e demais benefícios à humanidade. Por outro lado, conhecemos outros pesquisadores que, apesar da ciência materialista que professam, reconhecem que nada existiria sem um princípio inteligente: Deus. Como sabemos, a evolução moral nem sempre acompanha a intelectual, e a crença em Deus depende mais do nosso sentimento do que do nosso conhecimento. (t)
<Moderadeiro> [04] <homeover> Como se constitui a Providência Divina? Seria ela um conjunto de Espíritos, desencarnados e encarnados, comprometidos com o bem, a executar os desígnios de nosso Pai maior, Deus?
<Sandra_Sales> A Providência Divina é a solicitude de Deus para com suas criaturas. Sua ação providencial consiste em tudo ver e presidir, isto é, Deus está em toda parte. Entretanto, segundo a questão 558 de "O Livro dos Espíritos", os espíritos concorrem para a harmonia do Universo, executando as vontades de Deus, como ministros, e atuando dentro de suas leis. (t)
<Moderadeiro> [05] <_Marcio22> Como fica o nosso livre-arbítrio, com a Providência Divina? Seria ela um determinismo?
<Sandra_Sales> Não, com certeza. Deus nos dá liberdade exatamente para que possamos progredir. Embora conheça nossos caminhos, não interfere em nossas decisões. Entretanto, colheremos as conseqüências decorrentes de quaisquer atitudes. (t)
<Moderadeiro> [06] <Caminheiro> Que relação se pode estabelecer entre a Providência Divina e o Consolador prometido por Jesus em seu Evangelho?
<Sandra_Sales> Jesus é o guia e modelo da humanidade. Através d'Ele tivemos maior compreensão da verdadeira Lei Divina: o amor. Lembrando João, Deus é o próprio amor. O Consolador Prometido objetiva relembrar tudo o que Jesus havia nos ensinado. Portanto, a Doutrina Espírita, enquanto Consolador Prometido, dá continuidade aos ensinamentos de Jesus e se relaciona diretamente com a Providência Divina, relembrando-nos que o mandamento maior é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Concluindo que "fora da caridade não há salvação". (t)
<Moderadeiro> [07] <Caminheiro> O que devemos fazer (ou deixar de fazer) para sermos mais e mais merecedores das atenções da Providência Divina? Haveria alguma relação entre a Providência Divina e a Reforma Íntima ensinada pela Doutrina Espírita?
<Sandra_Sales> Deus está sempre conosco. Sua atenção é sempre inesgotável e constante. Entretanto, como você disse, podemos colaborar com nós próprios, no sentido de entendermos melhor o que Ele espera de nós. Isto se fará através da nossa reforma íntima, como você disse bem, com a prática constante do bem, que sempre favorecerá uma sintonia mais elevada e atitudes mais construtivas. No meio da escuridão, basta apenas um foco de luz para clarear o ambiente. Assim, também, nossa mais singela atitude caridosa é capaz de iluminar nossa vida e a do nosso próximo. (t)
<Moderadeiro> Duas perguntas correlatas: [08] <Dilma> A Providência Divina age pelas mãos do próprio homem, ou seja, nós somos instrumentos dessa Providência quando nos colocamos na condição de servir? [09] <homeover> Nós mesmos, com nossas limitadas capacidades de obrar no bem, poderíamos ser agentes da Providência Divina?
<Sandra_Sales> Sim. Segundo a Doutrina Espírita, nós atuamos como agentes da Providência Divina, o que deve ser percebido por nós como uma honra por podermos participar da Criação Divina. Além disso, somos também beneficiários dela. Segundo a questão 573 de "O Livro dos Espíritos": "ao mesmo tempo que o espírito se depura pela encarnação, concorre, dessa forma, para a execução dos desígnios da Providência. Cada um tem neste mundo a sua missão, porque todos podem ter alguma utilidade." Isto significa que estamos no local certo, no momento certo e com as pessoas certas, por mais que, às vezes, acreditemos haver algum "engano". (t)
<Moderadeiro> [10] <lflavio> Como ver a Providência Divina nestes tempos tumultuados de hoje?
<Sandra_Sales> "É preciso que o espírito ganhe experiência; é preciso, portanto, que conheça o bem e o mal. Entretanto, o mal não deixa de ser o mal..." ("O Livro dos Espíritos", Questão 634). Como dissemos, anteriormente, tudo que ocorre tem um fim providencial. Ainda assim, ficamos sofridos ou infelizes diante de tantas injustiças, sofrimentos e desvios de toda ordem. Mas necessitamos, às vezes, dos excessos, para sentirmos que precisamos de renovação e mudança. Deus quer a nossa felicidade, mas nos concede a liberdade desta busca. Em experiências com ratinhos, foi observado que a violência só ocorre quando há privação ou impossibilidade de assegurar as necessidades básicas. Segundo Raul Teixeira, na questão 51 do livro "Ante o Vigor do Espiritismo", a violência nasce da revolta alimentada pela desigualdade social e econômica covarde, perversa. Não que ela ou os demais tumultos sejam justificados, mas quando houver maior igualdade, fraternidade, solidariedade, iremos desfrutar de maior paz. (t)
<Moderadeiro> [11] <Dilma> O termo "Providência" dá-nos entender que Deus nos provê daquilo de que necessitamos sempre. É assim?
<Sandra_Sales> Deus nos dá a vida e os recursos para atendermos às nossas necessidades. Ele nos ampara, nos inspira, mas não trabalha por nós. Quando dizemos que "entregamos a Deus", não podemos esquecer que, antes de tudo, Deus entregou a nós o que nos compete: a responsabilidade para com a nossa própria evolução e para com o progresso de toda a humanidade. (t)
<Moderadeiro> [12] <Valeryy_Palestra> Pode-se entender que a Providência Divina está sendo mais aplicada com os Espíritos encarnados do que com os desencarnados (no Umbral, por exemplo)?
<Sandra_Sales> Não. A Providência Divina zela por todos, em quaisquer condições, encarnados ou desencarnados, evoluídos ou não, deste nosso mundo ou de qualquer parte do Universo. Entretanto, podemos identificar algumas condições onde ela se faz mais necessária. (t)
<Moderadeiro> [13] <Dilma> A Providência Divina existe de todo sempre. Sempre fomos beneficiados - ainda que longe de compreendê-la e aceitá-la. Por que, muitas vezes, nos rebelamos diante da Providência Divina, ou seja, achamos ser ato injusto?
<Sandra_Sales> Nossa percepção é ainda bastante limitada. Freqüentemente fica difícil para nós entendermos que alguns males se converterão em benefícios. Nossa revolta é reflexo ainda da nossa limitação espiritual, às vezes do nosso "cansaço" e ainda da nossa pouca fé. À medida que construímos uma sintonia de maior confiança e paciência ante os desígnios de Deus, sentimo-nos mais esperançosos e encorajados. A certeza de um futuro melhor deverá estar sempre presente em nós. Precisamos buscar um olhar mais otimista diante das circunstâncias da vida. E lembrando Jesus, novamente: "olhai os lírios do campo..." (t)
<Moderadeiro> [14] <homeover> Fenômenos naturais como enchentes, vendavais ou secas podem ser utilizados pela Providência Divina para executar suas intervenções nas coletividades como nos resgates coletivos?
<Sandra_Sales> Nada existe ou ocorre na Natureza sem a permissão de Deus, e tudo tem uma razão de ser. Na maioria dos casos, tais fenômenos visam à renovação e harmonia da Natureza, mas são devidamente aproveitados para a renovação dos espíritos, como nos resgates coletivos. "Os flagelos são provas que dão ao homem ocasião de exercitar sua inteligência, de demonstrar sua paciência e resignação ante a vontade de Deus e que lhe oferecem ensejo de manifestar seus sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo, se o não domina o egoísmo." (Questão 740 de "O Livro dos Espíritos") (t)
<Moderadeiro> [15] <lflavio> Podemos fazer um paralelo entre o ensino de Jesus: "bem aventurados os aflitos...", com a Providência Divina?
<Sandra_Sales> Sim, pois Deus é Pai de todos e é extremamente consolador confiar no seu amparo, especialmente na hora das aflições. A certeza de que todo sofrimento é providencial nos anima ou resigna e nos faz aguardar dias melhores, estimulados pela crença em Deus e na sua providência. (t)

Considerações finais do palestrante:

<Sandra_Sales> "As criaturas são instrumentos de que Deus se serve para chegar aos fins que objetiva." (Questão 728-a de "O Livro dos Espíritos") Sabemos que o nosso destino é o progresso e, conseqüentemente, "a mais pura e eterna felicidade". Normalmente, esperamos que algo ocorra para nos fazer felizes. Contudo, a felicidade é conquista diária e íntima, e Deus nos quer felizes. Sofrimentos, angústias, dificuldades são desafios, mas não o fim de nossas vidas. Contamos com a Providência Divina para encontrarmos alegria, entusiasmo em nossas vidas. Todo trabalho no bem exige esforço, mas é profundamente compensador. Recordando os discípulos de Emaús, quando não notaram na companhia que lhes fazia Jesus, nunca estamos abandonados, nem mesmo quando não podemos perceber ou sentir a presença divina, através de seus mensageiros. Deus é conosco e sentimos, cada vez mais, a necessidade de estar com Ele. Que Ele nos ampare e reconforte, dando-nos coragem e perseverança ao encontro da felicidade que todos desejamos. Que sejamos felizes! Paz para todos! (t)

Oração Final:

<Vania_> Senhor, toca-nos o entendimento e o coração, para que possamos achar em Ti a paz, o equilíbrio, a alegria. Que possamos compreender que o Teu poder é infinito, que transforma as situações, que eleva as pessoas, e que desperta a felicidade. Que a Tua divina luz caia sobre todos, para que ninguém se sinta só ou abandonado. E, sustentados por Ti, que possamos caminhar com passos firmes e pensamento elevado. Sabendo que tudo podemos naquele que nos fortalece, agradecemos a bênção que nos transforma em irmãos e nos dá oportunidade de viver melhor, como essa desta noite. Que Jesus nos abençoe e fortaleça, hoje e sempre! Que assim seja! (t)

Nenhum comentário:

Postar um comentário